Tenho medo do futuro

fsantos02

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2019
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCT-UNL
Isto pode parecer muito dramático, mas eu vou para a universidade para o ano e eu vivo numa vila bastante pequena onde toda a gente se conhece e que tudo é perto da minha casa...Para um mundo completamente diferente onde eu não conheço ninguém e as pessoas não ligam muito para relações interpessoais e muitas das vezes não conhecem nem o próprio vizinho aka Lisboa. Eu fico bastante ansioso por esta nova etapa da minha vida e não sei como hei de fazer para dar o overcome à ansiedade.
Eu sei que isto é muito relativo, mas para quem teve uma experiência parecida com a minha, podiam contar a vossa história e como se adaptaram a viver a uma grande cidade?

Isto pode parecer muito dramático, mas eu vou para a universidade para o ano e eu vivo numa vila bastante pequena onde toda a gente se conhece e que tudo é perto da minha casa...Para um mundo completamente diferente onde eu não conheço ninguém e as pessoas não ligam muito para relações interpessoais e muitas das vezes não conhecem nem o próprio vizinho aka Lisboa. Eu fico bastante ansioso por esta nova etapa da minha vida e não sei como hei de fazer para dar o overcome à ansiedade.
Eu sei que isto é muito relativo, mas para quem teve uma experiência parecida com a minha, podiam contar a vossa história e como se adaptaram a viver a uma grande cidade?
Olá, Francisco!

Apesar de ter nascido e vivido em Lisboa durante uns anos, fiz a escola do 5º ao 12º ano em aldeias e cidades muito pequenas, pelo que percebo perfeitamente a sensação de toda a gente conhecer-se e estares numa zona muito confortável. Não mantive propriamente contacto com Lisboa durante esses anos todos, pelo que também fiquei habituada à minha rotina: apanhar um autocarro de manhã para ir para a escola a quase 20km e voltar ao final do dia, sem grandes alternativas de horários.

Comigo, senti mais entusiasmo do que uma ansiedade castrante, apesar da minha mãe e a minha irmã fazerem todo o tipo de comentários sobre eu não conseguir adaptar-me, etc. Não foi isso que aconteceu; apesar de Lisboa ser uma cidade enorme e provavelmente os teus vizinhos não vão chegar a conhecer-te como deve ser, se partilhares casa/resi, acabas sempre por conhecer algumas pessoas, desde que fales para elas. Apesar de perder-me bastante facilmente, o Google Maps é um salvador e acabas por descobrir rapidamente os transportes que deves utilizar para deslocar-te de um lado para o outro. Se te perderes, também não é difícil perguntares às pessoas, já cheguei a fazê-lo duas vezes este ano, mesmo em tempos de pandemia: as pessoas continuam a ajudar-te, se pedires.

Eu achei relativamente fácil adaptar-me, meti-me em contacto com as pessoas que queria conhecer, conheci pessoas na faculdade e nunca senti estar numa cidade absolutamente indiferente. Até agora, estou a gostar da experiência e acho que o essencial é cercares-te das pessoas certas :>

Alguma coisa que precises, avisa! Boa sorte.

Eu aterrei de paraquedas em Lisboa completamente sozinho vindo das ilhas e a carregar as minhas malas para o meu primeiro quarto (que nunca tinha visto em pessoa e, obviamente, era muito underwhelming). Embora também tenha imensa ansiedade, ir para Lisboa foi algo que me deu mais liberdade do que ansiedade. Eu pessoalmente gosto de não conhecer as pessoas na rua e de não ter de me preocupar com o que o X vai ver quando eu for à rua ou o que a Y vai dizer... em Lisboa, ninguém quer saber, as pessoas estão mais interessadas na sua própria vida e daqueles que conhecem do que propriamente na de um desconhecido (e, se estiverem, é durante 2 minutos e esquecem-se completamente)... Para mim este tipo de invisibilidade foi a forma mais fácil e confortável de poder ser quem sou e de ficar confortável na minha pele e também com o ambiente da faculdade.

Dito isto, o facto de Lisboa te "tornar invisível" é numa perspetiva muito mais ampla porque na universidade é extremamente fácil fazer amigos. Há grupos para tudo... os geeks que jogam cartas e jogos de fantasia de madrugada, os "bêbados" que saem todas as noites, o pessoal que estuda sem parar, os que gostam de natureza e que vão fazer passeios no fim de semana, pessoal que gosta de projetos extra-curriculares, voluntariado, ... honestamente, sejas quem fores, há um grupo e há pessoas para ti em Lisboa e isso é fantástico. Não tens de pertencer só a 1 "grupo" nem de te isolar: sexta podes ir beber um copo, domingo podes ir jogar cartas, durante a semana estás com o pessoal estudioso, no tempo livre vais fazer projetos extra-curriculares ou voluntariado, ... you get the point. Para além disto tudo, tens o grupo "mais óbvio" que são as pessoas que vais conhecer no teu curso e que, no pior das hipóteses, consegues falar sobre qualquer coisa das aulas ou do curso e criar amizadas a partir daí.

Vê ires para Lisboa como a oportunidade para encontrares as pessoas certas para ti. Quaisquer que sejam os teus interesses (desde leitura, filosofia, matemática, vídeojogos, simplesmente apanhar bebedeiras e divertir-se, ...) há pessoas que têm os mesmos interesses do que tu e provavelmente têm interesses que nem sabes que existem (que talvez também te interessam!). Se encontrares pessoas que são "meh"... estás em Lisboa! O que não falta são pessoas novas para conheceres!

Finalmente, maior parte do teu curso vai estar em situações parecidas e vão ter medos iguais: E se não gostar de Lisboa? E se forem todos snobs? E se não fizer amigos? E se não souber cozinhar decentemente? E se não tiver dinheiro? E se ficar perdido? E se acontecer alguma coisa? ... Relaxa, estão todos no mesmo barco e ninguém vai ficar no porto porque a vida segue à mesma, o mínimo que podes fazer é habituar-te ao barco, divertires-te e aprenderes.

Boa sorte!

EDIT: Eu andei perdido durante meses em Lisboa, só percebi como é que as ruas "funcionavam" ao pé da minha casa tipo 6 meses depois... a zona da estefânia/arroios/alameda é um bocado tricky, let's be honest

Eu andei perdido durante meses em Lisboa, só percebi como é que as ruas "funcionavam" ao pé da minha casa tipo 6 meses depois... a zona da estefânia/arroios/alameda é um bocado tricky, let's be honest

Tricky? A linha verde é um labirinto. Naquela cintura Areeiro-Alameda-Arroios-Anjos-Martim, só vais lá com duas rezas, uma macumba, três saltinhos e uma dança. E mesmo assim é provável que acabes sempre na Almirante Reis a questionar o porquê de haverem quatro paralelas à paralela que está paralela àquela donde acabaste de sair.

Tricky? A linha verde é um labirinto. Naquela cintura Areeiro-Alameda-Arroios-Anjos-Martim, só vais lá com duas rezas, uma macumba, três saltinhos e uma dança. E mesmo assim é provável que acabes sempre na Almirante Reis a questionar o porquê de haverem quatro paralelas à paralela que está paralela àquela donde acabaste de sair.
Top tier: Zonas a evitar.

AHAHAHAH há mais zonas assim? Mais vale prevenir do que remediar 🤣
Screenshot 2020-10-21 at 14.40.47.png
Tudo o que está dentro da linha vermelha, have fun! 😂

EDIT: Agora que penso, sempre andei um bocado perdido por Lisboa... Talvez tenha um sentido terrível de orientação

Ver anexo 16541
Tudo o que está dentro da linha vermelha, have fun! 😂

EDIT: Agora que penso, sempre andei um bocado perdido por Lisboa... Talvez tenha um sentido terrível de orientação

Curioso, essa zona toda é provavelmente uma das que conheço melhor de Lisboa. Estudei e trabalhei aí pelo meio, a minha mãe trabalhou décadas no Hospital Dona Estefânia e ainda vou muitas vezes passear a pé na zona de Alfama e arredores. Mas compreendo que para quem não conheça seja muito confuso - são demasiadas ruazinhas. Têm que partir à descoberta!

Curioso, essa zona toda é provavelmente uma das que conheço melhor de Lisboa. Estudei e trabalhei aí pelo meio, a minha mãe trabalhou décadas no Hospital Dona Estefânia e ainda vou muitas vezes passear a pé na zona de Alfama e arredores. Mas compreendo que para quem não conheça seja muito confuso - são demasiadas ruazinhas. Têm que partir à descoberta!

É a zona mais bonita de Lisboa, hands down. E toda a correnteza de Alfama - Portas do Sol - Graça - Penha de França - Morais Soares é o mais Lisboa que Lisboa consegue ser hoje em dia. As zonas mais acima, mesmo para o lado de Penha, ainda jacentes dos miradouros como o de Monte Agudo e o da Senhora, são ainda zonas que resistem, em largo modo, à adaptação massiva que Lisboa tem feito à externalização. Eu não sou daquelas pessoas que grita que "Lisboa é dos turistas" e que está tudo caro (apesar de estar tudo caríssimo), mas eu entendo que deve haver uma Lisboa que é monumental e emblemática daquilo que é o Portugal Histórico, mas também é importante a "gordura", o teor humano das cidades, que é quase tão monumental e histórico, e para mim, isso está tudo aí, na Graça e na Penha e na Morais Soares, onde ainda há lojas de ferragens e senhores como corvos em torno dum jogo de sueca.

Eu perdi-me muito lá, quando lá morava, mas curiosamente, nunca me senti perdido.

Eu perdi-me muito lá, quando lá morava, mas curiosamente, nunca me senti perdido.
Não consigo descrever melhor a minha experiência nas ruas de Lisboa.

Andar perdido em Lisboa para mim foi sempre um misto de entusiasmo e curiosidade. A minha parte favorita é que normalmente acaba com um momento "A-HA! Então é aqui que isto vai dar!" ou então acabamos por descobrir partes completamente novas e aleatórias da cidade (e passado um bocado lá vamos ao mapa ver onde é que viemos parar).

Tantas saudades... Aproveita para te perderes em Lisboa, @Franciisco_Santos! Em nome de todos os que já não podem. :(

Última edição:
Não consigo descrever melhor a minha experiência nas ruas de Lisboa.

Andar perdido em Lisboa para mim foi sempre um misto de entusiasmo e curiosidade. A minha parte favorita é que normalmente acaba com um momento "A-HA! Então é aqui que isto vai dar!" ou então acabamos por descobrir partes completamente novas e aleatórias da cidade (e passado um bocado lá vamos ao mapa ver onde é que viemos parar).

Tantas saudades... Aproveita para te perderes em Lisboa, @Franciisco_Santos! Em nome de todos os que já não podem. :(
Assim o farei com muito prazer 🥰🤪