Tirar mais de 18 no Exame de Matemática A

Margot

Membro Veterano
Matrícula
28 Abril 2016
Curso
Engenharia e Gestão Industrial
boa tarde,
Quem se está a preparar para o exame de Matemática A com o objetivo de tirar mais de 18 valores ou até quem já tirou mais de 18 valores no exame:
De que forma organizam o vosso estudo?
Quantos exames de anos anteriores, em média, fizeram na preparação? (Ou pensam fazer). Quantos dias “inteiros” dedicaram ou pensam dedicar à disciplina?
Têm algumas dicas que considerem fundamentais?
Obrigada! 🤓

• Like
Reactions: Cristiana I

Alchofras

Membro Veterano
Matrícula
8 Dezembro 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
boa tarde,
Quem se está a preparar para o exame de Matemática A com o objetivo de tirar mais de 18 valores ou até quem já tirou mais de 18 valores no exame:
Quantos exames de anos anteriores, em média, fizeram na preparação? (Ou pensam fazer). Quantos dias “inteiros” dedicaram ou pensam dedicar à disciplina?
Obrigada! 🤓
Acho que isso é muito relativo. Há pessoas com mais facilidade em cálculo e outras com menos, é natural. Tu é que tens de ver como te sentes em relação às várias matérias e ao formato dos exames e ver onde tens mais dificuldade. O essencial é trabalhar e fazer vários exames, sim, mas o importante é a qualidade do trabalho e não a quantidade. Faz exames, vê onde sentes mais dificuldade, repara nos teus erros, e se for preciso faz exercícios mais específicos sobre essa matéria. E atenção também a uns conceitos mais teóricos que podem ser importantes para a resolução de exercícios.

beatriz26_

Membro Veterano
Matrícula
3 Fevereiro 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
boa tarde,
Obrigada! 🤓
Olá! Pela minha experiência, eu fiz os exames todos desde 2006, provas modelo, e fiz bastantes exercicos/fichas durante o decorrer do ano.. Mas tenho colegas que não fizeram metade dos exames que eu fiz mas tinham mais facilidade na disciplina.. Presta bastante atenção a tudo porque ha coisinhas minimas que os corretores tiram pontos (eu por exemplo perdi 4 decimas em preciosismos..).. Confiança e muita calma são meio caminho para o 18

• Like
Reactions: Sofia122 and Margot

Kensington

Membro Veterano
Matrícula
22 Março 2016
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE
Acho que uma das principais coisas é resolver os exames, independentemente de estares também a resolver exercícios de livros de preparação.
Isto porque em determinadas matérias (por exemplo probabilidade condicionada e problemas de contagem) existe um raciocínio muito específico que precisas ter e isso só é treinado fazendo o máximo de exercícios de exame.
Depois também acho importante contabilizares o tempo que demoras a resolver os exames bem como ir ver sempre os critérios de correção

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
boa tarde,
Obrigada! 🤓
Olá vou falar-te de algumas coisas que acho que são importantes (já agora em exame de matematica A tirei 19)
Matematica é tipo uma piramide , os conceitos estão interligados e á medida que progrides vais adicionando novos conteudos que têm de ser relacionados e a complexidade vai aumentando. Salvo matérias isoladas como calculo combinatório ou logica pura, eu acho que o segredo está em não perder o fio condutor, ter prática com todos os exercicios á medida que a complexidade da matéria vai aumentando e se as vezes temos fragilidades numa matéria talvez seja porque as bases não estão bem compreendidas..Mas como estás a apontar para uma média acima de 18 acredito que não sejas muito mau á disciplina😂.Eu não me considero um ás a matematica e facilmente me esquecia de certos pormenores no entanto matematica sendo tão objetiva como é, não nos podemos dar a esse luxo. Por isso, eu mais facilmente via livros de preparação de exame de 10/11/12 ano do que fazia exames, para ter o fio condutor bem presente. Não cheguei a fazer muitos exames somente porque a minha escola inundava os alunos com exercicios(pertinentes) e eu como não era muito autónomo nessa altura não ligava muito a fazer exames por vontade propria, mas são uma otima ferramenta de estudo assim que tiveres a matéria bem consolidada, pois abrange-a de uma forma mais ampla.Isto foi o método de alguém que não estava tão á vontade com a disciplina.Se te for mais intuitiva naturalmente podes dispender mais do teu tempo a resolver exercicios mais complexos do que propriamente recapitulares os processos todos para assegurar que a tua "piramide" tem os blocos todos xD .Apesar de não ter feito muitos exames fiz bastantes exercicios de certas partes da matéria, limites em particular por exemplo, acho essencial fazeres imensos.As vezes não conseguimos prever por que caminho devemos ir num limite e isso pode nos tirar imenso tempo...se tivermos muita pratica não há limite que falhe pois os caminhos para o resolver são limitados *no pun intended*!E é coisa que sai sempre em exame.Com o treino devido são pontos de graça :).

Última edição:

ag26

Membro Veterano
Matrícula
4 Julho 2015
Curso
Bioengenharia
Instituição
FEUP/ICBAS
Olá! Eu tive 19 no exame; e tal como uma professora minha uma vez respondeu a um aluno que disse que tinha feito 120 exercícios e não teve a nota que queria, a resposta é: devias ter feito 121 😅 Ou seja o essencial é não só praticar mas consolidar conhecimentos e poderes adaptar o que já sabes a exercícios novos!

Manuel Matos

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2016
Hey! Tive 19 no exame e muito disso se deveu a convencer-me de que ia conseguir. Não adianta fazer os exercícios de preparação de uma ponta à outra, aliás, eu apenas fiz exercícios dos exames e alguns dos livros da escola. Muito do sucesso dos exames nacionais passa por acreditarem que conseguem!
Se há uma matéria de que tu não gostas, é nessa que vais ter de apostar. Vais ter muita vontade de passar o dia a fazer exercícios de Probabilidades se for essa a tua matéria preferida, em vez de apostar em geometria analítica, mas não vale a pena "chover no molhado". Se probabilidades estiver consolidado, no exame será um passo feito. Há que apostar sobretudo no que se tem mais dificuldades, quando entenderem até vão sentir-se melhores!
Para um bom estudo, eu não recomendo os livros de preparação, uma vez que apresentam diversos exercícios sem grande interesse e outros que desenvolvem além do que é pressuposto. Os exercícios de exames são mais do que suficientes. Boa sorte a todos!

lovefood

Membro
Matrícula
4 Dezembro 2016
Olá! Tirei 19.5 no exame de Matemática A. Para mim, o que resultou foi fazer MUITOS exercícios. Estes permitiram-me ir com um grande nível de confiança fazer o exame. Eu sabia que sabia 😂. Assim, não tendo stress, tudo é mais fácil. Boa Sorte!

GTi_37

Membro Veterano
Matrícula
28 Agosto 2017
Boas Margot, queria dizer-te que não existirá só 1 estratégia para ter notas de topo a matemática A, e contando-te a minha história percebes porquê.

Hoje estou a acabar o meu 2º ano de engenharia, e portanto foi no ano letivo de 2017/2018 que fiz o exame de matemática A, que foi o 1º ano de exames com o novo programa e recordo-me que foi um ano em que o exame da 1ª fase (não falo do da segunda, porque não o fiz) foi criticado por ter sido demasiado difícil, mesmo pela SPM (sociedade portuguesa de matemática), algo que (pelo menos até então) não tinha acontecido.
Ainda assim (naquele que considero ser o meu milagre do secundário) tirei 195 pontos, na 1º fase.

O meu percurso:

Comecei o 10º ano bem, e lembro-me de que no 1º período consegui acabar com 18; no 2º período comecei a empancar um pouco com a matéria e como não dediquei atenção suficiente ao estudo a matemática A (nem ao que quer que fosse - é uma das coisas que eu me arrependo ao olhar para trás, não ter estudado as coisas que eram realmente importantes) fui descendo as notas (penso que acabei com 17 no 2º período); no 3º aconteceu o mesmo e acabei o 3º período com 15.
Resultado: acabei o ano com 17 (a minha escola na avaliação final do período não contabilizava as notas dos períodos anteriores, cada período era contado separadamente e depois a nota final era a média arredondada).

No 11º ano, o percurso foi mais ou menos o mesmo; no 1º período acabei com 18, no 2º período acabei com 17 mas no 3º período consegui reerguer-me um pouco, e acabei com 18.
Nota final 11º ano: 18

No 12º ano, foi um ano diferente, mudei de escola e estava farto de começar bem o ano a matemática mas depois ir-me perdendo, e portanto propus-me a estudar mais regularmente.
Acabei por ir estudando mais regularmente, mas ainda assim longe dos hábitos que adotei quando entrei na faculdade.
Resultado: consegui acabar os 3 períodos com 18 valores.

Nota final do secundário (sem exames): 18 valores.

A esta altura, estava eu a acabar as aulas no 12º ano e tinha o exame de português e o de matemática pela frente; e tinha (se não estou em erro) uns 15 ou 16 ou 17 dias até ao exame de matemática; o de português era 2 ou 3 dias antes.

Já sabia bem o percurso universitário que queria fazer, e portanto tinha a certeza que português não seria uma prova de ingresso, pelo que acabei nesse tempo por não estudar quase nada (2 ou 3 dias). Depois o resultado viu-se.... fui com 16 a exame e no exame tirei 10,5...

A matemática a minha situação não estava famosa: não tinha feito qualquer exame até à altura, tinha a matéria do 12º ano mais ou menos lembrada mas a de 10º e 11º estava quase completamente esquecida (não fiz revisões nenhumas durante o 12º ano).

Por esta altura, a decisão da maior parte dos meus colegas foi fazer exames e depois as perguntas que eles não percebessem iam rever a matéria; pessoalmente não quis adotar esta estratégia porque ela só daria certo se tivesses a sorte da estrutura do teste ser exatamente igual à estrutura dos outros anos, e em ano de mudança de programa decidi não arriscar.
Por esta altura, tenho a certeza que se fizesse a fazer um exame de matemática que tiraria negativa
Fui pelo caminho mais longo: comecei do zero, e revi (ou aprendi...) toda a matéria do secundário que saía no exame em 2 semanas.

E quando digo aprendi, não é só fazer exercícios, é aprender como se estivesse a aprender do zero, ou seja, a começar pela parte conceptual e só depois nos exercícios. Tive uma grande sorte de ter já na altura muito material disponível no youtube (mesmo em português de portugal) sobre matemática A e tu nem imaginas o quão isso me acelerou o meu processo - sempre achei matemática muito mais difícil de aprender ao ler por livros do que ao assistir a aulas, e continuo com a mesma opinião depois de ter feito 30ECTS (o equivalente a um semestre inteiro - basicamente metade de um ano) a cadeiras de matemática na universidade. Se não tivesse o youtube, podes crer que estaria bem tramado.

Já a parte dos exercícios fiz pelos livros que tive no secundário - fiz os exercícios que iam aparecendo nas páginas em que se dava a matéria, não tive tempo para fazer aqueles do final dos capítulos.

Acabei por rever a matéria à justa do tempo, e deitei-me às 2 e meia da manhã (já no dia do exame) para ter que acordar às 7 - não só não fiz nenhum exame como não fiz nenhum exercício de exame nessas 2 semanas.

Como imaginas, não ia muito confiante visto que tinha revisto a matéria de 3 anos em 2 semanas à pressa, sem ter feito exames nenhuns - no ano passado tinha feito o mesmo a Físico-Química A e a coisa correu-me mal (fui a exame com 18 e tirei 14.7 no exame).

No dia do exame em si, fui fazendo todas as perguntas (com alguma confiança até, mais do que esperava inicialmente) até que cheguei à última pergunta - era uma pergunta mais abstrata, e como depois confirmei, é um tipo de pergunta que costuma aparecer no final do exame de matemática A, e digo "como depois confirmei" porque na altura não tendo feito nenhum exame, não sabia que este tipo de perguntas existia.
Atrapalhei-me um pouco nessa pergunta e não tive tempo para a fazer na totalidade como eu queria (quer dizer, cheguei ao fim da pergunta, mas saltei alguns passos).
Saí do exame a pensar que dificilmente conseguiria manter o 18 (objetivo inicial)... mas vá-se lá saber porquê, quem corrigiu o meu exame só lhe tirou 5 pontos em 200 e tirando 195, a nota final arredondou para 20, o que fez com que acabasse matemática A com 19.

Se tenho orgulho no percurso que fiz? Não.
Apesar de ter acabado com uma nota bastante boa, preferia muito mais ter chegado lá a ter estudado regularmente do que ter feito como fiz - como disse anteriormente é algo que me arrependo ao olhar para trás e que comprometi-me a melhorar na universidade (e melhorei bastante, ainda que não consiga cumprir isto a 100%).

Se leste tudo o que está para trás parabéns, e boa sorte durante o teu exame!

Gon338

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2019
Eu fiz o exame no ano passado de Matemática e tive 17 sabendo que podia ter tido 19 facilmente. O ideal é saber primeiro a teoria e depois aplicar em exercícios de exame. A matéria de 12º ano é a mais importante mas usa como base o resto do secundário mas saber fazer derivadas e perceber de limites e continuidade é essencial mesmo para o ensino universitário. E tem atenção à geometria que deste no 10º e 11º anos logo tá mais esquecido e nada tem a ver com o 12º ano.
De resto se souberes a matéria mais relaxada vais para o exame e tens tempo para fazer tudo. Saberes a matéria é muito importante mas o estado em que tás no dia é o mais importante. Eu ia confiante mas depois quando se aproximou a hora, sabendo que valia 50% da minha nota, comecei a ficar stressado e tive 30 minutos da parte sem calculadora sem fazer nada até que fiz as perguntas mais faceis e o exercicio da calculadora e depois tive confiança para o resto. Mesmo assim tive de fazer um exercicio da parte com calculadora a mão e fazer um 50/50 entre 2 opções que podiam estar certas e só com a calculadora podia fazer já que era com ln. Mesmo assim perder 30 minutos faz a diferença logo utiliza bem o tempo e usa a tolerância só para verificar ou corrigir o que tens. Quando tiveres duvidas entre escolhas multiplas entre 2, escolhe a que tu achaste primeiro. O primeiro instinto é o melhor e só trocas se tiveres a certeza. Por isso tenta estar relaxada acima de tudo porque muito provavelmente não vão dificultar tanto a vida depois das aulas interrompidas com a pandemia.

GrownUpGirl

Membro
Matrícula
3 Setembro 2019
Olá,
Qual é a melhor preparação para o exame de Matemática A para conseguir 20 valores? Sabendo que já realizei todos os exames desde 2013 até 2019!

Obrigada!

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Olá,
Qual é a melhor preparação para o exame de Matemática A para conseguir 20 valores? Sabendo que já realizei todos os exames desde 2013 até 2019!

Obrigada!
Eu acho que agora deverias fazer provas modelo quer deste ano para te adaptares à estrutura devido a haverem perguntas opção (ver se em 3 horas conseguirias fazer todas que é muito relevante visto que assim tens mais chances de ter as tais 8 perguntas de opção melhores) e também de anos anteriores se quiseres consolidar melhor os temas. Aconselho o site do sinal + e este.

• Like
Reactions: GrownUpGirl

ines_cduarte

Membro Veterano
Matrícula
17 Janeiro 2019
Olá! Eu também pretendo tirar muito boa nota no exame de Matemática. Penso que já consolidei a matéria toda e que sei as coisas. No entanto quando vou fazer provas modelo e mesmo exercícios de exame mais puxaditos ainda tenho muitas dúvidas e acho que começo a baralhar tudo. Começo a ficar muito frustrada e a achar que não vou conseguir alcançar os resultados que pretendo. Acham que um explicador seria uma mais valia nesta fase? Nunca tive explicações na vida e sempre fui muito autónoma mas começo a pensar que talvez fosse melhor nem que fosse para experimentar. Vocês que já tiveram explicações acham que vale a pena ou acham que teriam tido os mesmo resultados sem elas?

Última edição: