Tirar 20s no secundário

botelho_08

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2025
Boas.
Pessoal que tira 20 a quase tudo, como é que vocês chegam a esse nível?
No meu caso, para recuperar o desempenho abaixo do esperado tido no 11°, sinto que tenho de tirar 20 a quase tudo (os professores reconhecem a minha capacidade para tal [se isso acontecer e se tiver 19 nos exames, acabo com perto de 190 pontos]). O problema é que isso causa-me pressão. Como é que vocês fazem para estarem relaxados e extraírem todo o vosso potencial?

Olá.
Isso é algo que varia de pessoa para pessoa. Há gente que tira 20 porque tem uma capacidade inata, tal que basta ir às aulas, ir ao testes, e tirar 20 com a maior facilidade do mundo, e há gente que tira 20 porque dedica horas do seu tempo a estudar e preparar-se.
Em que curso superior pretendes futuramente ingressar? É um curso que efectivamente exige que tenhas 20 a tudo, ou era só ter o número por ter o número?

• Like
Reactions: botelho_08

Boas.
Pessoal que tira 20 a quase tudo, como é que vocês chegam a esse nível?
No meu caso, para recuperar o desempenho abaixo do esperado tido no 11°, sinto que tenho de tirar 20 a quase tudo (os professores reconhecem a minha capacidade para tal [se isso acontecer e se tiver 19 nos exames, acabo com perto de 190 pontos]). O problema é que isso causa-me pressão. Como é que vocês fazem para estarem relaxados e extraírem todo o vosso potencial?
Não sei se ajuda, mas quando queria tentar tirar a melhor nota que me era possível, tentava analisar os meus testes e perceber onde é que tinha tendências para falhar mais. Não fazia um enorme esforço, confesso, mas sinto que sempre que identificava alguma fragilidade, conseguia ter mais atenção nisso e os meus resultados melhoraram muito entre o 10 e o 11º e depois do 11º para o 12º (no global, concluí com 188). Tentava não pensar demasiado em resultados precisos e acho que isso acabava por me ajudar a não me sentir tão pressionada. Acho que colocares sob ti próprio a obrigação de ter 20 vai obviamente fazer-te pressão e acho que aí ou tentas lidar com o stress, nervosismo e fazes tudo para alcançares o melhor resultado possível ou simplesmente tentas não pensar demasiado em notas numéricas e vais trabalhando resultado a resultado, de forma a que olhes para um teste teu e penses "okay, fiz o melhor dentro do possível -> no próximo teste devo melhorar isto".

Pelos teus posts, acredito que queres provavelmente ir para Economia na FEP. A nota do último colocado está abaixo dos 180, pelo que acho que se as tuas notas já estão nesses valores, provavelmente vais conseguir entrar no curso. Tenta fazer o melhor que podes, sobretudo no momento dos exames e acho que a pressão para ter 20 a tudo o que é possível acaba por desaparecer 😜 No 12º ano é comum que as anuais sejam disciplinas relativamente acessíveis para tirares 19-20, pelo que vai ser também uma ajuda para compensar qualquer resultado que tenhas sentido que este ano ficou um pouco aquém. No final do dia, lembra-te que estás a passar por tudo isto pela primeira vez, pelo que é normal que nem tudo corra como esperamos. Poderás também repetir para o ano algum exame que aches que estarias mais preparado para fazer com experiência a posteriori. Boa sorte 🤗

Olá.
Tal como tu, acabei este ano o 11º ano. Acabei com 20 a Inglês, BG e FQ e com 19 a filosofia e fiz exame de FQ, no qual tive 19,5. Para além disso, é provável que acabe Mat A e Português com 20 no 12º também devido às minhas notas nos 10º e 11º anos. O que costumo fazer é focar-me nas disciplinas em que tenho maiores dificuldades e dedicar-me mais a essas disciplinas: no meu caso, filosofia e português. Para além disso, tento ir sempre o mais calmo possível para os testes (Quanto mais seguro estiveres de que sabes a matéria, mais calmo vais estar, pelo menos pela minha experiência pessoal). Dito isto, se com 20 a tudo no 12º e exames com pelo menos 190, então diria que a menos que queiras realmente entrar num curso bastante concorrido, a tua média chegará de certeza para entrares onde queres, tenhas 20 a tudo no próximo ano ou não. Espero ter ajudado!

Olá.
Isso é algo que varia de pessoa para pessoa. Há gente que tira 20 porque tem uma capacidade inata, tal que basta ir às aulas, ir ao testes, e tirar 20 com a maior facilidade do mundo, e há gente que tira 20 porque dedica horas do seu tempo a estudar e preparar-se.
Em que curso superior pretendes futuramente ingressar? É um curso que efectivamente exige que tenhas 20 a tudo, ou era só ter o número por ter o número?
É só mesmo por causa de números
Post automatically merged:

Olá.
Tal como tu, acabei este ano o 11º ano. Acabei com 20 a Inglês, BG e FQ e com 19 a filosofia e fiz exame de FQ, no qual tive 19,5. Para além disso, é provável que acabe Mat A e Português com 20 no 12º também devido às minhas notas nos 10º e 11º anos. O que costumo fazer é focar-me nas disciplinas em que tenho maiores dificuldades e dedicar-me mais a essas disciplinas: no meu caso, filosofia e português. Para além disso, tento ir sempre o mais calmo possível para os testes (Quanto mais seguro estiveres de que sabes a matéria, mais calmo vais estar, pelo menos pela minha experiência pessoal). Dito isto, se com 20 a tudo no 12º e exames com pelo menos 190, então diria que a menos que queiras realmente entrar num curso bastante concorrido, a tua média chegará de certeza para entrares onde queres, tenhas 20 a tudo no próximo ano ou não. Espero ter ajudado!
O problema é que no 11° ano cometi muitos erros no meu trabalho escolar e depois entrei numa 'espiral de azar', onde parecia que tudo estava contra mim. Então essa cena de querer ter 20 a tudo no 12° é uma vontade que tenho para poder limpar a minha consciência

Última edição:

Então acho que o melhor é não te preocupares muito com isso.
Há um tradeoff entre aplicar (mais) tempo a estudar, ou aplicar esse tempo a fazer coisas de que gostes. Quando esse estudo acrescido traz uma mais-valia, como entrar no curso que queres, o tradeoff pode valer a pena. Se o vale apenas para ter um número um bocadinho mais alto no diploma, tu é que decides. Eu não daria muita importância. Não tens de tirar 20 só porque podes, se o 19 ou o 18 te for suficiente. Mas se decidires que vale a pena, para te provar que és capaz, para "limpar a consciência", como dizes, também é uma decisão válida. Só não sintas que deves aos outros "extrair todo o teu potencial". É teu, para extrair em todo ou apenas em parte conforme decidires.

Última edição:

O problema é que no 11° ano cometi muitos erros no meu trabalho escolar e depois entrei numa 'espiral de azar', onde parecia que tudo estava contra mim. Então essa cena de querer ter 20 a tudo no 12° é uma vontade que tenho para poder limpar a minha consciência
Na minha opinião, vale sempre a pena dares o melhor que conseguires, mesmo que não seja o 20 a todas as disciplinas. Se sentires que fizeste um bom trabalho e ainda assim "só" conseguiste um 19 ou um 18, não tens razão para ficares desiludido com isso. Acho que tens que te focar mais na aprendizagem e não nos resultados. No fim de contas verás que ao te focares mais na aprendizagem, os resultados melhorarão, quase de certeza. Posso dizer-te que me aconteceu algo semelhante em relação a essa "espiral de azar" que tiveste, no início do 10º ano. Depois do primeiro choque de entrada no secundário, não conseguia ter as notas que queria nos testes (tinha 15, 16, 17 em 2 disciplinas em que sabia que conseguia mais). A partir da 2ª metade do 2º período, foquei-me mais em aprender a matéria e não liguei tanto aos números. Acabei por melhorar a nota a essas disciplinas no fim do ano para 19.
Este ano, seguindo a mesma estratégia, cheguei ao 20 e acabei as 2 disciplinas com 20. Não sei se isto só resultou devido à minha mentalidade ou se foi só uma evolução em termos académicos (como só senti essas dificuldades no início do 10º), mas de facto resultou comigo.
Dizendo isso, subscrevo o que a sigis disse: não te preocupes tanto com isso se as notas que tens obtido são suficientes para ingressar no curso que queres. No final de contas, ninguém vai querer saber da tua média de secundário depois de ingressares na faculdade. E se for apenas um objetivo ter 20 a tudo, eu diria que não faz mal tentar, mas não te deves sentir desmotivado se não o conseguires.

Diria para focares-te nos aspectos em que achas que podes estar a falhar mais, tal como te recomendaram. A verdade é que muitas vezes um 20 vem de alunos que conseguem minimizar os pequenos erros que vamos sempre cometendo pontualmente. Um aluno de 20 muitas vezes não é o aluno que não falha em nenhum cenário, o 20 surge de momentos de avaliação específicos que podem ter corrido muito bem. Há obviamente sempre uma margem para o erro, tanto é que as notas podem ser arredondadas (e ponderadas pelo professor). Mas, virtualmente, não existem assim tantas diferenças entre alunos que tiram 18, 19 ou 20 - são todas notas excelentes. Se queres muito tentar ter os melhores resultados possíveis, creio que a maneira mais positiva é encarares tudo isto como um desafio a ti próprio e que deve de partir de ti e por ti. Nenhum dos teus professores ou pessoas que te importam vão achar que é uma desilusão se não tiveres nota máxima e é já muito incrível que os teus professores tenham reconhecido as tuas capacidades - regra geral, isso é um bom sinal para resultados futuros.

Por vezes, tem também a ver com modelos de avaliação distintos e até factores que nos ultrapassam, como o critério do próprio professor. Numas disciplinas podemos ter mais facilidade em alcançar isto e noutras nem tanto, com uns professores mais do que outros e com modelos de avaliação também. Também com o tempo vamos aprendendo a perspectivar as coisas de maneira distinta, mas se de momento é importante para ti alcançares certo objectivo, nunca se perde por tentar 💪

Diria para focares-te nos aspectos em que achas que podes estar a falhar mais, tal como te recomendaram. A verdade é que muitas vezes um 20 vem de alunos que conseguem minimizar os pequenos erros que vamos sempre cometendo pontualmente. Um aluno de 20 muitas vezes não é o aluno que não falha em nenhum cenário, o 20 surge de momentos de avaliação específicos que podem ter corrido muito bem. Há obviamente sempre uma margem para o erro, tanto é que as notas podem ser arredondadas (e ponderadas pelo professor). Mas, virtualmente, não existem assim tantas diferenças entre alunos que tiram 18, 19 ou 20 - são todas notas excelentes. Se queres muito tentar ter os melhores resultados possíveis, creio que a maneira mais positiva é encarares tudo isto como um desafio a ti próprio e que deve de partir de ti e por ti. Nenhum dos teus professores ou pessoas que te importam vão achar que é uma desilusão se não tiveres nota máxima e é já muito incrível que os teus professores tenham reconhecido as tuas capacidades - regra geral, isso é um bom sinal para resultados futuros.

Por vezes, tem também a ver com modelos de avaliação distintos e até factores que nos ultrapassam, como o critério do próprio professor. Numas disciplinas podemos ter mais facilidade em alcançar isto e noutras nem tanto, com uns professores mais do que outros e com modelos de avaliação também. Também com o tempo vamos aprendendo a perspectivar as coisas de maneira distinta, mas se de momento é importante para ti alcançares certo objectivo, nunca se perde por tentar 💪
O problema é que, se tiver alguma nota abaixo de 18 no 12°, a minha média baixa um bocado 😅, muito por causa do meu desempenho no 11° ano

O problema é que, se tiver alguma nota abaixo de 18 no 12°, a minha média baixa um bocado 😅, muito por causa do meu desempenho no 11° ano
Diria que se os teus profs reconhecem as tuas capacidades para chegares até ao 20, provavelmente não terás muitas dificuldades no 12º ano. Como é um ano com menos disciplinas e as anuais tendem a ser mais "leves" no trabalho exigido, com a carga horária menor (a maioria das pessoas fica com horários com manhãs ou tardes todas livres), acabas por ter também mais tempo para preparares as avaliações 🤗 Também tens a vantagem de que enquanto que no 11º ano estás a experienciar exames nacionais mais rigorosos pela primeira vez (afinal de contas, até aqui os exames que foste fazendo não implicavam a tua nota para entrada num curso), no 12º ano já vais fazer exames em que já experienciaste como são, mesmo que sejam de disciplinas a que ainda não tenhas ido a exame. Boa sorte!!