Testes na Faculdade

Roris

Membro Caloiro
Matrícula
27 Dezembro 2018
Olá!
Estou a pensar ingressar a faculdade para o ano no curso de engenharia informática, e estou curioso relativamente ao modo de avaliação e aos testes.
São parecidos com os do secundário? Quantos testes por disciplina por semestre? Será que alguém poderia mostrar um enunciado de um teste de programação ou cálculo?
Obrigado!

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Engenharia da Energia e do Ambiente
Instituição
FCUL
Olá!
Estou a pensar ingressar a faculdade para o ano no curso de engenharia informática, e estou curioso relativamente ao modo de avaliação e aos testes.
São parecidos com os do secundário? Quantos testes por disciplina por semestre? Será que alguém poderia mostrar um enunciado de um teste de programação ou cálculo?
Obrigado!
Estás a pensar ir para que faculdade? É que os métodos de avaliação podem variar bastante em função da instituição que frequentas!

• Like
Reactions: Luís Todo Bom

Laura Martins

Membro Caloiro
Matrícula
13 Abril 2016
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade do Minho
Olá!
Obrigado!
Penso que para além do método de avaliação, algo muito mais preocupante é a diferença na quantidade de matéria. Numa aula és capaz de dar mais do que deste num período inteiro. Se queres ir para informática, independentemente da escolha que fizeres não consegues fugir de fazer trabalhos. E é muito fixe e tal, programar fazer aquilo que gostas.. mas era se fosse só um.. não! Tens logo 3 ou 4 trabalhos em cadeiras diferentes para os quais os stores pensam que só trabalhas para o trabalho dele e para mais nenhum.

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Instituição
FCUL
Tens logo 3 ou 4 trabalhos em cadeiras diferentes para os quais os stores pensam que só trabalhas para o trabalho dele e para mais nenhum.
Exato, e isto aplica-se a vários cursos. Por exemplo, eu neste momento tenho 5 cadeiras e cada uma leva laboratórios, ou seja, tenho 5 trabalhos para fazer quase todas as semanas! Uma das cadeiras envolve programação e até lhe acho piada, mas se me pedissem para fazer aquilo o resto da vida diria que não, é chato. Mas volto a referir, eu não estou em informática e, portanto, não sou a pessoa mais indicada para te falar sobre métodos de avaliação, a menos que sejam na minha faculdade.

Última edição:

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Tens testes Práticos que é programar com o computador e depois tens testes teóricos que são programar com a caneta.
Nas restantes cadeiras difere um pouco dependendo da universidade mas o normal é teres um a dois testes(cada um com matéria equivalente a um ano do secundário) e depois um exame na época de exames.
Depois também tens cadeiras com trabalhos e assim mas como já disse isto difere muito dependendo da universidade.

• Like
Reactions: Kat9878

Kat9878

Membro
Matrícula
11 Junho 2017
Curso
Instituição
FCUL
Obrigado pelas respostas, estava a pensar em ir para a FCUL! Caso a informação ajude na resposta à pergunta :)
Também tenho curiosidade em saber como são os testes xD Também quero ir para Eng.Informática na FCUL.
No departamento de informática não sei como são as avaliações ao certo, não conheço muita gente de lá e acabamos por só nos ver pelos corredores da faculdade. Mas presumo que, para além dos projetos feitos ao longo do semestre (não tenho ideia da periodicidade), tenham exames finais à grande maioria das cadeiras, cuja ponderação também não faço ideia de qual seja, varia muito entre as cadeiras e os regentes. Posso tentar saber mais alguma informação, mas nada vos prometo.

• Like
Reactions: David1154

David1154

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2018
No departamento de informática não sei como são as avaliações ao certo, não conheço muita gente de lá e acabamos por só nos ver pelos corredores da faculdade. Mas presumo que, para além dos projetos feitos ao longo do semestre (não tenho ideia da periodicidade), tenham exames finais à grande maioria das cadeiras, cuja ponderação também não faço ideia de qual seja, varia muito entre as cadeiras e os regentes. Posso tentar saber mais alguma informação, mas nada vos prometo.
Seria interessante saber como são os testes e também a periodicidade dos trabalhos. Se descobrires alguma coisa, avisa logo!! 😁