Obrigado pela tua opinião, no entanto tenho que discordar e vou exolicar porquê.
De facto um diploma é inútil, porque a maioria das empresas nem quer saber se tens curso ou não mas sim experiencia na area.
E segundo espera,
"Contudo, a faculdade, não oferece só isto, tbm oferece amigos, colegas, amores da vida e pessoas que talvez vá levar para a minha vida."
Amigos quê, que só lhes interessa enquanto que estas lá e que só querem saber de ti para apontamentos? Colegas que nem sequer sabem quem tu és e os que sabem nem querem saber de ti? Amores que na verdade são uma farsa, abusam-te e ainda dizem porcaria de ti nas costas como se tu fosses um bicho de sete cabeças?
Realização, desculpa mas enquanto que estive no ensino dito "superior" na verdade é bastante inferior não só para os diplomas não terem validade nenhuma como nem sequer os professores querem saber de ti e são arrogantes e pensão que podem fazer o que querem dos alunos.
E de facto toda a gente, incluindo os meus irmãos dizem-me para voltar para o ensino superior, mas sabendo o que sei hoje, acredita não só nem quero como preferia nem ter ido de todo.
De facto o ensino superior não só é tão inútil como também os professores estão tão desadequados e nem sequer têm noção do que é dado nas escolas. De facto eles nem se quer te preparam para ires para o mercado de trabalho mas sim para seres investigador e se quiseres ou como muitos deles dizem "Aqui é assim, se não estás bem é melhor te ires embora como a maioria deles" e isto não sou eu são os próprios professores que dizem e logo a partir desse ponto fazem discriminação.
Os casos de assédio e de abuso nas universidades são a ponta do icebergue no que os professores fazem e praticam.
E sinceramente respondendo aqui ao
@sigis é verdade conhecimento pode se adquirir mas o diploma não, pois para as empresas, especialmente lá fora, elas nem querem saber do diploma mas sim do conhecimento e na experiência com ele.
De facto, eu podia voltar para o ensino superior, mas sabendo o que sei hoje, preferia nem ter ido de todo, apesar de respeitar a vossa opinião.
E sim os cursos superiores são inúteis, mas pronto isso é a minha opinião (sincera e verdadeira).