Terminar o 12 ano com disciplina em atraso

bernardo cerejo

Membro Caloiro
Matrícula
9 Dezembro 2020
Bom dia, eu precisava de ajuda pois eu tou no 12 ano em humanidades e no 10 ano eu escolhi frances como disciplina de opçao, acabei por chumbar a françes (injustamente mas nao a nada que possa fazer quanto a isso) e no 11 ano supostamente quando ia ter exame de françes, a minha stora de françes decidiu nao me deixar assistir as aulas dela e se eu fosse a aula ela mandava-me para uma carteira separada da turma toda e dizia que eu nao podia trabalhar as mesma coisas que eles entao resumindo eu ia para a aula ouvir materia mas nao a precebia pois a professora nao me explicava nada nem me deixava estrar com algum colega na carteira para pelo menos ir tirando algumas duvidas, por sorte nao tive exame no 11 ano e a minha duvida é se este ano eu fizer o exame a portugues e a historia e se eu passar nos exames se tenho que fazer na mesma o exame de françes para completar o 12 e se haveria alguma outra forma de completar o ano sem fazer o exame de françes e sem ter que repetir 2 anos de novo.
Se alguem me conseguir ajudar agradeço.
(Nao sei se o topico ta no sitio certo se nao estiver peço desculpas)

Bom dia, eu precisava de ajuda pois eu tou no 12 ano em humanidades e no 10 ano eu escolhi frances como disciplina de opçao, acabei por chumbar a françes (injustamente mas nao a nada que possa fazer quanto a isso) e no 11 ano supostamente quando ia ter exame de françes, a minha stora de françes decidiu nao me deixar assistir as aulas dela e se eu fosse a aula ela mandava-me para uma carteira separada da turma toda e dizia que eu nao podia trabalhar as mesma coisas que eles entao resumindo eu ia para a aula ouvir materia mas nao a precebia pois a professora nao me explicava nada nem me deixava estrar com algum colega na carteira para pelo menos ir tirando algumas duvidas, por sorte nao tive exame no 11 ano e a minha duvida é se este ano eu fizer o exame a portugues e a historia e se eu passar nos exames se tenho que fazer na mesma o exame de françes para completar o 12 e se haveria alguma outra forma de completar o ano sem fazer o exame de françes e sem ter que repetir 2 anos de novo.
Se alguem me conseguir ajudar agradeço.
(Nao sei se o topico ta no sitio certo se nao estiver peço desculpas)
Olá, Bernardo!
Para completares o 12º ano vais ter de fazer uma disciplina bienal por exame, sim. Se estás a ter muitas dificuldades com Francês e achas que não consegues passar no exame (estou a supor que tiveste Inglês + Francês, certo? Caso seja isto, então podes fazer o que digo a seguir), podes fazer uma bienal que não tenhas tido, para substituir a disciplina de Francês - Espanhol, Latim A, Geografia A, Literatura Portuguesa, MACS. Vais a exame à disciplina que quiseres e a nota que tiveres no exame é a tua nota final, precisando ser 9,5 ou mais, caso contrário, ficas com uma disciplina em atraso e não consegues completar o 12º ano até teres uma bienal feita.

Olá eu tenho frequência 12 ano tenho a disciplina de geometria descritiva a por fazer tive nota 9 no 10 ano 11 e 12 não tenho nada .Eu já saí da escola no ano de 2004 , mas eu gostaria de acabar o 12 ano neste momento encontro me a trabalhar. O que gostaria de saber e se candidatar a exame nacional e tiver nota10 se fico com o 12 ano completo. Obrigado

Olá eu tenho frequência 12 ano tenho a disciplina de geometria descritiva a por fazer tive nota 9 no 10 ano 11 e 12 não tenho nada .Eu já saí da escola no ano de 2004 , mas eu gostaria de acabar o 12 ano neste momento encontro me a trabalhar. O que gostaria de saber e se candidatar a exame nacional e tiver nota10 se fico com o 12 ano completo. Obrigado
Olá @Claudia novo
Sim, ficarias com a disciplina concluída.
Outra alternativa seria fazeres a disciplina no ensino recorrente, que costuma funcionar em pós-laboral, existindo a modalidade presencial (com aulas) e não presencial (em que só ias lá fazer os testes dos módulos).

Olá
Gostaria de saber se é possível transitar para o 12 ano com 2 disciplinas em atraso, uma no 10 e uma no 11, também se as poderia recuperar por exame no 12

Boa tarde precisava de ajuda urgente pois o meu namorado terminou agora o 12º ano, teve 10 valores no fim do 10º ano de macs mas no 11º ano teve 5 valores, por isso foi a exame e não conseguiu positiva. Agora no 12º ano foi a exame novamente, mas também nao consegui positiva. Ele já concluiu o 12º apenas com macs por fazer e até já fez outros exames para usar como prova de ingresso, o único problema é a disciplina de macs. Será que ele pode entrar no ano zero, ou este ano terá de ser um ano perdido e inscrever-se no novamente no exame para o próximo ano?

Pode tanto entrar no ano zero e fazer algumas cadeiras do futuro curso. Também aconselho que ele tente fazer a disciplina por ensino recorrente, essa ou outra de humanidades que seja opcional bienal

Boa tarde. Então, eu "conclui" o 12°, mas não recebi o certificado, pois chumbei nos exames de português e Alemão. E eu já terminei a escola á 2 anos, não tem como eu me inscrever em exame de novo pois não estando em aulas, fica mais difícil porque não tenho a matéria. Como posso fazer para ter o meu certificado?

há 5 anos completei o 10 e o 12 mas tenho uma disciplina de 11 que falhei, gostava de saber que escolaridade tenho. 12? 12 incompleto? 10? 11? nao percebo nada fui a sercretaria da minha escola a senhora riu se na minha cara e basicamente mandou me à merda nao sei para onde me virar

há 5 anos completei o 10 e o 12 mas tenho uma disciplina de 11 que falhei, gostava de saber que escolaridade tenho. 12? 12 incompleto?
Tens o 3º ciclo completo (9º ano), é o nível mais alto que completaste inteiramente.
É possível dizer que tens o 10º ano, mas isto é funcionalmente igual em termos de habilitações - não conheço nada que exija o 10º ano sem exigir o secundário inteiro.
Isto dito, se só te falta uma disciplina, facilmente passavas a ter o secundário completo (12º ano) - ou pelo ensino recorrente, ou pelo exame nacional.

Boa tarde. Então, eu "conclui" o 12°, mas não recebi o certificado, pois chumbei nos exames de português e Alemão. E eu já terminei a escola á 2 anos, não tem como eu me inscrever em exame de novo pois não estando em aulas, fica mais difícil porque não tenho a matéria. Como posso fazer para ter o meu certificado?
A principal hipótese prevista para concluir o Secundário é fazer o exame. Ou ir estudar à noite, há essa possibilidade. Sem ir à escola ou fazer exame, não dá.

Boa tarde, no ano letivo 2021/2022 "concluí" o 12 ano, no curso de ciências e tecnologias. No entanto, no 10 ano chumbei à disciplina de inglês tendo tido 6 e no 11 ano fui a exame tendo tido 9, no ano seguinte no 12 ano voltei a tentar e a ter novamente 8/9 já não me lembro bem. Este ano decidi tentar outra vez e tive 9 no exame. Gostava de saber se existiria outra opção, sendo que só preciso mesmo de terminar esta disciplina pq para o ensino superior o curso que eu quero eu tenho média e até a prova de ingresso, se me puderem ajudar, obrigada!

Boa tarde, no ano letivo 2021/2022 "concluí" o 12 ano, no curso de ciências e tecnologias. No entanto, no 10 ano chumbei à disciplina de inglês tendo tido 6 e no 11 ano fui a exame tendo tido 9, no ano seguinte no 12 ano voltei a tentar e a ter novamente 8/9 já não me lembro bem. Este ano decidi tentar outra vez e tive 9 no exame. Gostava de saber se existiria outra opção, sendo que só preciso mesmo de terminar esta disciplina pq para o ensino superior o curso que eu quero eu tenho média e até a prova de ingresso, se me puderem ajudar, obrigada!
Olá,
Podes fazer a disciplina por módulos (ensino recorrente). Tens aqui outro tópico em que já foi explicado como funciona: Ensino Recorrente

• Like
Reactions: sigis
Boa tarde, em 2015 não consegui concluir o 12º ano por ter uma disciplina (Fisica e Química) de 11º em atraso. Queria por isso saber o que posso fazer hoje em dia para ficar com o 12º feito sem ter que fazer essa disciplina em específico.

Boa tarde, estou pedir ajuda com a minha situação, tou no curso de socioeconomia e tenho todos os disciplinas feitas menos Matematica A, em que tenho o 11 e 12 ano para fazer. No incio do ano letivo eu tenha 17, e queria mudar para um curso efa logo que fazia os 18 anos, agora que tenho os 18, disseram no centro qualifica que não tenham lugars no curso efa na minha escola até setembro de 2024. Eu não estou a pereceber nada de matematica A e acho que muito provavelmente não vou conseguir fazer o exame em 2024, e a unica outra opcão que a escola offerece era ensino recorrente que é só exames. Também ouvir que o IEFP oferecem um curso EFA. Agradecia que alguém me desse algum conselho.

Eu não estou a pereceber nada de matematica A e acho que muito provavelmente não vou conseguir fazer o exame em 2024
É muito cedo para desistires, ainda tens tanto tempo!

Podes assistir às aulas gravadas da RTP: Estudo em Casa - RTP
Recomendo-te aqui dois canais de YouTube. O Ricardo fez vídeos sobre a matéria, sobre como fazer exames, e um resumo excelente da matéria. O Explicamat tem milhares de vídeos de resolução de exercícios.
Explicamat: https://www.youtube.com/user/Explicamat
@Ricardo A. Ferreira: https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g

a unica outra opcão que a escola offerece era ensino recorrente que é só exames
Por exames? Acho que te deves estar a referir aos módulos. No Ensino Recorrente, a disciplina está dividida em módulos, e fazes um teste ao fim de cada um, ou, em alternativa, um teste a cada três módulos. Não é a mesma coisa que o exame.

É muito cedo para desistires, ainda tens tanto tempo!

Podes assistir às aulas gravadas da RTP: Estudo em Casa - RTP
Recomendo-te aqui dois canais de YouTube. O Ricardo fez vídeos sobre a matéria, sobre como fazer exames, e um resumo excelente da matéria. O Explicamat tem milhares de vídeos de resolução de exercícios.
Explicamat: https://www.youtube.com/user/Explicamat
@Ricardo A. Ferreira: https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g

Por exames? Acho que te deves estar a referir aos módulos. No Ensino Recorrente, a disciplina está dividida em módulos, e fazes um teste ao fim de cada um, ou, em alternativa, um teste a cada três módulos. Não é a mesma coisa que o exame.
Obrigado!