Tirei uma licenciatura e agora não me vejo a fazer nada da área

Leonardo-Balhana

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2022
Boas, eu tenho um percurso muito peculiar e hoje vejo-me numa situação que não sei mais o que faça então resolvi vir aqui expor o caso e pode ser que alguém me consiga ajudar ou dar ideias do que fazer.

Passo então a explicar, eu quando andava no secundário detestava estudar e fazia tudo pelo mínimo essencial, então fui empurrando as coisas com a barriga e tirando notas para passar, tendo acabado o secundário com média de 11.

Eu no secundário gostava de filosofia e então no 12 ano optei por ir para psicologia e gostei imenso da área mas quando me fui inscrever não tinha média para entrar em psicologia. Nisto tudo tive uma crise existencial e não sabia o que fazer, eu sempre tinha gostado de economia e gestão, gostava também de biologia mas detestava química, então estava sem saber o que fazer.

No fim acabei por me inscrever em gestão e economia e entrei em economia, acabei a licenciatura em 2019 e fui galardoado com bolsa de mérito. Segui logo para mestrado e fiz um ano e por não gostar muito da área não acabei e segui para uma pós graduação, a qual terminei e estou a terminar mais uma agora.

Não obstante de todas estas conquistas eu não me vejo a trabalhar em rigorosamente nada na área e estou a pensar ir para psicologia este ano ainda, mas sinceramente trabalhar e estudar numa licenciatura vai ser muito complicado e eu não sei se me vou aguentar.

Além do problema de não saber se aguento é saber se realmente é psicologia que me vai fazer feliz, se não vou acabar por tirar mais um curso e sentir-me igual, e isso assusta-me porque eu se acabar já vou ter 30 anos e não queria "errar" novamente porque não quero passar a minha vida toda a recomar.

Agradeço dês já toda a ajuda que me possam dar e fico por aqui para ler o que me têm a dizer.

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
Olá, Leonardo. Eu também tenho um percurso bem pouco linear e, sinceramente, foi o que eu precisei para decidir o que queria e o que funcionou para mim. Obviamente, não acho que haja nenhum problema com não saberes o que queres, porque a realidade é que por mais que nos digam para ler sobre um curso, só sabemos a nossa experiência quando lá estivermos e, em relação ao trabalho, também podemos ler as saídas mil vezes que só vamos realmente saber que oportunidades se apresentam na hora de procurar por emprego. Fora isso, a ideia que temos sobre um trabalho não vai ser fiel à experiência real do mesmo, nunca é. Podes até tirar o curso e conseguir vaga num emprego sobre o qual não pensaste antes ou então saberes qual saída queres e não conseguires nada nessa área específica.
Dito isso tudo, acho que devias tentar procurar emprego com as qualificações que já tens, para saberes o que há disponível e, quem sabe, podes vir a gostar de algo na prática que na teórica te parece agora que não irias gostar. Já estive em empregos que achei que ia amar e odiei, e vice-versa.
Claro que também podes procurar algo numa área totalmente diferente, é outra opção.
Entendo que não te vejas em nada, mas sem tentares é um grande ponto de interrogação se ias ou não ias encaixar-te.
Procura pensar nas partes do estudo que mais gostaste e se há algo minimamente parecido no mercado. Ou então, procura aquilo que não gostaste e já eliminas opções.
Dito isto tudo, se realmente queres tentar a psicologia, procura falar com gente que está no curso e que já trabalha na área para teres uma ideia mais concreta. Podes tentar licenciatura + part time, ou procurar saber se há algum apoio financeiro disponível, ou mesmo tirar um ano fora a trabalhar em qualquer coisa e juntares dinheiro para teres algo de lado durante a licenciatura.
É uma decisão só tua, mas não é erro nenhum trocar de carreira, de área ou de ideias, porque as coisas mudaram muito desde o tempo em que era esperado que entrasses em x ofício e ficasses nele a vida toda. Não escolhas baseado em idade ou em medo (:
Boa sorte!

Leonardo-Balhana

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2022
Obrigado pelas dicas Cast.

Eu no caso já trabalho faz 2 anos na área e ja fiz algumas coisas na área mas não gostei, mas secalhar até tens razão e posso não ter acertado ainda em algo que gosto, o que me leva a pensar se devo mesmo mudar novamente de emprego.

A questão de mudar de emprego é que não sei mesmo o que procurar e com os cursos que tirei o trabalho é todo muito a volta da economia, no entanto eu sinto que isso não me realiza, pode ser só alguma visão mais negativa minha mas não me sinto feliz a fazer estes trabalhos.

Quanto a mudar de licenciatura, tirar psicologia é algo que eu vejo mesmo como um sonho de secundário e algo me fazia muito feliz nesse período, no entanto também tenho o receio de ser apenas isso, um sonho de secundário. Mas caso fosse efetivamente tirar a segunda licenciatura queria manter o trabalho que tenho pelo menos até estabilizar na nova área, e sendo um trabalho full time é difícil mas tenho "horários flexíveis" então creio que isso ajudasse, mas tenho receio na mesma.

caat

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
Obrigado pelas dicas Cast.

Eu no caso já trabalho faz 2 anos na área e ja fiz algumas coisas na área mas não gostei, mas secalhar até tens razão e posso não ter acertado ainda em algo que gosto, o que me leva a pensar se devo mesmo mudar novamente de emprego.

A questão de mudar de emprego é que não sei mesmo o que procurar e com os cursos que tirei o trabalho é todo muito a volta da economia, no entanto eu sinto que isso não me realiza, pode ser só alguma visão mais negativa minha mas não me sinto feliz a fazer estes trabalhos.

Quanto a mudar de licenciatura, tirar psicologia é algo que eu vejo mesmo como um sonho de secundário e algo me fazia muito feliz nesse período, no entanto também tenho o receio de ser apenas isso, um sonho de secundário. Mas caso fosse efetivamente tirar a segunda licenciatura queria manter o trabalho que tenho pelo menos até estabilizar na nova área, e sendo um trabalho full time é difícil mas tenho "horários flexíveis" então creio que isso ajudasse, mas tenho receio na mesma.
Ahh, sim, entendi a situação. Nesse caso, acho que meio que já tens a tua resposta quanto a tentar uma coisa nova, pois tiveste a experiência, sabes o tipo de trabalho disponível, e não te realiza.
Procura conversar com trabalhadores-estudantes (até mesmo aqui) e também dá uma olhada nos horários da faculdade que escolherias para ver se realmente podes conjugar com o horário de trabalho. Podes sempre tentar e reconsiderar regime parcial ou procurar part time depois, se vires que não está a dar com o curso. Eu tentaria na mesma, se fosse a ti. Caso vejas que não estás a gostar do curso, podes sempre congelar a matrícula depois, mas também se pode dar o caso de fazeres um semestre e saberes logo que é mesmo aquilo que queres.
No fundo, não tens nada a perder se entrares em psicologia, na minha opinião.

• Like
Reactions: dariodias97

Patrícia Ribeiroo

Membro Caloiro
Matrícula
29 Agosto 2023
Boa noite, a minha situação é semelhante.
Tirei uma licenciatura no ISCAP em Comércio Internacional, concluí este ano. No secundário era de Línguas e Humanidades, e agora acho que o que quero mesmo seguir é medicina.

Há cá alguém que também lhe tenha acontecido o mesmo e conseguiu tirar medicina?

Tenho algumas dúvidas:

- é possível melhorar a minha média interna? Se sim, como? Para melhorar as disciplinas só é possível através de exame nacional?

- poderei ingressar em medicina mesmo sendo de humanidades o meu secundário? ou seja, se tiver media alta e realizar os 3 exames, consigo entrar nas mesmas condições que o pessoal de ciências?

- o que aconselham para quem não andou em ciências, e precisa de realizar os 3 exames obrigatórios para medicina? Como estudar?

- através da minha licenciatura, será possível concorrer a medicina através do acesso especial do grau de licenciado?

Grata, obrigada

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
é possível melhorar a minha média interna? Se sim, como?
É possível melhorares as classificações finais das disciplinas (as que entram na média do secundário) através de exame, mas só às disciplinas às quais existe exame.
Para melhorar as disciplinas só é possível através de exame nacional?
Tens a opção de ir a exame, mantendo o teu curso. Existe também a possibilidade de frequentar um curso diferente pelo Ensino Recorrente e concorrer com a nova média que tiveres. Sendo já licenciada, não tenho a certeza se o poderás fazer.
poderei ingressar em medicina mesmo sendo de humanidades o meu secundário?
Sim. Qual curso tens não interessa.
o que aconselham para quem não andou em ciências, e precisa de realizar os 3 exames obrigatórios para medicina? Como estudar?
O mais difícil é Matemática A. Recomendo-te estes dois canais para auxiliar o teu estudo:
Explicamat: https://www.youtube.com/user/Explicamat
@Ricardo A. Ferreira: https://www.youtube.com/channel/UCkRcdeyQ50TWFmk7vyuzf_g
Tens também o "Estudo em Casa", aulas gravadas da RTP, de todas as disciplinas de exame: Estudo em Casa - RTP
O canal do Ricardo também tem vídeos acerca de como estudar para o exame.
- através da minha licenciatura, será possível concorrer a medicina através do acesso especial do grau de licenciado?
Tens de ver junto da universidade a que te queres candidatar. Algumas só admitem cursos na área da Saúde.
O titular do grau de licenciado pode candidatar-se ao ensino superior através deste concurso especial a qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) que ministre o curso de Medicina, desde que a sua licenciatura seja num dos domínios constantes de elenco aprovado pelo órgão científico da unidade orgânica da instituição pretendida.
Tens aqui os vários regulamentos: Concurso Especial para Acesso a Medicina por Licenciados | DGES