Titulares de uma licenciatura

Pcaldeira94

Membro Caloiro
Matrícula
23 Janeiro 2016
Boa noite
Possuo uma licenciatura em enfermagem veterinária e gostaria este ano de entrar novamente na universidade para tirar medicina veterinária. Para recorrer ao acesso para maiores de 23 ainda tinha de esperar mais um ano. Sai com média do secundários um bocado baixa com 13. E encontro me a estudar para os exames para tirar boa nota para que consiga subir a minha média. Mas gostaria de ter um plano B. E saber se alguém sabe neste caso em particular como funciona o acesso para quem já tem uma licenciatura. Quais são as médias e como é feito a escolha dos candidatos.
Agradecia mesmo que me ajudassem
Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Pcaldeira94
Com uma licenciatura podes aceder a um curso superior através do concurso especial para "titulares de outros cursos superiores", como explicamos aqui:
Titulares de Outros Cursos Superiores | Uniarea

Tal como em todos os cursos especiais, cabe a cada instituição definir o seu regulamento, onde constará como é feita a selecção dos candidatos, bem como a definição do número de vagas.

• Like
Reactions: Pcaldeira94

Pcaldeira94

Membro Caloiro
Matrícula
23 Janeiro 2016
Olá @Pcaldeira94
Com uma licenciatura podes aceder a um curso superior através do concurso especial para "titulares de outros cursos superiores", como explicamos aqui:
Titulares de Outros Cursos Superiores | Uniarea

Tal como em todos os cursos especiais, cabe a cada instituição definir o seu regulamento, onde constará como é feita a selecção dos candidatos, bem como a definição do número de vagas.
Antea de mais muito obrigado.
Fiz também este tópico com base para ver se existia alguém que já tivesse passado por este caso em particular. Muito obrigado

• Like
Reactions: davis

Asfantunes

Membro
Matrícula
29 Fevereiro 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Boa noite
Possuo uma licenciatura em enfermagem veterinária e gostaria este ano de entrar novamente na universidade para tirar medicina veterinária. Para recorrer ao acesso para maiores de 23 ainda tinha de esperar mais um ano. Sai com média do secundários um bocado baixa com 13. E encontro me a estudar para os exames para tirar boa nota para que consiga subir a minha média. Mas gostaria de ter um plano B. E saber se alguém sabe neste caso em particular como funciona o acesso para quem já tem uma licenciatura. Quais são as médias e como é feito a escolha dos candidatos.
Agradecia mesmo que me ajudassem
Obrigado
Olá, estou mais ou menos como tu, sou licenciada em Gerontologia e este ano quero entrar em enfermagem o meu problema é que vagas para titulares de curso superior há em várias escolas menos na que quero, esald, logo estou a estudar para o exame de biologia para ver se consigo entrar na esald, pois é na minha área de residência, pelo concurso normal. :)

Pcaldeira94

Membro Caloiro
Matrícula
23 Janeiro 2016
Olá, estou mais ou menos como tu, sou licenciada em Gerontologia e este ano quero entrar em enfermagem o meu problema é que vagas para titulares de curso superior há em várias escolas menos na que quero, esald, logo estou a estudar para o exame de biologia para ver se consigo entrar na esald, pois é na minha área de residência, pelo concurso normal. :)
Pois eu também tirei o curso em castelo branco na agrária. Muito boa cidade XD olha eu também estou a estudar para os exames XD
Já agora boa sorte ;)

Asfantunes

Membro
Matrícula
29 Fevereiro 2016
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Gostei bastante. É a escola é muito boa. Mas em termos de depois do trabalho que fazes eu gosto de ser eu a fazer as coisas e não de assistir. Por isso quero tirar mesmo medicina xD
Pois deve ser diferente de enfermagem humana, talvez não se faça tanto

AFC

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2016
Boa noite colegas. Li com atenção os comentários deixados neste tópico e surgiu-me uma dúvida...É possível, um licenciado candidatar-se a um novo curso superior pelo regime "maiores de 23anos"? Não é suposto esse regime comtemplar apenas os candidatos SEM curso superior...SEM graduação? Tinha certeza absoluta que NÃO era possível. Mas ao ler alguns comentários fiquei na dúvida...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @AFC
Boa noite colegas. Li com atenção os comentários deixados neste tópico e surgiu-me uma dúvida...É possível, um licenciado candidatar-se a um novo curso superior pelo regime "maiores de 23anos"? Não é suposto esse regime comtemplar apenas os candidatos SEM curso superior...SEM graduação? Tinha certeza absoluta que NÃO era possível. Mas ao ler alguns comentários fiquei na dúvida...
Depende do regulamento da instituição em casa. O que o regulamento geral diz é que o candidato não pode ter condições para aceder pelo concurso nacional de acesso. No entanto, um aluno nestas condições, poderá fazer mais sentido aceder através deste concurso especial:
http://uniarea.com/acesso/concursos-especiais/titulares-de-outros-cursos-superiores/

AFC

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2016
Olá Davis. Obrigada pelo esclarecimento. Desde que comecei a pensar na possibilidade de ingressar num novo curso superior que tenho feito alguma pesquisa sobre os concursos para "titulares de outros cursos superiores", mas apercebo-me que, o número de vagas disponíveis para os "maiores de 23 anos" é geralmente superior comparativamente às vagas para os "titulares de outros cursos superiores". Numa das minhas pesquisas reparei que num dos cursos ficaram vagas por preencher no regime "maiores de 23anos" (eram 9 e houve apenas 5 candidatos) enquanto que para o mesmo curso mas através do regime "titulares de outros cursos superiores" houve mais candidatos que vagas (eram 2 vagas e 20 candidatos). Se for possível a candidatura de um licenciado aos maiores de 23 anos isso abre um conjunto de novas possibilidades, sem dúvida.

CSFR

Membro Caloiro
Matrícula
26 Janeiro 2016
Estou neste momento no 1º ano de uma licenciatura. Gostaria para o ano de frequentar uma outra, simultaneamente. Terei que fazer os exames nacionais ou também se aplica no meu caso o concurso especial para titulares de outros cursos superiores??

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @CSFR
Estou neste momento no 1º ano de uma licenciatura. Gostaria para o ano de frequentar uma outra, simultaneamente. Terei que fazer os exames nacionais ou também se aplica no meu caso o concurso especial para titulares de outros cursos superiores??
Este concurso especial é para quem tem uma licenciatura (ou grau superior) completo, pelo que não se aplica ao teu caso. Terias de concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso.

MargaridaS

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Bom dia! Estou no meu último semestre de licenciatura (ficarei licenciada em Junho) e depois gostaria de ir para outro curso. Sei que me posso candidatar através deste concurso especial, mas também me posso candidatar "normalmente" (fazendo os exames nacionais e candidatar-me através do concurso nacional)? Posso candidatar-me das duas maneiras ao mesmo tempo para ter mais hipóteses de conseguir entrar?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
  • Like
Reactions: MargaridaS

MargaridaS

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Alguém conhece alguém que tenha tirado Economia (ou gestão) na Nova (ou até numa outra faculdade) e que depois tenha decidido ir para o técnico? Sabem dar-me algum feedback? (Como concorreram? Se é muito raro isso acontecer? Ambiente (principalmente, sendo caloiro com mais três anos do que os restantes alunos)? etc)

Obrigada :)

• Like
Reactions: João Coelho

João Coelho

Membro
Matrícula
19 Junho 2015
Alguém conhece alguém que tenha tirado Economia (ou gestão) na Nova (ou até numa outra faculdade) e que depois tenha decidido ir para o técnico? Sabem dar-me algum feedback? (Como concorreram? Se é muito raro isso acontecer? Ambiente (principalmente, sendo caloiro com mais três anos do que os restantes alunos)? etc)

Obrigada :)
Olá! Encontro-me exatamente na mesma situação que tu mas no sentido inverso... O técnico é de uma exigência sobrenatural, mas a dificuldade é proporcional ao prestígio. O principal problema para os alunos do IST são os laboratórios que levam uma imensidão de tempo a preparar, bem como vários projetos. Os testes, com algum estudo chega-se lá!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @MargaridaS
O contrário é muito típico, conheço alguns casos, mas neste sentido nunca conheci ninguém. Quando a teres mais 3 anos não terás qualquer problema, não é assim tão incomum teres alunos nos seus 20s/30s a começar cursos no IST.