@PedroJesus Abençoada professora!

Se queres exercícios, ainda não tenho a solução perfeita (preciso andar cá mais uns anos :P). Mas deixo aqui um site que tem uma lista de sites que têm exercícios (é só ires à caça):
Aprendizagens essenciais | Recursos | Matonline
Se queres conselhos, é difícil dizer ao certo o teu problema - talvez tenha a ver com a maneira como pensas em "vetor diretor", "vetor normal", e nas "equações", bem como a diferença entre "vetor" e "coordenadas de um vetor".
Primeiro, recomendo vivamente veres a segunda parte do meu vídeo de Geometria (lá estão todos os pormenores importantes e perceberá muito mais do que qualquer explicação que consiga dar por escrito):
De resto, deixo aqui umas ideias:
Vetor diretor (da reta): Vetor que dá a direção da reta (imagina um palito |)
Vetor normal (ao plano): Vetor perpendicular ao plano (imagina um chapéu de chuva: mas não assim: ☂, mas mais assim: T, em que o cabo é o teu vetor normal)
Equação vetorial da reta: P+tv, ou em coordenadas, (a,b,c)+t(d,e,f) -> ou seja, a reta é o conjunto de pontos em que começas no ponto P e depois moves-te na direção v (chama-se vetor diretor te diz a direção em que te podes mover)
Equação do plano: "Conjunto de vetores perpendiculares ao vetor normal"
(Talvez uma distinção importante é que a equação da reta dá-te explicitamente os valores das coordenadas da reta - os pontos da reta são os que obténs fazendo variar o "t". Por outro lado, a equação do plano é menos explícita - os pontos do plano são as soluções da própria equação)
"Vetores perpendiculares" = produto escalar dos vetores é 0
"Vetores paralelos/colineares" = Multiplicando as coordenadas de um vetor por uma constante, obténs as coordenadas do outro vetor, ou seja, "esticando/encolhendo/trocando o setido" do primeiro vetor, consegues obter o segundo vetor (na práticas, se tens vetores (a,b,c) e (d,e,f), então eles são paralelos se e só se a/d, b/e, c/f derem todos a mesmo constante).
LEMA: "Os vetores determinam planos/retas. Assim, para compararmos planos/retas basta comparar os seus vetores normais/diretores" (porque é mais fácil trabalhar com vetores do que com as equações). Ou seja, bastar comparar palitos | ou chapéus de chuva T.
Espero que tenhas ficado mais esclarecido com o vídeo e com a resposta, Pedro. Tudo de bom, Pedro e aproveita também para colocar esta questão à tua professora!
[PS: Como pedir conselhos/esclarecer dúvidas]: Regra geral, quando não percebes determinada coisa e precisas de ajuda, deves tentar ser o mais específico possível na tua pergunta (por exemplo, neste caso, podias ter-me enviado exemplos de exercícios em que tiveste dificuldade, e em vez de ter escrito "cenas do género", escrevias mesmo todos os exemplos em que tens dificuldade) - quanto mais geral fores, mais difícil é detetar o problema e assim responder à tua pergunta (se eu me colocar a adivinhar, é mais provável que não acerte no alvo). Por outro lado, se fores super específico, qualquer pessoa percebe o que queres e muito mais facilmente te responde àquilo que tu queres. Ou seja, quanto mais te empenhares na tua pergunta, melhor será a resposta que receberás.