Trabalhador-Estudante (Futuro professor?)

João Valdez

Membro Caloiro
Matrícula
23 Dezembro 2020
Bom dia!
Venho solicitar o vosso parecer referente à exequibilidade de concluir a minha licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras de Lisboa estando a trabalhar a regime full-time, num horário diga-se de passagem, normal (9h-18h). O meu objectivo é finalizar a licenciatura o mais rapidamente, sendo que essa questão levantou a possibilidade de solicitar alteração de estabelecimento de ensino para a Universidade Aberta, permitindo-me uma maior flexibilidade. Mas a problemática reside na divergência de plano curricular entre as duas universidades. O meu plano é concluir a licenciatura e ingressar no mestrado de ensino de língua portuguesa. E pela minha pesquisa, os requisitos em termos de ingresso não caiem muito favoravelmente no plano curricular da Universidade Aberta.

Qual seria a solução mais fazível no sentido prático?

Obrigado pela vossa atenção e possível ajuda :)

Solução
Bom dia!
Venho solicitar o vosso parecer referente à exequibilidade de concluir a minha licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras de Lisboa estando a trabalhar a regime full-time, num horário diga-se de passagem, normal (9h-18h). O meu objectivo é finalizar a licenciatura o mais rapidamente, sendo que essa questão levantou a possibilidade de solicitar alteração de estabelecimento de ensino para a Universidade Aberta, permitindo-me uma maior flexibilidade. Mas a problemática reside na divergência de plano curricular entre as duas universidades. O meu plano é concluir a licenciatura e ingressar no mestrado de ensino de língua portuguesa. E pela minha pesquisa, os requisitos em termos de ingresso não caiem...
Bom dia!
Venho solicitar o vosso parecer referente à exequibilidade de concluir a minha licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas na Faculdade de Letras de Lisboa estando a trabalhar a regime full-time, num horário diga-se de passagem, normal (9h-18h). O meu objectivo é finalizar a licenciatura o mais rapidamente, sendo que essa questão levantou a possibilidade de solicitar alteração de estabelecimento de ensino para a Universidade Aberta, permitindo-me uma maior flexibilidade. Mas a problemática reside na divergência de plano curricular entre as duas universidades. O meu plano é concluir a licenciatura e ingressar no mestrado de ensino de língua portuguesa. E pela minha pesquisa, os requisitos em termos de ingresso não caiem muito favoravelmente no plano curricular da Universidade Aberta.

Qual seria a solução mais fazível no sentido prático?

Obrigado pela vossa atenção e possível ajuda :)
Eu estudei anos na FLUL e ao mesmo tempo eu tive pelo menos 2 ou 3 amigos que estudaram e trabalharam ao mesmo tempo em regime full-time. Não é uma situação fácil e alguns deles conseguiram fazer o curso nos 3 anos, outros precisaram de mais tempo. No entanto, tendo estatuto de trabalhador-estudante, tens alguns direitos assegurados - desde não chumbares por faltas até teres acesso aos exames sem necessidade de nota mínima, pleno direito de compareceres a avaliações sem te prejudicar no trabalho, bem como acesso à época especial. Eu diria que com estes direitos é exequível, simplesmente vai ser uma situação para a qual vais ter de passar por um período de adaptação até perceberes como conjugar o trabalho com os estudos. O meu conselho é avisares sempre os professores que és trabalhador-estudante em regime full-time e contares com eles para a disponibilização de materiais, bem como pertenceres aos grupos de wpp onde os teus colegas provavelmente também conseguem ajudar-te.

Solução