Titular de Curso Secundário Francês - Inscrição FMUL ano letivo 2020-2021

Yuut

Membro Caloiro
Matrícula
13 Janeiro 2020
Curso
Medicina
Instituição
Université Nice Sophia Antipol
Saudações colegas estudantes!

Tenho a certeza que deverei ligar à secretaria da escola para ter informações a este sujeito que vou perguntar mais perguntarei a voces na mesma! <3

Este ano letivo é o meu primeiro ano no ensino superior en frança na area de saude, onde temos de passar neste ano um concurso para saber se entraremos nestes ditos estudos de saude ou nao, differente do nosso sistema nacional

TL;DR , este ano começou uma merda e estou à borda de ter que repassar o ano inteiro para REFAZER o concurso inteiro em fim de poder finalmente entrar na escola de saude ( que é quase impossivel dando o facto de sermos tantos e as vagas so para medicina serem minimas)

Por isso, estou a pensar vir para Portugal para a FMUL para poder entrar na universidade e fazer os estudos de volta em portugal....

O meu problema é o seguinte : Eu tenho um diploma de secundario Francês e terei a dupla nacionalidade antes de começar o proximo ano letivo. A minha média daqui é meio baixa (eu posso a dar na boa, tive no diploma 14,95 de média sobre 20, o que é considerado muito boa aqui), mas nao sei exatamente a conversão dos meus resultados. Ja marquei uma reunião no meu consulado para poder saber como fazer para fazer a troca de pais mas queria saber se alguem passou na mesma situação que eu estou passando atualmente.

Existe lugares especialmente guardados para os alunos como eu, dando o facto que eu nunca fiz os examas de ingresso e sabendo que não fazo nenhuma das matérias que estão associadas a esses examas à quase 1 ano? Eu creio que li que existe lugares para este tipo de contigentes, mas jà falei com uma pessoa da secretaria e éla disse que como tenho antepassados portugueses e sou de facto portugues, tenho de passar o exama nacional como toda a gente, coisa que eu iria detestar porque com a minha média eu sei que é impossivel e não sou nada excelente a matemàtica, nem estou a par com as diferenças de programas estre os dois paises!

Se alguem tivesse a simpatia de me iluminar a este sujeito vocês me seriam de grande ajuda, dando o facto que eu estou atualmente a me stressar como nunca!

Agredecimentos ☺

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Yuut
Existe lugares especialmente guardados para os alunos como eu, dando o facto que eu nunca fiz os examas de ingresso e sabendo que não fazo nenhuma das matérias que estão associadas a esses examas à quase 1 ano? Eu creio que li que existe lugares para este tipo de contigentes, mas jà falei com uma pessoa da secretaria e éla disse que como tenho antepassados portugueses e sou de facto portugues, tenho de passar o exama nacional como toda a gente, coisa que eu iria detestar porque com a minha média eu sei que é impossivel e não sou nada excelente a matemàtica, nem estou a par com as diferenças de programas estre os dois paises!
Efetivamente existem lugares reservados para casos como o teu, o chamado contingente especial de acesso para emigrantes portugueses e seus familiares, onde são reservadas 7% das vagas do concurso nacional. Mas para concorrer terias de fazer os exames nacionais pedidos como prova de ingresso pelo curso em causa, o que para medicina são Matemática, Física e Química A, e Biologia e Geologia.

Yuut

Membro Caloiro
Matrícula
13 Janeiro 2020
Curso
Medicina
Instituição
Université Nice Sophia Antipol
Quais são então as opções que se ofereçam a mim? Qual é a escolha mais fácil para que eu possa entrar no primeiro ano de medicina???

Muito obrigado e abraços

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Quais são então as opções que se ofereçam a mim? Qual é a escolha mais fácil para que eu possa entrar no primeiro ano de medicina???

Muito obrigado e abraços
O mais fácil é mesmo o concurso nacional usando o contingente especial, que é dos que costuma ter as médias mais baixas porque tem mais vagas e poucos alunos a concorrer. Mas tens de realizar os exames nacionais e cumprir os mínimos pedidos em cada um deles.