Olá
@GonçaloF , antes de mais bem-vindo ao fórum! :)
É verdade a informação que te deram. O acesso aos cursos especiais para os titulares de um diploma de especialização tecnológica passa a exigir provas de ingresso a partir do ano letivo 2015/2016.
Para além disso disseram-me que caso, seja possível entrar em engenharia, que terei de fazer o exame de Matematica na mesma pois os ECTS são limitados para quem entra pelos CET é verdade? Como funcionam os ECTS?
Provavelmente isto está relacionado com o que referi em cima, e já definiram que a prova de ingresso a realizar será o exame nacional de matemática.
Quando à questão dos ECTS, referem-se aos European Credit Transfer and Accumulation System, ou seja, ao Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos. É um sistema que mede as horas que o estudante tem que trabalhar para alcançar os objetivos do programa de estudos. Estes objetivos são especificados em termos de competências a adquirir e resultados de aprendizagem. As horas de trabalho do estudante incluem as horas lectivas (aulas teóricas, aulas práticas/laboratoriais, aulas teórico-práticas, seminários), as eventuais horas de estágio, as horas dedicadas ao estudo e à realização de trabalhos, assim como as horas de realização da avaliação (testes, exames escritos/orais e apresentações de trabalhos). Uma vez que a classificação final passa a ser uma média ponderada, as disciplinas onde o aluno tem que trabalhar mais terão um maior número de créditos e, por isso, as suas notas terão um peso maior na média, o que torna o sistema de avaliação mais justo. Definiu-se que 1 ano lectivo de estudo a tempo inteiro corresponde a 60 créditos ECTS.