Isto pode parecer muito dramático, mas eu vou para a universidade para o ano e eu vivo numa vila bastante pequena onde toda a gente se conhece e que tudo é perto da minha casa...Para um mundo completamente diferente onde eu não conheço ninguém e as pessoas não ligam muito para relações interpessoais e muitas das vezes não conhecem nem o próprio vizinho aka Lisboa. Eu fico bastante ansioso por esta nova etapa da minha vida e não sei como hei de fazer para dar o overcome à ansiedade.
Eu sei que isto é muito relativo, mas para quem teve uma experiência parecida com a minha, podiam contar a vossa história e como se adaptaram a viver a uma grande cidade?
Eu aterrei de paraquedas em Lisboa completamente sozinho vindo das ilhas e a carregar as minhas malas para o meu primeiro quarto (que nunca tinha visto em pessoa e, obviamente, era muito
underwhelming). Embora também tenha imensa ansiedade, ir para Lisboa foi algo que me deu mais liberdade do que ansiedade. Eu pessoalmente gosto de não conhecer as pessoas na rua e de não ter de me preocupar com o que o X vai ver quando eu for à rua ou o que a Y vai dizer... em Lisboa, ninguém quer saber, as pessoas estão mais interessadas na sua própria vida e daqueles que conhecem do que propriamente na de um desconhecido (e, se estiverem, é durante 2 minutos e esquecem-se completamente)... Para mim este tipo de invisibilidade foi a forma mais fácil e confortável de poder ser quem sou e de ficar confortável na minha pele e também com o ambiente da faculdade.
Dito isto, o facto de Lisboa te "tornar invisível" é numa perspetiva muito mais ampla porque na universidade é extremamente fácil fazer amigos. Há grupos para tudo... os geeks que jogam cartas e jogos de fantasia de madrugada, os "bêbados" que saem todas as noites, o pessoal que estuda sem parar, os que gostam de natureza e que vão fazer passeios no fim de semana, pessoal que gosta de projetos extra-curriculares, voluntariado, ... honestamente, sejas quem fores, há um grupo e há pessoas para ti em Lisboa e isso é fantástico. Não tens de pertencer só a 1 "grupo" nem de te isolar: sexta podes ir beber um copo, domingo podes ir jogar cartas, durante a semana estás com o pessoal estudioso, no tempo livre vais fazer projetos extra-curriculares ou voluntariado, ...
you get the point. Para além disto tudo, tens o grupo "mais óbvio" que são as pessoas que vais conhecer no teu curso e que, no pior das hipóteses, consegues falar sobre qualquer coisa das aulas ou do curso e criar amizadas a partir daí.
Vê ires para Lisboa como a oportunidade para encontrares as pessoas certas para ti. Quaisquer que sejam os teus interesses (desde leitura, filosofia, matemática, vídeojogos, simplesmente apanhar bebedeiras e divertir-se, ...) há pessoas que têm os mesmos interesses do que tu e provavelmente têm interesses que nem sabes que existem (que talvez também te interessam!). Se encontrares pessoas que são "meh"... estás em Lisboa! O que não falta são pessoas novas para conheceres!
Finalmente, maior parte do teu curso vai estar em situações parecidas e vão ter medos iguais: E se não gostar de Lisboa? E se forem todos snobs? E se não fizer amigos? E se não souber cozinhar decentemente? E se não tiver dinheiro? E se ficar perdido? E se acontecer alguma coisa? ... Relaxa, estão todos no mesmo barco e ninguém vai ficar no porto porque a vida segue à mesma, o mínimo que podes fazer é habituar-te ao barco, divertires-te e aprenderes.
Boa sorte!
EDIT: Eu andei perdido durante meses em Lisboa, só percebi como é que as ruas "funcionavam" ao pé da minha casa tipo 6 meses depois... a zona da estefânia/arroios/alameda é um bocado tricky, let's be honest