Tentar medicina em um curso diferente

Ivan Mathew’s

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2024
Olá, tenho duvidas sobre o ensino secundário.
Vim para Portugal esse ano, estou no 10 ano e almejo ser médico.
Sou muito bom em química\física e em biologia, tive boas notas no começo do ano, meu único problema foi com a matemática A, pois tive uma base realmente muito ruim. Nunca tinha tirado nota baixa antes na minha vida, e a nota que tive em matemática realmente me assustou, acabei trocando de curso, mas ainda tenho o sonho de fazer medicina. Eu sei que a média para medicina é muito alta, e não sei bem ao certo se conseguira manter uma média alta com o meu déficit em matemática.
eu penso em duas alternativas:
a)Terminar meu curso com a melhor média possível, separar dois anos( o primeiro ano para estudar físico\química e o segundo ano para estudar geologia\biologia), tendo em vista que já estudo matemática b e que vou ter explicações, e que posso entrar com matemática b em medicina.
b)Voltaria próximo ano para científicos e me esforçaria ao máximo para acompanhar a matéria de matemática A com explicações.
Acham possível um aluno de outra área passar em medicina? Acham possível que em dois anos alguém passe nos exames nacionais para medicina?
Meu único problema em científicos é a matemática A, não há nenhum científicos com matemática b?
peço desculpa pela quantidade de perguntas mas sou novo aqui e não entendo muito sobre o sistema, oque acredito que seja natural.
desde já agradeço.

Última edição:
que posso entrar com matemática b em medicina.
Atenção que isto apenas é verdade em algumas faculdades, não em todas. Em particular, é verdade no Minho e no Porto. Não é verdade em Coimbra, em Lisboa, nem na UBI.
Eu sei que a média para medicina é muito alta, e não sei bem ao certo se conseguira manter uma média alta com o meu déficit em matemática.
Independentemente da tua nota interna, podes melhorar a classificação final da disciplina através do exame, e precisas do exame de Matemática A para te poderes candidatar a mais de metade das faculdades de Medicina.
a nota que tive em matemática realmente me assustou, acabei trocando de curso, mas ainda tenho o sonho de fazer medicina
Parece-me exagerado, por uma só disciplina, trocar de curso - vais acabar dividindo a tua atenção por mais disciplinas, incluindo disciplinas que não te interessam para o curso que pretendes seguir. Isto dito, se te permitir acabar com uma nota final melhor, pode melhorar as tuas chances de entrar.
Acham possível um aluno de outra área passar em medicina?
Sim. Se fores ver o documento, por exemplo, da FMUP, embora maior parte dos colocados venham de Ciências e Tecnologias, há colocados de outros cursos.
Meu único problema em científicos é a matemática A, não há nenhum científicos com matemática b?
Não sei se percebi o que queres perguntar com isto. O curso de Ciências e Tecnologias tem a disciplina específica de Matemática A, cujo exame permite entrar em todos os cursos nos quais Matemática B também permite entrar (mas não o contrário), pelo que não faria sentido ter Matemática B também. Matemática A é uma disciplina trienal dos cursos de Ciências e Tecnologias, e Ciências Socioeconómicas. Matemática B é uma disciplina bienal do curso de Artes Visuais.
Vim para Portugal esse ano
Será que tens acesso ao contingente para lusodescendentes? Ajudar-te-ia a entrar em Medicina. Tens pais ou avós portugueses?

Olá obrigado pela resposta.

Independentemente da tua nota interna, podes melhorar a classificação final da disciplina através do exame, e precisas do exame de Matemática A para te poderes candidatar a mais de metade das faculdades de Medicina.
Anularia a disciplina de matemática A e faria o exame nacional contando como nota final? posso anular matemática A e terminar com matemática B?
Será que tens acesso ao contingente para lusodescendentes? Ajudar-te-ia a entrar em Medicina. Tens pais ou avós portugueses?
Não, daqui um ou dois anos vou ter cidadania, mas só.
Não sei se percebi o que queres perguntar com isto. O curso de Ciências e Tecnologias tem a disciplina específica de Matemática A, cujo exame permite entrar em todos os cursos nos quais Matemática B também permite entrar (mas não o contrário), pelo que não faria sentido ter Matemática B também. Matemática A é uma disciplina trienal dos cursos de Ciências e Tecnologias, e Ciências Socioeconómicas. Matemática B é uma disciplina bienal do curso de Artes Visuais.
Eu tinha perguntado se existe algum curso que tenha química\física e biologia\geologia sem matemática A. Mas foi uma pergunta meio idiota 😂.

Posso anular matemática A e terminar com matemática B?
Não.
Matemática A é uma disciplina trienal dos cursos de Ciências e Tecnologias, e Ciências Socioeconómicas. Matemática B é uma disciplina bienal do curso de Artes Visuais.

Não, daqui um ou dois anos vou ter cidadania, mas só.
A pergunta não é se tu tens cidadania, mas sim se os teus pais, avós ou bisavós têm.
Eu tinha perguntado se existe algum curso que tenha química\física e biologia\geologia sem matemática A
Há cursos profissionais com disciplinas parecidas, mas iguais não.