Terminar o 12 ano com disciplina em atraso

Se tivermos os 4 exames com nota positiva e nos inscrevermos no recorrente no ano seguinte para melhorar a média não precisamos de fazer exames para o cálculo da média e acesso ao ensino superior?

Não podes "melhorar a média" pelo Ensino Recorrente. Destina-se a quem não concluiu o secundário, ou concluiu e quer fazer um curso secundário diferente. A melhoria de nota faz-se pelos exames.

Quais 4 exames?
O "melhorar a média" está, obviamente, subentendido em fazer um curso diferente no ensino recorrente.
Os 4 exames a que me refiro são os exames necessários para usar como "média interna" na candidatura ao ensino superior pelo ensino recorrente. (Português, disciplina específica desse curso de 3 anos e outros 2 exames à minha escolha)
A minha dúvida é se eu já tiver os exames aprovados este ano me vou ter que inscrever neles outra vez para o ano que vem ou não.

Em 2022/23 foi suspensa a obrigatoriedade de realizar os quatro exames finais nacionais. Este ano acredito que vigoram as mesmas regras.

Assumindo um regresso em 2025 às regras de 2019, segundo o respectivo Guia Geral de Exames, para quem já tem um curso de secundário completo, a nota de candidatura pelo Ensino Recorrente é composta apenas pela média desses 4 exames. Ora, usando 4 exames já realizados, o Ensino Recorrente só estaria a "enfeitar", a contornar a nota interna do curso do ensino regular para usar só exames já realizados no âmbito do mesmo. Não me parece ir ao encontro do "espírito da lei", mas acho que o melhor é contactares a DGES e colocares-lhes esta dúvida, já que são eles que elaboram o Guia Geral de Exames, de onde resulta esta questão de interpretação.

Última edição:
  • Like
Reactions: Watson
Em 2022/23 foi suspensa a obrigatoriedade de realizar os quatro exames finais nacionais. Este ano acredito que vigoram as mesmas regras.

Assumindo um regresso em 2025 às regras de 2019, segundo o respectivo Guia Geral de Exames, para quem já tem um curso de secundário completo, a nota de candidatura pelo Ensino Recorrente é composta apenas pela média desses 4 exames. Ora, usando 4 exames já realizados, o Ensino Recorrente só estaria a "enfeitar", a contornar a nota interna do curso do ensino regular para usar só exames já realizados no âmbito do mesmo. Não me parece ir ao encontro do "espírito da lei", mas acho que o melhor é contactares a DGES e colocares-lhes esta dúvida, já que são eles que elaboram o Guia Geral de Exames, de onde resulta esta questão de interpretação.
Eu já acabei o secundário há muito tempo, então a minha dúvida era se os exames deste ano já podiam contar ou não porque se não contarem não vale a pena fazer.
Então faço outra questão, a média dos 4 exames é possível melhorar? Ou seja, posso fazer os exames no ano a seguir e melhorar a "nota interna"?

então a minha dúvida era se os exames deste ano já podiam contar ou não
Sim.
No ensino recorrente, tens de fazer um curso diferente do frequentado, tendo equivalência às disciplinas comuns. Com algum esforço, consegues fazer em 1/2 anos. A média dos 4 exames é a tua classificação secundário e podes usar exames já feitos.

Então faço outra questão, a média dos 4 exames é possível melhorar? Ou seja, posso fazer os exames no ano a seguir e melhorar a "nota interna"?
O único caso que em que é explicitamente negada a melhoria de nota é em notas obtidas em sistemas estrangeiros, pelo que eu entendo que sim, mas podes confirmar junto da DGES.

Última edição:
  • Like
Reactions: Watson
Boa tarde precisava de ajuda urgente pois o meu namorado terminou agora o 12º ano, teve 10 valores no fim do 10º ano de macs mas no 11º ano teve 5 valores, por isso foi a exame e não conseguiu positiva. Agora no 12º ano foi a exame novamente, mas também nao consegui positiva. Ele já concluiu o 12º apenas com macs por fazer e até já fez outros exames para usar como prova de ingresso, o único problema é a disciplina de macs. Será que ele pode entrar no ano zero, ou este ano terá de ser um ano perdido e inscrever-se no novamente no exame para o próximo ano?
Olá, encontro-me na mesma situação. Conseguias dizer qual foi a opção a qual ele recorreu?
Post automatically merged:

A principal hipótese prevista para concluir o Secundário é fazer o exame. Ou ir estudar à noite, há essa possibilidade. Sem ir à escola ou fazer exame, não dá.
Olá! Visto que tenho uma disciplina em atraso, penso em ir ao Centro Qualifica e acabar o Secundário por lá. No entanto, pretendo prosseguir os estudos. Alguém, sabe dizer como funciona o processo de Candidatura à Universidade através do Centro Qualifica?

Olá, Bernardo!
Para completares o 12º ano vais ter de fazer uma disciplina bienal por exame, sim. Se estás a ter muitas dificuldades com Francês e achas que não consegues passar no exame (estou a supor que tiveste Inglês + Francês, certo? Caso seja isto, então podes fazer o que digo a seguir), podes fazer uma bienal que não tenhas tido, para substituir a disciplina de Francês - Espanhol, Latim A, Geografia A, Literatura Portuguesa, MACS. Vais a exame à disciplina que quiseres e a nota que tiveres no exame é a tua nota final, precisando ser 9,5 ou mais, caso contrário, ficas com uma disciplina em atraso e não consegues completar o 12º ano até teres uma bienal feita.

Boa noite. A minha filha anulou educação física no 10º ano. Acabou o 12º este ano com essa disciplina em atraso. Foi à 1ª fase de exames e reprovou. Vai fazer exame na 2.ª fase. Se reprovar, existe forma de concluir a disciplina de educação física rapidamente? Ou pode fazer exame a outra disciplina de substituição? Ela está no curso de artes, e não tem jeito nenhum para educação física, sendo que acho muito difícil conseguir passar no exame que é muito exigente. Desde já, muito obrigada pela atenção.

Vocês podem questionar a secretaria quanto à possibilidade de a matricular no Ensino Recorrente para acabar dessa forma o secundário.
Muito obrigada pela sua resposta. Sendo que no ensino recorrente não existe educação física, ela teria de escolher um curso e fazer os anos todos de novo?

Sendo que no ensino recorrente não existe educação física, ela teria de escolher um curso e fazer os anos todos de novo?
Esse cenário não me parece provável, só que também acho estranho simplesmente ter equivalência a tudo e acabar o curso instantaneamente após a matrícula. Daí sugerir questionar a secretaria, já que eu não tenho a resposta a esta questão.

• Like
Reactions: Sandra Formigão
Boa tarde precisava de ajuda urgente pois o meu namorado terminou agora o 12º ano, teve 10 valores no fim do 10º ano de macs mas no 11º ano teve 5 valores, por isso foi a exame e não conseguiu positiva. Agora no 12º ano foi a exame novamente, mas também nao consegui positiva. Ele já concluiu o 12º apenas com macs por fazer e até já fez outros exames para usar como prova de ingresso, o único problema é a disciplina de macs. Será que ele pode entrar no ano zero, ou este ano terá de ser um ano perdido e inscrever-se no novamente no exame para o próximo ano?
Olá, estou na mesma situação. Ele conseguiu resolver o problema dele? Se sim como