Terminar licenciatura após anos?

Patrícia Cabral

Membro Caloiro
Matrícula
1 Maio 2017
Boa noite.

Estou atualmente num curso que não gosto, mas gosto de manter as minhas opções em aberto. A questão que tenho é: posso para o ano mudar e tirar outra licenciatura e, após essa conclusão, voltar e terminar este caso eventualmente mude de ideias ou assim?
E se sim, tenho que continuar em regime diurno ou posso mudar para pós-laboral?

Ou será melhor investir em mestrado em vez de voltar para terminar a licenciatura?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Patrícia Cabral
A questão que tenho é: posso para o ano mudar e tirar outra licenciatura e, após essa conclusão, voltar e terminar este caso eventualmente mude de ideias ou assim?
Sim, podes.
E se sim, tenho que continuar em regime diurno ou posso mudar para pós-laboral?
Podes entrar/mudar para um curso pós-laboral.
Ou será melhor investir em mestrado em vez de voltar para terminar a licenciatura?
Isso depende das áreas em causa. Mas de forma geral é melhor teres uma licenciatura + mestrado do que 2 licenciaturas.

Guilherme Paulo

Membro Caloiro
Matrícula
21 Setembro 2022
Boa Tarde ,sou o Guilherme acabei 12 ano ando procura de ctesp progrmação pq eu fiz curso profissional nessa area, queira saber quanto tempo demora acabar licenciatura depois de fazer a equivalencia do ctesp a pessoal dizer que acabou licenciatura num ano com equivalencia

detalhe:tou inscrever me no ipluso

ManuelCorreia

Membro
Matrícula
28 Outubro 2021
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
Eu peço desculpa se estou a ir um pouco off-tópico mas dada a questão levantada.

Olha Guilherme, ouve, a única diferença entre uma licenciatura e uma ctesp ou cet, é que a licenciatura confere grau académico mas sinceramente hoje inútil, especialmente a área de programação que é uma área muito volátil e muito concorrida devido à abundância de vagas pelo mundo todo.

Tu nem precisas nem Ctesp ou licenciatura, esse curso profissional que tu fizeste é a prova da tua formação, e especialmente que queres começar nessa área, experimenta fazer um estágio.

Não só, tens mais chances de ingressar no mercado de trabalho, especialmente hoje dia que vagas de programadores/IT é o que não falta e tu tens formação que é o que importa, as empresas não querem saber se tens curso ou não, só experiência e se tu tens experiência e formação em programação, isso é o que conta, mais nada.

No entanto, se queres fazer uma licenciatura em programação, podes fazer em Engenharia Informática, mas primeiro tinhas que fazer o exame nacional de matemática A, esse é o primeiro ponto e acredita não é fácil, o meu irmão por exemplo, que agora já fez o curso e é programador na Sky News e na Sky Sports etc., ele na primeira fase do exame chumbou com 9, no entanto na segunda fase, ele passou e com 15 que só Deus é que sabe como se deu este milagre, por isso não é fácil.

Depois no minimo para concluires a licenciatura nesta área demoras 3 anos e se não chumbares a nenhuma disciplina e se passares dias inteiros a estudar, fazer exercícios, apontamentos e etc. É muito puxada esta área.

Sinceramente isso das equivalências depende se tu fores fazer equivalência no Técnico, acho que nem uma Ctesp vai ser o suficiente dada a exigência dos cursos no geral, talvez tenhas mais sorte no ISCTE ou na Nova ou no ISEL dado que são cursos bastante mais práticos e não tão "académicos".

Mas ouve, faz o seguinte se queres ir mesmo para o mercado de trabalho, atira-te estás na altura perfeita, nem percas tempo. Arranja um estágio, qualquer coisa, acredita na tua área até é muito fácil arranjar algo para começar.

Agora se queres Mesmo fazer um curso, recomendo-te de facto uma Ctesp, não é 1 ano, é bastante mais prático como no final ainda podes ter estágio mais facilmente e entrar logo no mercado de trabalho.

Mas agora faz o seguinte, não faças o simples complicado, se queres ir para o mercado de trabalho, vai força. Estás na altura perfeita para ires.

Agora se queres mesmo um curso faz logo uma ctesp do que uma licenciatura que demoras bastante mais tempo e vais ter de passar dias a estudar a fio, a ler 4 ou 5 blocos de livros por dia e ouvir teoria até de deixares dormir nas aulas.

Eu como gosto de dizer eu punha os pratos na balança e pensava, queres pela via direta ou queres pela via impossível.

Está nas tuas mãos, se tiveres alguma dúvida, diz-me terei todo o gosto em ajudar.

P.s: Se tiverem dúvidas de como é que eu sei muito sobre esta área, é porque um dos meus irmãos é programador e é formado no Instituto Superior Técnico e atualmente trabalha para empresa da Sky News e da Sky Sports, e acompanhei o percurso dele desde sempre sendo que vivemos na mesma casa e somos gémeos.

• Like
Reactions: Guilherme Paulo

roby

Membro
Matrícula
13 Agosto 2021
inceramente isso das equivalências depende se tu fores fazer equivalência no Técnico, acho que nem uma Ctesp vai ser o suficiente dada a exigência dos cursos no geral, talvez tenhas mais sorte no ISCTE ou na Nova ou no ISEL dado que são cursos bastante mais práticos e não tão "académicos".
Isto não fez sentido nenhum, LOL.
Só porque é o "Técnico" não consegue ter equivalências? Fanboy alert, as outras faculdades são semelhantes ou iguais quanto ao grau de exigência, o teu irmão não é nenhum génio.
As equivalências é cada departamento que decide, uma boa maneira de veres é se o programa da tua cadeira é "semelhante" ao da faculdade a que queres mudar, ou então falares com alguém que tenha seguido o mesmo caminho e veres se teve.

• Like
Reactions: Alexandra S.

ManuelCorreia

Membro
Matrícula
28 Outubro 2021
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
É verdade, não é nenhum génio, mas ele sabe como é o sistema, e eu sei como é porque temos experiência e isso é o que nos faz saber e eu nem se quer só falo, ínformo-me e tento saber pelas pessoas que sabem mais do que eu nestes aspetos.

E não não é um génio mas acabou com muito melhor média e dentro dos 3 anos, coisa que muitos nem isso, é só por isso ele não é só um génio, ele é bestial e fantástico e só por isso faz dele uma pessoa muito experiente e boa no que faz.

Spoiler alert, sinceramente porque é uma pessoa há de fazer 30 por uma linha por uma questão destas.

Lol, porque é que estou a responder a isto? Vejam se ponham os pés na terra, o ensino superior não serve para nada, só para perder tempo, saúde e dinheiro, nada mais.

De facto, para quê que é preciso ter um "diploma" quando qualquer um pode ser IT hoje em dia, a sério, realmente as pessoas de hoje em dia? Enfim.

Meruem

Membro
Matrícula
15 Março 2022
É verdade, não é nenhum génio, mas ele sabe como é o sistema, e eu sei como é porque temos experiência e isso é o que nos faz saber e eu nem se quer só falo, ínformo-me e tento saber pelas pessoas que sabem mais do que eu nestes aspetos.

E não não é um génio mas acabou com muito melhor média e dentro dos 3 anos, coisa que muitos nem isso, é só por isso ele não é só um génio, ele é bestial e fantástico e só por isso faz dele uma pessoa muito experiente e boa no que faz.

Spoiler alert, sinceramente porque é uma pessoa há de fazer 30 por uma linha por uma questão destas.

Lol, porque é que estou a responder a isto? Vejam se ponham os pés na terra, o ensino superior não serve para nada, só para perder tempo, saúde e dinheiro, nada mais.

De facto, para quê que é preciso ter um "diploma" quando qualquer um pode ser IT hoje em dia, a sério, realmente as pessoas de hoje em dia? Enfim.
Discordo da parte do "a universidade não serve para nada", mas respeito a opinião de cada um.
Se eu fosse herdeiro, milionário, e um pouco de sorte, talvez eu concordaria contigo que "não serve de nada".
Eu particularmente, não vejo o diploma apenas como um papel escrito "licenciado", vejo-o como um esforço e dedicação, dos anos que lá andei, três anos de muito esforço, fisico e mental, o que, para mim (volto a frisar), seria uma espécie de "o meu deus, consegui??, eu achei que não era capaz, mas consegui", sinto como um desafio que consegui ultrapassar, mesmo tendo varias derrotas pelo meio. Contudo, a faculdade, não oferece só isto, tbm oferece amigos, colegas, amores da vida e pessoas que talvez vá levar para a minha vida. Obviamente, não retiro e nem invalido, os teus sentimentos e experiências, até pq a faculdade (como citei anteriormente), tem seus momentos de derrota, em que uma pessoa só pensa em desistir e largar tudo, porém, no fim de tudo, o sentimento de realização é inexplicável.

Voltando um pouco atrás, quando eu falei sobre herdeiros e milionários, eu digo isto pq se eu fosse rico n iria me preocupar tanto em fazer faculdade, pq praticamente teria a vida feita. Por incrível que pareça, o diploma ainda é requerido nas empresas, nem que seja para aumentar alguns trocos do salário ao final do mês.
Em suma, respeito muito a tua opinião, e n deixo de concordar na parte do "leva-nos o dinheiro", pq isso é um facto kkkk.

Última edição:
  • Like
Reactions: sigis

sigis

Membro Dux
Matrícula
26 Maio 2020
Por incrível que pareça, o diploma ainda é requerido nas empresas, nem que seja para aumentar alguns trocos do salário ao final do mês.
Isto. O simples facto de ter diploma abre portas.
O conhecimento que se adquire na universidade também se poderia adquirir estudando sozinho - já o diploma não.

• Like
Reactions: Meruem

ManuelCorreia

Membro
Matrícula
28 Outubro 2021
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
Obrigado pela tua opinião, no entanto tenho que discordar e vou exolicar porquê.

De facto um diploma é inútil, porque a maioria das empresas nem quer saber se tens curso ou não mas sim experiencia na area.

E segundo espera,

"Contudo, a faculdade, não oferece só isto, tbm oferece amigos, colegas, amores da vida e pessoas que talvez vá levar para a minha vida."

Amigos quê, que só lhes interessa enquanto que estas lá e que só querem saber de ti para apontamentos? Colegas que nem sequer sabem quem tu és e os que sabem nem querem saber de ti? Amores que na verdade são uma farsa, abusam-te e ainda dizem porcaria de ti nas costas como se tu fosses um bicho de sete cabeças?

Realização, desculpa mas enquanto que estive no ensino dito "superior" na verdade é bastante inferior não só para os diplomas não terem validade nenhuma como nem sequer os professores querem saber de ti e são arrogantes e pensão que podem fazer o que querem dos alunos.

E de facto toda a gente, incluindo os meus irmãos dizem-me para voltar para o ensino superior, mas sabendo o que sei hoje, acredita não só nem quero como preferia nem ter ido de todo.

De facto o ensino superior não só é tão inútil como também os professores estão tão desadequados e nem sequer têm noção do que é dado nas escolas. De facto eles nem se quer te preparam para ires para o mercado de trabalho mas sim para seres investigador e se quiseres ou como muitos deles dizem "Aqui é assim, se não estás bem é melhor te ires embora como a maioria deles" e isto não sou eu são os próprios professores que dizem e logo a partir desse ponto fazem discriminação.

Os casos de assédio e de abuso nas universidades são a ponta do icebergue no que os professores fazem e praticam.

E sinceramente respondendo aqui ao @sigis é verdade conhecimento pode se adquirir mas o diploma não, pois para as empresas, especialmente lá fora, elas nem querem saber do diploma mas sim do conhecimento e na experiência com ele.

De facto, eu podia voltar para o ensino superior, mas sabendo o que sei hoje, preferia nem ter ido de todo, apesar de respeitar a vossa opinião.

E sim os cursos superiores são inúteis, mas pronto isso é a minha opinião (sincera e verdadeira).

Meruem

Membro
Matrícula
15 Março 2022
Obrigado pela tua opinião, no entanto tenho que discordar e vou exolicar porquê.

De facto um diploma é inútil, porque a maioria das empresas nem quer saber se tens curso ou não mas sim experiencia na area.

E segundo espera,

"Contudo, a faculdade, não oferece só isto, tbm oferece amigos, colegas, amores da vida e pessoas que talvez vá levar para a minha vida."

Amigos quê, que só lhes interessa enquanto que estas lá e que só querem saber de ti para apontamentos? Colegas que nem sequer sabem quem tu és e os que sabem nem querem saber de ti? Amores que na verdade são uma farsa, abusam-te e ainda dizem porcaria de ti nas costas como se tu fosses um bicho de sete cabeças?

Realização, desculpa mas enquanto que estive no ensino dito "superior" na verdade é bastante inferior não só para os diplomas não terem validade nenhuma como nem sequer os professores querem saber de ti e são arrogantes e pensão que podem fazer o que querem dos alunos.

E de facto toda a gente, incluindo os meus irmãos dizem-me para voltar para o ensino superior, mas sabendo o que sei hoje, acredita não só nem quero como preferia nem ter ido de todo.

De facto o ensino superior não só é tão inútil como também os professores estão tão desadequados e nem sequer têm noção do que é dado nas escolas. De facto eles nem se quer te preparam para ires para o mercado de trabalho mas sim para seres investigador e se quiseres ou como muitos deles dizem "Aqui é assim, se não estás bem é melhor te ires embora como a maioria deles" e isto não sou eu são os próprios professores que dizem e logo a partir desse ponto fazem discriminação.

Os casos de assédio e de abuso nas universidades são a ponta do icebergue no que os professores fazem e praticam.

E sinceramente respondendo aqui ao @sigis é verdade conhecimento pode se adquirir mas o diploma não, pois para as empresas, especialmente lá fora, elas nem querem saber do diploma mas sim do conhecimento e na experiência com ele.

De facto, eu podia voltar para o ensino superior, mas sabendo o que sei hoje, preferia nem ter ido de todo, apesar de respeitar a vossa opinião.

E sim os cursos superiores são inúteis, mas pronto isso é a minha opinião (sincera e verdadeira).
Epa lamento imenso que não te tenhas integrado, acontece, infelizmente.
Só não concordo quando dizes que é "verdadeira", não devemos tomar nossas más experiências e opiniões sobre algo, como uma verdade absoluta, de resto, é a tua visão, tu lá sabes o que passaste e ninguém pode tirar isso de ti.

Posto isso, resta me desejar boa sorte e felicidades.

marmaduke

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2017

E segundo espera,

Sério??? Tens noção que há profissões para as quais é obrigatório uma licenciatura e até mesmo mestrado.

• Like
Reactions: sigis and Meruem

nohardfeelings

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2022

E segundo espera,

Penso desculpa que tenhas tido uma experiência tão negativa, mas isso não justifica estares a atacar as outras pessoas por terem tido experiências diferentes e/ou melhores. Toda a gente experiencia o ensino superior de forma diferente. É escusado estares a exprimir a tua frustração contra pessoas que estão aqui neste fórum para ajudar os outros que têm dúvidas e querem tornar o seu percurso o mais agradável para si mesmos.

• Like

ManuelCorreia

Membro
Matrícula
28 Outubro 2021
Curso
Estudos Asiáticos
Instituição
FLUL
@nohardfeelings Tens razão, e sabes que mais nem vale a pena, o meu lado é tentar mostrar que nem tudo no ensino superior é um mar de rosas, e eu peço desculpa se estou a "atacar" como a sim o dizem, não é minha intenção.

Por isso peço imensa desculpa e só gostaria que entendessem o meu lado.

Peço imensa desculpa pelo incomodo.

@marmaduke @Meruem sim, sei que há profissões em que é essencial mas há outras que não e é por essas que me foco não pelas mais comuns como até citado muito neste fórum, medicina, direito e etc.
Post automatically merged:

Epa lamento imenso que não te tenhas integrado, acontece, infelizmente.
Só não concordo quando dizes que é "verdadeira", não devemos tomar nossas más experiências e opiniões sobre algo, como uma verdade absoluta, de resto, é a tua visão, tu lá sabes o que passaste e ninguém pode tirar isso de ti.

Posto isso, resta me desejar boa sorte e felicidades.
Obrigado e tens razão é o que eu passei e não posso tomar como garantido, peço desculpa mais uma vez.

• Like