Terminar curso ao fim de 20 anos

candida antunes

Membro Caloiro
Matrícula
20 Fevereiro 2025
boa tarde

Frequentei de 1996 a 2000 um curso de ciencias empresarias numa universidade ja extinta . Por variadissimas razoes fiquei a 5 disciplinas de terminar.

Agora ao fim de tantos anos gostava de terminar esta pendencia na minha vida.

Alguem me consegue ajudar ao explicar como posso fazer isto ? o meu curso era pré bolonha. Ja me falaram de equivalencias e etc, mas das instituições a que me dirigi , ninguem me conseguiu dar informações que me orientassem num sentido concreto.

tambem entendo da complexidade do processo.

agradeço toda a ajuda que me possam facultar

grata

candida

Olá.

A universidade onde frequentaste o curso estar extinta configura-se um obstáculo, pois, assim, nem há a possibilidade de reingressares, nem mesmo, presumo eu, serviços académicos aos quais possas pedir os documentos necessários à obtenção de creditações numa nova universidade. No entanto, caso a tal universidade extinta conste da lista disponibilizada na página que segue, poderás pedir as declarações de que precisas à própria DGES, que tem a custódia dos registos das tais universidades. https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/estabelecimentos-encerrados

Como o par curso/instituição já não existe, logicamente não será possível terminares exactamente o mesmo curso. Porém, depois de teres as certidões que comprovem as unidades curriculares que frequentaste, podes usá-las para pedir creditação de unidades curriculares depois de ingressar num ciclo de estudos moderno. Os moldes em que isso acontece podem variar de universidade para universidade. Podes ler a página da DGES para veres os detalhes: Creditação | DGES e poderia também ser conveniente discutir o assunto com a direcção do curso em que pretendes ingressar.

De forma resumida, tens de entrar num curso novo, podendo depois usar as UCs que concluíste no passado para obter equivalência.

Qualquer questão, dispõe.

Última edição:
  • Like
Reactions: candida antunes