Titulares de Outros Cursos Superiores

Olá @Drumão
Olá sou licenciado em contabilidade pelo ISCAP e queria candidatar-me para o ano letivo de 2016/2017. No entanto tenho algumas duvidas quanto à candidatura. Preciso de fazer exames? E se não qual é o critério para seleção?
Tudo depende da forma como decidires concorrer novamente. Podes optar por concorrer pelo concurso nacional de acesso, fazendo os exames nacionais ou por este concurso especial para titulares de licenciatura, em que deverás ver com a instituição em causa quais são os critérios e o processo de candidatura, já que desta forma é da responsabilidade da instituição definir isso.

• Like
Reactions: Drumão

Olá @Drumão

Tudo depende da forma como decidires concorrer novamente. Podes optar por concorrer pelo concurso nacional de acesso, fazendo os exames nacionais ou por este concurso especial para titulares de licenciatura, em que deverás ver com a instituição em causa quais são os critérios e o processo de candidatura, já que desta forma é da responsabilidade da instituição definir isso.

E todos os cursos permitem isso? Por exemplo estava a ver aqui quais os requisitos e a única menção que fazem sobre isso é esta:
  • Podem também candidatar-se licenciados em Psicologia cujo grau tenha sido concluído antes da adequação do plano de estudos ao novo regime (Bolonha), com vista à obtenção do grau de mestre (Dec.-Lei 74/2006, Art. 19º, nº 5) .
Não vejo menção na página ao concurso especial.

Obrigado.

Última edição:

E todos os cursos permitem isso? Por exemplo estava a ver aqui quais os requisitos e a única menção que fazem sobre isso é esta:
  • Podem também candidatar-se licenciados em Psicologia cujo grau tenha sido concluído antes da adequação do plano de estudos ao novo regime (Bolonha), com vista à obtenção do grau de mestre (Dec.-Lei 74/2006, Art. 19º, nº 5) .
Não vejo menção na página ao concurso especial.
Está aqui a informação dessa instituição da candidatura passada:
FPCEUP - Concurso destinado a titulares de cursos médios ou superiores

Isso dependerá das condições para mudança de curso de enfermagem, mas tipicamente os cursos pedem as provas de ingresso que são exigidas no concurso nacional de acesso, pelo que poderá não ser possível.
Li no vosso novo post o seguinte: "Alunos autopropostos estão sujeitos ao pagamento de €3 (três euros) por disciplina, em exames nacionais e provas de equivalência à frequência, em cada uma das fases" eu como no secundário não tinha biologia, vou usar só como prova de ingresso pago 3€?

Li no vosso novo post o seguinte: "Alunos autopropostos estão sujeitos ao pagamento de €3 (três euros) por disciplina, em exames nacionais e provas de equivalência à frequência, em cada uma das fases" eu como no secundário não tinha biologia, vou usar só como prova de ingresso pago 3€?
Sim :) (mais o preço do boletim de inscrição, que é 1,40 euros) :)

A única maneira que eu tenho de saber quando abrem as candidaturas para este regime é estando atento aos sites das faculdades? É também possível fazer qualquer exame do secundário que eu queira para melhorar a média e me candidatar pelo regime normal?

A única maneira que eu tenho de saber quando abrem as candidaturas para este regime é estando atento aos sites das faculdades? É também possível fazer qualquer exame do secundário que eu queira para melhorar a média e me candidatar pelo regime normal?
Sim, já que cada uma tem os seus prazos. E sim, podes fazer qualquer exame nacional.

• Like

• Like

1. Documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente*.
Onde adquiro isto?
Na escola onde concluíste o secundário. Se a escola é a mesma onde vais realizar os exames, tal como é explicado no artigo, não precisas de entregar isto.

Bom dia,
Estou com uma dúvida e gostaria de poder colocá-la.
Vou concorrer aos Titulares de Curso Superior à Escola Superior de Enfermagem do Porto e à Escola Superior de Saúde da Guarda.
O que acontece é que se as datas forem à semelhança do ano passado, a data de matrícula na ESEP será mais cedo do que a saída dos resultados na Guarda, mas como não quero arriscar, pois posso não entrar na Guarda, se entrar na ESEP irei matricular-me, após isso se entrar na Guarda, posso optar pela Guarda e anular a matrícula na ESEP? É que prefiro entrar na Guarda, mas como só sei o resultado após ter terminado o concurso na ESEP, não posso arriscar e terei de me inscrever nas duas.
Obrigada, espero que me consigam ajudar.

Olá @Asfantunes
se entrar na ESEP irei matricular-me, após isso se entrar na Guarda, posso optar pela Guarda e anular a matrícula na ESEP?
Podes, sim. Atenção é as condições de anulação de matrícula da instituição em causa, nomeadamente no que toca ao pagamento das propinas.

Olá @Inês M. Henriques
Podes concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso à vontade. Se quiseres até podes tentar das duas formas paralelamente.
Davis, sei que por concurso normal e maiores de 23 é impossível concorrer pelos dois no mesmo ano, agora concurso normal e titulares de curso superior da os dois no mesmo ano?

Davis, sei que por concurso normal e maiores de 23 é impossível concorrer pelos dois no mesmo ano, agora concurso normal e titulares de curso superior da os dois no mesmo ano?
Sim, dá, nesse caso não vejo problema.