Tenho uma média boa mas não sei o que seguir

Bruna Melo

Membro Caloiro
Matrícula
20 Agosto 2022
Sou do porto tou no 11°ano no curso profissional de auxiliar de saude e tenho uma media de 18.3 e não sei o que seguir.
Eu tenho receio de fazer os exames nacionais para entrar numa licenciatura, mas ouvi falar dos cursos ctesps que não é preciso fazer exames.
Eu sempre tive interesse em medicina dentária, porém se eu quisesse tirar um ctesp antes, dá me entrada direta apenas a licenciaturas de politécnico.
E o único politécnico que tenho aqui perto é privado e eu tenho receio do preço.
Também ouvi dizer que não há futuro em medicina dentária, que já há demasiados dentistas.
Eu ponderia qualquer curso da saúde, mas eu não tenho coragem suficiente para lidar com feridas ou cirurgias.
Também não gosto muito de cursos que envolvam muito a investigação em laboratório.
Alguém me pode ajudar?

• Like
Reactions: princess__
Se não tens coragem para lidar com feridas nem cirurgias, talvez seja melhor esqueceres a ideia de medicina dentária.
Eu aconselhava-te a dares uma vista de olhos nos cursos (tem tanto licenciaturas como ctesps) da ESS do Politécnico do Porto, mas gostava de dizer que ires para um ctesp só para fugir aos exames nacionais é capaz de não ser a melhor ideia porque depois vais estar limitado somente aos politécnicos e não sei quantas vagas é que são direcionadas para o concurso especial dos ctesps->licenciatura. Acho que poderias sim recorrer ao ctesp caso faças os exames nacionais e não consigas ter as notas que pretendias porque assim poderias passar esse ano já a estudar no politécnico mas também a estudar para melhorias de exames, por exemplo.

Sou do porto tou no 11°ano no curso profissional de auxiliar de saude e tenho uma media de 18.3 e não sei o que seguir.
Eu tenho receio de fazer os exames nacionais para entrar numa licenciatura, mas ouvi falar dos cursos ctesps que não é preciso fazer exames.
Eu sempre tive interesse em medicina dentária, porém se eu quisesse tirar um ctesp antes, dá me entrada direta apenas a licenciaturas de politécnico.
E o único politécnico que tenho aqui perto é privado e eu tenho receio do preço.
Também ouvi dizer que não há futuro em medicina dentária, que já há demasiados dentistas.
Eu ponderia qualquer curso da saúde, mas eu não tenho coragem suficiente para lidar com feridas ou cirurgias.
Também não gosto muito de cursos que envolvam muito a investigação em laboratório.
Alguém me pode ajudar?
Sem querer ser ofensiva mas se não és capaz de olhar para uma ferida ou cirurgia podes esquecer a ideia de ser profissional de saúde.

Não há um único profissional de saúde que não tenha de olhar para uma ferida.

• Like
Reactions: dariodias97
Alguém me pode ajudar?
@Bruna Melo Oi oi, Bruna!

Sobre as tuas restantes preocupações, para cada problema que listaste, tenta pensar se esse é realmente um problema ou não (ou seja, se é realmente verdade e se realmente te importas com isso). E se for mesmo um problema, então tenta pensar numa solução (se pensares, pesquisares mais e experimentares mais, tu consegues!)

Por exemplo, "não há futuro em medicina dentária, que já há demasiados dentistas." é completamente falso, na medida em que há sempre "muitos profissionais na área" mas há sempre falta de excelentes profissionais em qualquer área. ou seja, se estiveres disposta a fazer o que é preciso para seres excelente, então todas as opções estão em aberto para ti.

Outro exemplo: tens entrar num ctesp e só poder entrar em licenciatura de politécnico é mesmo um problema?

Depois, como o pessoal já disse, não ter coragem para lidar com feridas é completamente incompatível com um curso de saúde, por isso tens de pensar: quero ganhar a coragem para ver feridas e trabalhar na saúde ou quero ir para outra área?

Acho que primeiro de tudo tens de decidir a área. Depois os estabelecimentos de ensino. Por fim, os requisitos que precisas para o igresso (exame, etc.). E com isso, terás o teu plano de ataque para este ano

De resto, este meu vídeo pode-te dar mais umas ideias de como escolher o curso:

E vê também este vídeo de coisas que podes fazer depois do 12º ano para além da licenciatura:

Agora, Bruna, mãos á obra! 😁🔥

Alguém me pode ajudar?
Olá Bruna.
Li a tua mensagem e meio que identifiquei me com a tua situação.
Enquanto os meus amigos tinham a certeza do que queriam fazer na faculdade, eu ficava um pouco confusa e constantemente a questiornar me para qual curso eu deveria ir.
Foi devido a essa constante inquietação mental e questionamento que eu resolvi fazer alguns testes vocacionais na net, e isso ajudo me muito a entender em que áreas eu realmente me interessava mais, por isso recomendo fazer.
Além dos testes vocacionais, eu ia ao site da DGES pesquisar sobre cursos em determinadas áreas e com os exames que tinha realizado, separava tudo e anotava num caderno, lia tbm sobre cada disciplina desse mesmo curso e faculdade.
Boa sorte.