Titulares de Outros Cursos Superiores

Daniel M

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2015
Boa tarde!

Pode ser uma pergunta invulgar, mas se eu completar uma licenciatura, e digamos que nessa altura terei aprox. 21 anos, como faço se me quiser inscrever noutro curso no ano lectivo seguinte? E como faço se me quiser inscrever na universidade depois de completar 23 anos?​

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Daniel M
Pode ser uma pergunta invulgar, mas se eu completar uma licenciatura, e digamos que nessa altura terei aprox. 21 anos, como faço se me quiser inscrever noutro curso no ano lectivo seguinte? E como faço se me quiser inscrever na universidade depois de completar 23 anos?
Ou concorres novamente pelo concurso nacional de acesso, com exames nacionais válidos, ou tens ainda a hipótese de concorrer pelo concurso especial de acesso para titulares de outros cursos superiores:
http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/titulares-de-outros-cursos-superiores/
Tanto uma forma como a outra não tem qualquer limite de idade.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boa tarde,
É possível neste regime candidatar-me a dois cursos?
Olá @Ana19
De universidades diferentes é possível. Na mesma dependera do regulamento da própria instituição.

Ana19

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2015
Se a candidatura online for aceite, e na consulta da mesma o pagamento do pré-requisito tem um visto verde, mas o pré-requisito em si tem uma cruz, se consultarmos refere-se a uma taxa de candidatura de 1º ciclo, em estado por realizar e na ponderação diz o pré-requisito não tem nota ou a mesma não conta para candidatura, o que quer isto dizer?. Os cursos em que me inscrevi foram de psicologia e filosofia, ambos da universidade de Lisboa. Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Se a candidatura online for aceite, e na consulta da mesma o pagamento do pré-requisito tem um visto verde, mas o pré-requisito em si tem uma cruz, se consultarmos refere-se a uma taxa de candidatura de 1º ciclo, em estado por realizar e na ponderação diz o pré-requisito não tem nota ou a mesma não conta para candidatura, o que quer isto dizer?. Os cursos em que me inscrevi foram de psicologia e filosofia, ambos da universidade de Lisboa. Obrigada
Sugiro que contactes a Universidade de Lisboa para obteres essa informação, já que como deves imaginar nós não temos acesso a essa candidatura online para os concursos especiais, e cada universidade ter o seu próprio regulamento para cada uma destas formas especiais de acesso.

Ana19

Membro Caloiro
Matrícula
7 Agosto 2015
Sabe onde poderemos consultar as estatísticas de candidaturas e entradas de outros anos neste regime especial, para estes cursos?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Sabe onde poderemos consultar as estatísticas de candidaturas e entradas de outros anos neste regime especial, para estes cursos?
Só as próprias universidades é que têm estes dados. É raro encontrares alguma que as divulgue publicamente.

Inês M. Henriques

Membro Caloiro
Matrícula
17 Setembro 2015
Boa tarde!
Sou licenciada e, neste momento, estou a concluir uma pós-graduação. Contudo, queria entrar noutro curso. Posso voltar a fazer os exames nacionais ou tenho mesmo de me candidatar como "titular de um curso superior"? Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Boa tarde!
Sou licenciada e, neste momento, estou a concluir uma pós-graduação. Contudo, queria entrar noutro curso. Posso voltar a fazer os exames nacionais ou tenho mesmo de me candidatar como "titular de um curso superior"? Obrigada!
Olá @Inês M. Henriques
Podes concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso à vontade. Se quiseres até podes tentar das duas formas paralelamente.

• Like
Reactions: Inês M. Henriques

Ana_C

Membro Caloiro
Matrícula
15 Outubro 2015
Boas,
Terminei recentemente uma Licenciatura na área do Turismo, a qual não me identifico para futuro profissional. Assim, e após pesquisa, pretendia-me candidatar no próximo ano a Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico. São áreas completamente opostas, mas é-me remotamente possível tal ingresso? Mesmo refazendo os exames específicos ficaria apenas com uma média de acesso de 17,5 valores, no melhor dos cenários. O que acham? Tenho hipóteses?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Ana_C
São áreas completamente opostas, mas é-me remotamente possível tal ingresso? Mesmo refazendo os exames específicos ficaria apenas com uma média de acesso de 17,5 valores, no melhor dos cenários. O que acham? Tenho hipóteses?
Tens 2 hipóteses:
1) Tentar pelo concurso especial para titulares de outros cursos superiores. Pode ser complicado, dado o teu curso de base ter muito pouco a ver com o curso de destino. Irás ter pouca preferência ou podes mesmo acabar excluída. Podes encontrar mais informação aqui:
Candidatos | Técnico Lisboa
2) Tentar pelo concurso nacional de acesso, realizando os exames nacionais.
O que te sugiro é que tentes paralelamente das duas formas.

Ana_C

Membro Caloiro
Matrícula
15 Outubro 2015
Olá @Ana_C

Tens 2 hipóteses:
1) Tentar pelo concurso especial para titulares de outros cursos superiores. Pode ser complicado, dado o teu curso de base ter muito pouco a ver com o curso de destino. Irás ter pouca preferência ou podes mesmo acabar excluída. Podes encontrar mais informação aqui:
Candidatos | Técnico Lisboa
2) Tentar pelo concurso nacional de acesso, realizando os exames nacionais.
O que te sugiro é que tentes paralelamente das duas formas.

Obrigada. Vou apostar pelas duas formas.

• Like
Reactions: davis

Asfantunes

Membro
Matrícula
29 Fevereiro 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Olá @Ana19
De universidades diferentes é possível. Na mesma dependera do regulamento da própria instituição.
David, eu pretendo na mesma faculdade candidatar me a um curso pelo acesso normal e a outro pelo concurso de titulares de curso superior, isso é possível?

Asfantunes

Membro
Matrícula
29 Fevereiro 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Boa noite, se eu me Candidatar a enfermagem na esenfc sendo titular da licenciatura em gerontologia é provável que condiga entrar? Pergunto pq sei de uma rapariga que entrou este ano em enfermagem por esse concurso e é licenciada em ciências da educação. Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
David, eu pretendo na mesma faculdade candidatar me a um curso pelo acesso normal e a outro pelo concurso de titulares de curso superior, isso é possível?
Sim, não vejo incompatibilidades nisso.
Boa noite, se eu me Candidatar a enfermagem na esenfc sendo titular da licenciatura em gerontologia é provável que condiga entrar? Pergunto pq sei de uma rapariga que entrou este ano em enfermagem por esse concurso e é licenciada em ciências da educação. Obrigada.
É difícil de dizer já que depende de muitos factores como o número de vagas, número de candidatos, critérios da instituição, etc...

Asfantunes

Membro
Matrícula
29 Fevereiro 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Sim, não vejo incompatibilidades nisso.

É difícil de dizer já que depende de muitos factores como o número de vagas, número de candidatos, critérios da instituição, etc...
E por exemplo, se eu entrar em serviço social com o exames que este curso pede, por exemplo geografia, depois posso pedir mudança de curso para enfermagem por exemplo? Ou necessito de ter os exames que a enfermagem pede à mesma?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
E por exemplo, se eu entrar em serviço social com o exames que este curso pede, por exemplo geografia, depois posso pedir mudança de curso para enfermagem por exemplo? Ou necessito de ter os exames que a enfermagem pede à mesma?
Isso dependerá das condições para mudança de curso de enfermagem, mas tipicamente os cursos pedem as provas de ingresso que são exigidas no concurso nacional de acesso, pelo que poderá não ser possível.

Drumão

Membro Caloiro
Matrícula
6 Março 2016
Olá sou licenciado em contabilidade pelo ISCAP e queria candidatar-me para o ano letivo de 2016/2017. No entanto tenho algumas duvidas quanto à candidatura. Preciso de fazer exames? E se não qual é o critério para seleção?