Titulares de Outros Cursos Superiores

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Jorge Sena
Gostava de discutir o regulamento do IST relativamente ao regime de titulares de outros cursos superiores. A fórmula para a nota de seriação contempla os parâmetros de afinidade e natureza do curso anterior. Alguém me consegue confirmar a diferença entre afinidade (presumo que se refira em concreto à área onde se insere o curso anterior) e natureza (talvez estabelecimento de ensino do curso de origem)?
Afinidade tem a ver com as áreas do curso, sim. Natureza tipicamente tem a ver com o estabelecimento de origem e o curso em causa, sim.
Na vossa opinião, a probabilidade de um licenciado em ciências sociais entrar em engenharia mecânica no IST, por este regime de acesso, é muito baixa?
Podes ver aqui a lista do ano passado e tirar as tuas conclusões:

MarianaCC654

Membro
Matrícula
26 Julho 2019
Boa tarde! Gostaria de fazer uma pergunta relativamente às ficha ENES. Sou titular de um curso superior e resolvi este ano fazer provas de ingresso e voltar a candidatar-me ao ensino superior pelo regime normal. Sei que era possível fazer a candidatura pelo regime especial mas as vagas são mínimas e não quis arriscar. Hoje fui à escola secundária pedir a ficha ENES e não foi possível pedir a mesma. A minha questão é : será que por ter curso superior sou obrigada a concorrer pelo regime especial? Eu já fiz o secundario à 4 anos pelo que as provas de ingresso já não são válidas mas será que a minha média do secundário também já não é valida? A escola só me sabe responder para a semana e por isso estou a perguntar aqui. Obrigada!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @MarianaCC654
Boa tarde! Gostaria de fazer uma pergunta relativamente às ficha ENES. Sou titular de um curso superior e resolvi este ano fazer provas de ingresso e voltar a candidatar-me ao ensino superior pelo regime normal. Sei que era possível fazer a candidatura pelo regime especial mas as vagas são mínimas e não quis arriscar. Hoje fui à escola secundária pedir a ficha ENES e não foi possível pedir a mesma. A minha questão é : será que por ter curso superior sou obrigada a concorrer pelo regime especial? Eu já fiz o secundario à 4 anos pelo que as provas de ingresso já não são válidas mas será que a minha média do secundário também já não é valida? A escola só me sabe responder para a semana e por isso estou a perguntar aqui. Obrigada!
Não és obrigada a concorrer pelo concurso especial. Mas se não tens provas de ingresso válidas não é possível emitir a ficha ENES, nem podes concorrer pelo concurso nacional de acesso.

MarianaCC654

Membro
Matrícula
26 Julho 2019
Olá @MarianaCC654

Não és obrigada a concorrer pelo concurso especial. Mas se não tens provas de ingresso válidas não é possível emitir a ficha ENES, nem podes concorrer pelo concurso nacional de acesso.
Olá, obrigada pela resposta.
Eu fiz exame à disciplina que precisava para prova de ingresso este ano. Será que a minha média do secundário com os exames nacionais já não está válida? :/

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu fiz exame à disciplina que precisava para prova de ingresso este ano. Será que a minha média do secundário com os exames nacionais já não está válida? :/
Está válida, sim. Tiveste positiva no exame?

Sqalx

Membro
Matrícula
2 Agosto 2015
Boa tarde,
Encontro-me numa situação bastante particular e precisava imenso da vossa ajuda.
Candidatei-me para engenharia informática através do "titulares de outros cursos superiores", para a UA e a UC. Fiquei em 3º nas duas vagas que há para a UA e em 4º nas três vagas que há para a UC. Acontece que um dos candidatos ficou colocado em ambas as universidades, pelo que ao efetuar a matrícula numa delas, a outra terá a vaga dele vazia. Como estou logo a seguir na ordem dos candidatos, queria saber se irei automaticamente preencher essa vaga que irá ficar vazia, sendo que a lista dos colocados em Coimbra ainda é provisória.
Eu contactei a UA e disseram-me que sim, por norma a vaga preenche por quem vem a seguir. Também contactei a UC e disseram-me o mesmo, mas que a pessoa que ficou colocada nas duas instituições deveria ligar a avisar.
A minha grande dúvida é a seguinte. As matrículas para Aveiro são de 11set a 15set (quem se candidatou por esse concurso), enquanto a lista definitiva dos colocados em Coimbra sai dia 24 e as matrículas são de 25set a 1out. Como é que posso garantir que fico em uma das universidades, sendo que a universidade de Coimbra não consegue saber se o candidato vai matricular-se nessa universidade, tendo em conta que as matrículas são após colocarem a lista dos colocados definitiva? Teria que esperar o fim das matrículas de Coimbra para ter a certeza ou mesmo assim já não me poderei matricular depois disso?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Sqalx
A minha grande dúvida é a seguinte. As matrículas para Aveiro são de 11set a 15set (quem se candidatou por esse concurso), enquanto a lista definitiva dos colocados em Coimbra sai dia 24 e as matrículas são de 25set a 1out. Como é que posso garantir que fico em uma das universidades, sendo que a universidade de Coimbra não consegue saber se o candidato vai matricular-se nessa universidade, tendo em conta que as matrículas são após colocarem a lista dos colocados definitiva? Teria que esperar o fim das matrículas de Coimbra para ter a certeza ou mesmo assim já não me poderei matricular depois disso?
Quando acabar as matrículas da UA já vais saber se esse aluno se matriculou lá ou não. É uma questão de continuares em contacto com essas faculdades para teres essa informação, só elas podem ajudar neste processo.

• Like
Reactions: Sqalx

Bia.23

Membro Caloiro
Matrícula
15 Dezembro 2017
Boa tarde, eu vou terminar o 12o ano num curso efa. Sei que para seguir na universidade para um curso superior precisarei sempre de provas de ingresso. No entanto a minha questão é a seguinte: acabando o 12o ano num curso efa, poderei seguir diretamente para um curso superior num instituto politécnico sem precisar de provas ingresso? Ou independentemente de ser universidade ou instituto politécnico, para entrar, preciso de provas de ingresso?

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Boa tarde, eu vou terminar o 12o ano num curso efa. Sei que para seguir na universidade para um curso superior precisarei sempre de provas de ingresso. No entanto a minha questão é a seguinte: acabando o 12o ano num curso efa, poderei seguir diretamente para um curso superior num instituto politécnico sem precisar de provas ingresso? Ou independentemente de ser universidade ou instituto politécnico, para entrar, preciso de provas de ingresso?
Olá Bia,

Estás te a referir aos cursos técnico superiores profissionais(CTeSP)?

Bia.23

Membro Caloiro
Matrícula
15 Dezembro 2017
Olá Bia,

Estás te a referir aos cursos técnico superiores profissionais(CTeSP)?
Boa tarde, não Leandro, a minha questão é se posso entrar diretamente sem as provas de ingresso num curso superior. Creio que não, porque já me falaram dos CTeSP e provavelmente só através destes cursos é que conseguirei seguir para um curso superior.

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Boa tarde, não Leandro, a minha questão é se posso entrar diretamente sem as provas de ingresso num curso superior. Creio que não, porque já me falaram dos CTeSP e provavelmente só através destes cursos é que conseguirei seguir para um curso superior.
Exato.
Para uma licenciatura, necessitas das provas de ingresso.
Para um CTeSP, podes entrar sem provas de ingresso e a seriação funciona através da média, pelo menos no meu caso foi assim!

Barbara2096

Membro
Matrícula
13 Julho 2015
🤓Boa noite, já tenho uma licenciatura, no entanto, gostaria de candidatar-me a outra. Posso concorrer pelo concurso especial e normal (provas de ingresso) ao mesmo tempo para o mesmo curso/universidade? Obrigada