Tirar novo curso?

asdfgg

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2018
Olá! Espero que me possam ajudar.

Licenciei-me curso de Bioquímica em 2015 mas nunca trabalhei na área. Trabalho em turismo (nada a ver), uma área que não gosto mas tenho deixado andar, porque tinha alguma estabilidade. Mas com o Covid-19 essa estabilidade deixou de existir. Ainda entrei num Mestrado há uns anos, mas devido à doença de um familiar tive de desistir logo no início. Recentemente, numa conversa com a minha prima que se vai candidatar este ano, tive a ideia de estudar Enfermagem. Era a minha segunda opção quando entrei e estou um pouco arrependida por não ter seguido esse caminho. Tenho condições para o fazer e poderia finalmente deixar o turismo. Pretenderia candidatar-me só para o ano 2022/2023, na UAlg.

As minhas dúvidas então são as seguintes:
- O que aconselham, candidatar-me pelo concurso nacional ou maiores de 23? A minha média de licenciatura é 13, então prefiro ir repetir o exame.
- Acabaria o curso com 34/35, seria muito tarde?

Desde já o meu muito obrigado.

Orange

Membro Caloiro
Matrícula
6 Junho 2019
Olá! Espero que me possam ajudar.

Licenciei-me curso de Bioquímica em 2015 mas nunca trabalhei na área. Trabalho em turismo (nada a ver), uma área que não gosto mas tenho deixado andar, porque tinha alguma estabilidade. Mas com o Covid-19 essa estabilidade deixou de existir. Ainda entrei num Mestrado há uns anos, mas devido à doença de um familiar tive de desistir logo no início. Recentemente, numa conversa com a minha prima que se vai candidatar este ano, tive a ideia de estudar Enfermagem. Era a minha segunda opção quando entrei e estou um pouco arrependida por não ter seguido esse caminho. Tenho condições para o fazer e poderia finalmente deixar o turismo. Pretenderia candidatar-me só para o ano 2022/2023, na UAlg.

As minhas dúvidas então são as seguintes:
- O que aconselham, candidatar-me pelo concurso nacional ou maiores de 23? A minha média de licenciatura é 13, então prefiro ir repetir o exame.
- Acabaria o curso com 34/35, seria muito tarde?

Desde já o meu muito obrigado.
Olá!. Acho que nunca é tarde para mudar o rumo da tua vida, independentemente da tua idade (não ligues muito a críticas de familiares)!. Se já tens uma licenciatura então podes entrar pelo concurso de Titulares de um curso superior, acho que todas as faculdades abrem este tipo de concurso. Tenho a ideia de que são muito poucas as pessoas que se candidatam neste tipo de concurso, pois dá muito trabalho tirar mais do que uma licenciatura xD, isto é, não todos seguem esse caminho. Tenta procurar as listas de seriação dos anos anteriores no Google da universidade em questão. Eu também mudei de área e acabei por mudar e tirar Enfermagem, apesar de não me arrepender de ter escolhido o curso, não é a profissão que desejo seguir, daí começar agora uma 3° licenciatura xD!, portanto, questiona bem se achas que a tua rotina profissional vai cumprir as tuas expectativas relativamente a este curso, digo isto pq Bioquímica não tem nada a ver com Enfermagem, vais passar de uma área muito científica e de pesquisa para uma muito técnica e holística... não tem nada a ver com medicina em termos de rigor científico. O curso de Enfermagem é fácil e as propinas estão muito baixas, acredito que seja uma boa altura para tentar experimentar novos caminhos. Eu tentaria inicialmente no primeiro ano manter o meu emprego enquanto tiro o curso, isto pq acredito que consigas obter várias equivalências no 1° ano e assim ficares com muito tempo livre. BTW, desconheço o plano de estudos da UAlg, mas no meu caso eu adorei os primeiros dois anos do curso, mas logo tive contato com aquilo que é realmente a profissão nos 3/4 ano e já não gostei assim tanto xD.

Acho que as candidaturas para titulares de cursos superiores na UAlg ainda estão abertas até final de Agosto, portanto, ainda deves ir a tempo de candidatar-te este ano e desta forma, consegues ver se ficas colocada... logo decides se queres fazer a matrícula ou voltas a candidatar-te para o ano, é uma forma de equacionar as possibilidades atempadamente.

Última edição:
  • Like
Reactions: asdfgg

asdfgg

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2018
Agradeço desde já a resposta e peço desculpa pelo tempo que demorei a ver e responder 😅

Por acaso Enfermagem era a minha segunda opção, eu sempre disse que iria para saúde, só que no 12º deu-me qualquer coisa maluca e decidi que afinal queria ir para o laboratório. Ainda pensei em mudar mas já só me faltavam as químicas orgânicas e o projecto final em BQ então acabei o curso. Mas agora estava um bocadinho sem rumo e a minha prima que se candidatou este ano começou a falar do curso e deu-me a ideia maluca outra vez 😂

Eu por acaso andei a ver o concurso para licenciados mas a minha nota final de licenciatura é um 13 e não sei se chega para uma vaga só, então foi por isso que pensei em repetir o exame.

Tenho só uma dúvida, fazendo exame como externo, a minha nota de candidatura seria apenas a nota do exame?

Muito obrigada mais uma vez!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @asdfgg
Tenho só uma dúvida, fazendo exame como externo, a minha nota de candidatura seria apenas a nota do exame?
Pelo concurso nacional de acesso, a tua média do secundário continuaria a contar.

• Like

ClaudiaSerralheiro

Membro Caloiro
Matrícula
22 Agosto 2021
Agradeço desde já a resposta e peço desculpa pelo tempo que demorei a ver e responder 😅

Por acaso Enfermagem era a minha segunda opção, eu sempre disse que iria para saúde, só que no 12º deu-me qualquer coisa maluca e decidi que afinal queria ir para o laboratório. Ainda pensei em mudar mas já só me faltavam as químicas orgânicas e o projecto final em BQ então acabei o curso. Mas agora estava um bocadinho sem rumo e a minha prima que se candidatou este ano começou a falar do curso e deu-me a ideia maluca outra vez 😂

Eu por acaso andei a ver o concurso para licenciados mas a minha nota final de licenciatura é um 13 e não sei se chega para uma vaga só, então foi por isso que pensei em repetir o exame.

Muito obrigada mais uma vez!
Post automatically merged:

Olá.. um bocadinho a minha situação. Sempre quis enfermagem e acabei por ir para química e terminei o curso. Este ano vou tirar então enfermagem e pensei na possibilidade de tentar o concurso especial para licenciados mas era apenas uma vaga e se alguém tivesse um curso na área da saúde passava imediatamente a frente.
Inscrevi-me no exame nacional e iria tentar dessa forma ( a média continua a ser na mesma a do secundário e a do respetivo exame nacional ). Entretanto o politécnico que tinha interesse mudou as regras e permitiu que me candidatasse pelos M23 e fiz o exame de biologia e vou entrar por essa via. Nem cheguei a fazer o nacional.

• Like

asdfgg

Membro Caloiro
Matrícula
20 Setembro 2018
Olá @asdfgg

Pelo concurso nacional de acesso, a tua média do secundário continuaria a contar.
Obrigada!!

Post automatically merged:

Olá.. um bocadinho a minha situação. Sempre quis enfermagem e acabei por ir para química e terminei o curso. Este ano vou tirar então enfermagem e pensei na possibilidade de tentar o concurso especial para licenciados mas era apenas uma vaga e se alguém tivesse um curso na área da saúde passava imediatamente a frente.
Inscrevi-me no exame nacional e iria tentar dessa forma ( a média continua a ser na mesma a do secundário e a do respetivo exame nacional ). Entretanto o politécnico que tinha interesse mudou as regras e permitiu que me candidatasse pelos M23 e fiz o exame de biologia e vou entrar por essa via. Nem cheguei a fazer o nacional.
Muito obrigada!! Tenho de ver isso dos maiores de 23 então :)

• Like
Reactions: davis