Trabalhar na Europa, melhores países tendo em conta o salário e custo de vida?

Ivan

Membro
Matrícula
30 Abril 2016
Curso
Engenharia Informática
Boa noite pessoal,

Há aqui alguém por aqui que se tenha aventurado em analisar os diferentes países da União Europeia para emigrar? Estou particularmente interessado no balanço entre o salário e custo de vida (comida, arrendamento de casa, impostos...).

A meu ver existem 4 tipos de países:
  1. Alto rendimento, alto custo de vida
  2. Alto rendimento, baixo custo de vida
  3. Baixo rendimento, baixo custo de vida (acredito que Portugal se enquadre aqui)
  4. Baixo rendimento, alto custo de vida
Alguém se aventurou a balancear rendimentos brutos com PPP ("Purchasing Power Parity") e cenas assim? Talvez o pessoal de Economia possa dar uma ajuda?

Aproveito e deixo aqui um link que achei minimamente interessante, caso alguém o queira comentar está à vontade:
https://www.glassdoor.com/research/app/uploads/sites/2/2016/04/Wages_StandardofLiving_Final.pdf
E mais um link:
List of countries by average wage - Wikipedia

A Suiça e os países nórdicos aparentam ser os melhores tendo em conta o salário (PPP). Estarei a interpretar bem? No entanto, não sei o se PPP tem em consideração os impostos que temos de pagar.

Última edição:
Também teria interesse.....
Do pessoal de engenharia, Suiça na área de informática, consegues juntar 3 k€ no final do mês (conheço casos), o meu irmão é eng.º informático pela UM está na cidade mais rica da Alemanha, e posso dizer-te que tem um salário 6x superior ao que tinha em PT, e atenção, trabalhou em PT alguns anos antes de emigrar. A única coisa mais cara na Alemanha em relação a PT é o alojamento, mas com os valores inflacionados de PT, não há assim muita diferença, eu diria 20 ou 30% mais caro na Alemanha e claro depende da cidade. Na Alemanha, o gasóleo é mais barato, a alimentação é praticamente igual, a luz, água, internet, gás, é o mesmo. Um jantar para duas pessoas custa 25€ na Alemanha, não muito diferente de PT.

Se fizeres vida que fazes em PT não te sobra quase nada, agora se tiveres uma vida mais regrada, consegues em poucos anos juntar um bom dinheiro, que demoraria uma vida em PT. Depende dos teus objetivos, nas outras áreas não sei, como economia, psicologia, medicina, mas na eng.ª os recém-licenciados não ganham além de 1 k€ (na informática e em Lisboa ganham mais), e claro que vale a pena emigrar.