Tesp para licenciatura e exames nacionais

mariana_sp24

Membro
Matrícula
10 Janeiro 2018
boa tarde,

Gostaria de saber se para ingressar numa licenciatura noutra instituição vinda de um tesp concluido, necessito de fazer exames nacionais, porque estou com dificuldade em entender ou encontrar as condiçoes de acesso para os cursos na situação em que me encontro.

Obrigada.

Geralmente os CTeSP ajudam na entrada nas licenciaturas da mesma instituição. Agora, relativamente a entrares numa licenciatura noutra instituição, podes concorrer por M23, ou concurso titulares CTeSP, ou se tiveres o 12º ano feito, por exame nacional.

Última edição:
okay, obrigada!
Olá, Mariana!

Só um detalhe: É que, no caso de pretenderes algo fora dos politécnicos, tens de ter as provas de ingresso pedidas. O meu conselho mesmo é pesquisares pelas instituições que te interessam no Google + concursos especiais (e seleccionares o dos titulares de ctesp) para encontrares o regulamento do concurso. Por vezes, até encontras outras infos, como vagas de anos anteriores. Se for numa universidade, diria para considerares o CNAES, já que terias de ter provas de ingresso!

E uma pequena correcção ao que te foi dito: Penso que não estás a pensar candidatar-te aos M23 porque não deves ter a condição da idade para concorreres, mas fica o aviso que é possível concorreres pelos titulares de CTeSP e M23 em simultâneo e só não é possível nos casos em que a instituição não o permita, especificamente. O que significa que uma instituição pode não permitir e outra pode 🧐

Olá, Mariana!

Só um detalhe: É que, no caso de pretenderes algo fora dos politécnicos, tens de ter as provas de ingresso pedidas. O meu conselho mesmo é pesquisares pelas instituições que te interessam no Google + concursos especiais (e seleccionares o dos titulares de ctesp) para encontrares o regulamento do concurso. Por vezes, até encontras outras infos, como vagas de anos anteriores. Se for numa universidade, diria para considerares o CNAES, já que terias de ter provas de ingresso!

E uma pequena correcção ao que te foi dito: Penso que não estás a pensar candidatar-te aos M23 porque não deves ter a condição da idade para concorreres, mas fica o aviso que é possível concorreres pelos titulares de CTeSP e M23 em simultâneo e só não é possível nos casos em que a instituição não o permita, especificamente. O que significa que uma instituição pode não permitir e outra pode 🧐

Tens razão Ariana, não vi no site da DGES as condições, vi só no regulamento UMinho que tem uma alínea específica sobre já ter habilitação profissional excluir de concurso M23.

Desculpa a gralha @mariana_sp24 .

• Like
Reactions: Ariana_
Olá, Mariana!

Vou fazer essa pesquisa então e tentar encontrar os regulamentos do curso! Realmente por M23 não é a minha situação, só mesmo o CTeSP. Vou então pesquisar ver essa situação, muito obrigada!! 🙏😊
Post automatically merged:

Tens razão Ariana, não vi no site da DGES as condições, vi só no regulamento UMinho que tem uma alínea específica sobre já ter habilitação profissional excluir de concurso M23.

Desculpa a gralha @mariana_sp24 .
Sem problema e agradeço na mesma!

• Like
Reactions: Ariana_