Titulares de Outros Cursos Superiores

Alexandra S.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
ISCTE-IUL
Existe algum limite máximo para o nº de cursos superiores que um estudante pode ter?

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Engenharia Electrotécnica
Instituição
FEUP
Ora bem sairam hoje os resultados dos concursos para os cursos da Feup para quem já possui licenciatura, para quem é estudante estrangeiro, para os maiores de 23, Cet s e licenciatura em área adequada.

FEUP - Candidaturas via WEB

Eu já entrei em engenharia electrotécnica via outros cursos superiores :) apesar de também ter concorrido pelo concurso geral e ter tido uma média confortável pelas provas de ingresso superiores a 190 pontos. :)

tiagper

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2016
Boa tarde, no próximo ano em dezembro concluo a minha licenciatura em enfermagem. Contudo, enfermagem não é de todo a área profissional que eu me identifico e pretendia concorrer para outro curso superior, nomeadamente História (que é e foi sempre a minha verdadeira vontade ) . O problema é eu saber que as incompatibilidades entre os dois cursos me fecham completamente a porta no regime de acesso "titulares de outros cursos superiores" . A minha questão é, posso realizar o exame nacional de História, mesmo nunca tendo estado inscrito a essa disciplina no ensino secundário?

Ps: o concurso maiores de 23 anos, não se aplica porque eu termino a licenciatura com 21 anos.

Muitos obrigado e cumprimentos,

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boa tarde, no próximo ano em dezembro concluo a minha licenciatura em enfermagem. Contudo, enfermagem não é de todo a área profissional que eu me identifico e pretendia concorrer para outro curso superior, nomeadamente História (que é e foi sempre a minha verdadeira vontade ) . O problema é eu saber que as incompatibilidades entre os dois cursos me fecham completamente a porta no regime de acesso "titulares de outros cursos superiores" . A minha questão é, posso realizar o exame nacional de História, mesmo nunca tendo estado inscrito a essa disciplina no ensino secundário?

Ps: o concurso maiores de 23 anos, não se aplica porque eu termino a licenciatura com 21 anos.

Muitos obrigado e cumprimentos,
Podes fazer o exame de História do Secundário, sim. :)
E não me parece que o concurso de titulares de outros cursos superiores te seja necessariamente negado só por seres de outra área ;)

tiagper

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2016
Obrigado pela resposta! Eu sempre pensei em entrar pelo concurso para titulares de outros cursos superiores, mas vi vários tópicos por aqui a referirem que a incompatibilidade entre áreas tinha muito peso na decisão da universidade e por isso deduzi que não podia fazer nada. É que eu nem tenho formação etc na área da história que fosse "a meu favor". Haverá alguma coisa que possa fazer para melhorar isto?

Obrigado pela atenção!

a fish

(mandem-me ir estudar, sff)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Obrigado pela resposta! Eu sempre pensei em entrar pelo concurso para titulares de outros cursos superiores, mas vi vários tópicos por aqui a referirem que a incompatibilidade entre áreas tinha muito peso na decisão da universidade e por isso deduzi que não podia fazer nada. É que eu nem tenho formação etc na área da história que fosse "a meu favor". Haverá alguma coisa que possa fazer para melhorar isto?

Obrigado pela atenção!
muitos dos tópicos deste fórum são relativos a cursos muito disputados, em que, para selecionar candidatos, tem que se aplicar critérios direta ou indiretamente restritivos. Não me parece que História, para o bem e para o mal, tenha grande procura - e isso de certeza que te tornará as coisas mais simples :) de resto , infelizmente não sei bem como podes melhorar o teu 'cv' para esta área...

Alexandra FReitas

Membro Caloiro
Matrícula
23 Janeiro 2017
Olá a todos :)
Não sei bem se consigo aqui obter a resposta que quero, mas não custa tentar!
Já tenho uma licenciatura, e no próximo ano quero candidatar-me a outro curso, Ciências Farmacêuticas.
Na documentação que eles pedem, referem que preciso de apresentar a ficha ENES do ano em que me candidatei ao Ensino Superior.. pois bem, não faço ideia de tal coisa! Alguém sabe sequer se posso pedir uma cópia? E onde?

Cumprimentos, Alexandra

Kard

Membro
Matrícula
5 Setembro 2015
Boa noite,
Estou neste momento no meu último ano de Licenciatura, no entanto quero candidatar-me ao curso de Dietética e Nutrição no próximo ano lectivo. Gostaria de saber se é possível candidatar-me através do Concurso para Licenciados e do Concurso Nacional ao mesmo tempo?

Outra dúvida: Eu terminei o Secundário no ano lectivo 2013/2014, e quero fazer outra vez o exame de Biologia e Geologia para usar como prova de ingresso. O que tenho que fazer? Tenho que inscrever-me como "autoproposto", certo?

Cumprimentos

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Instituição
FEUP
Boa noite,
Estou neste momento no meu último ano de Licenciatura, no entanto quero candidatar-me ao curso de Dietética e Nutrição no próximo ano lectivo. Gostaria de saber se é possível candidatar-me através do Concurso para Licenciados e do Concurso Nacional ao mesmo tempo?

Outra dúvida: Eu terminei o Secundário no ano lectivo 2013/2014, e quero fazer outra vez o exame de Biologia e Geologia para usar como prova de ingresso. O que tenho que fazer? Tenho que inscrever-me como "autoproposto", certo?

Cumprimentos
Sim é possivel concorreres pelo regime normal de acesso e pelo concurso para licenciados, eu mesmo cheguei no ano passado a concorrer por essas duas vias.
Para a primeira via tive de fazer os exames nacionais de especialidade como aluno externo numa escola secundária mais perto de tua casa.
Pela outra via, directamente junto do estabelecimento de ensino superior.

• Like
Reactions: Kard and davis

Kard

Membro
Matrícula
5 Setembro 2015
Então só tenho que me inscrever no exame (como externo), tirar positiva e candidatar-me pelo concurso normal, certo? Ou preciso de fazer algum procedimento diferente?

Obrigado pela ajuda.

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Instituição
FEUP
Então só tenho que me inscrever no exame (como externo), tirar positiva e candidatar-me pelo concurso normal, certo? Ou preciso de fazer algum procedimento diferente?

Obrigado pela ajuda.
Podes candidatar-te pelas duas vias em simultâneo, ou seja, fazes os exames das específicas como externo e candidatas-te junto da instituição que queres frequentar.

• Like
Reactions: davis

Kard

Membro
Matrícula
5 Setembro 2015
Certo, já tinha percebido. A minha dúvida é no concurso normal: Se tenho que me candidatar ao exame normalmente (como externo) ou se tenho que fazer algum procedimento diferente, visto que já terminei o Secundário à 3 anos?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Certo, já tinha percebido. A minha dúvida é no concurso normal: Se tenho que me candidatar ao exame normalmente (como externo) ou se tenho que fazer algum procedimento diferente, visto que já terminei o Secundário à 3 anos?
O procedimento é igual..

• Like
Reactions: Kard

Sousa_Vector

Membro Veterano
Matrícula
25 Julho 2016
Curso
Instituição
FEUP
Sim o procedimento é igual e tens de te candidatar como externo na mesma altura que os alunos do secundário se inscrevem também aos exames nacionais, logo tens de estar atento às datas da DGES.

• Like
Reactions: Kard

joaocdap

Membro Caloiro
Matrícula
10 Outubro 2017
Boa noite,

Tenho um Mestrado Integrado em Medicina da UC concluído e pretendia candidatar-me à Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada e Computação do IST. Segundo pude perceber neste fórum posso fazê-lo de duas formas e simultâneamente: (1) através do concurso nacional normal, repetindo os exames nacionais (Matemática A + FQ A) e (2) através de concurso especial para titulares de curso superior, a candidatar segundo os prazos definidos pelo IST (Titulares de Curso Médio e Superior) e com selecção pelos critérios do IST (Semelhança entre o curso que possui e curso ao qual se pretende candidatar, Tipo de grau que possui, Nota final do curso). Tudo muito claro.

No entanto, coloquei a questão por e-mail à àrea académica do IST sobre as formas de me candidatar e responderam (laconicamente): "Se já tem uma licenciatura a única possibilidade para concorrer a outra é como titular de um curso superior." (o que me preocupa dado que a semelhança entre os 2 cursos é negligenciável)

Alguém me pode esclarecer melhor o porquê de tal resposta?

Peço desculpa pela redundância da pergunta face à discussão prévia neste forum.
Obrigado.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @joaocdap
Alguém me pode esclarecer melhor o porquê de tal resposta?
Não sei, mas a informação que a pessoa te deu é falsa. Podes concorrer também pelo concurso nacional de acesso.