Trabalhar ou estudar no estrangiero

Julia.tff

Membro Caloiro
Matrícula
9 Abril 2021
Que cursos universitários me dão oportunidade de trabalhar no estrangeiro? Sendo a especialização letras, literatura e línguas?

Olá :D

Acho q trabalhar na área durante o curso pode ser díficil :( Mas pelo que sei de estudar no estrangeiro, as universidades estrangeiras têm muitas oportunidades de estágio e consegues logo ter alguma experiência profissional na área. O ensino é mais prático e têm muitas parcerias com empresas

Se quiseres ter um part-time para as tuas despesas também é mais fácil do que em PT. Tens muito menos horas de aulas por semana (muito menos, mesmo!). E é comum estudante internacional trabalhar.

Que cursos universitários me dão oportunidade de trabalhar no estrangeiro? Sendo a especialização letras, literatura e línguas?
Acho que no fundo todos os cursos dão-te a oportunidade de trabalhar no estrangeiro, não sei bem que tipo de informações é que estás à procura mas normalmente podes ter mais sucesso com cursos tipo tradução que são um clássico. Acho que cursos muito focados na língua portuguesa vão acabar por ser uma barreira mais do que uma mais valia a menos que sejam projetos muito específicos (provavelmente num contexto de investigação). Pessoalmente não conheço ninguém de letras a trabalhar/estudar no estrangeiro já que sou de ciências e os meus colegas/amigos são todos de cursos científicos. Sei que há algumas empresas de tecnologia a contratarem tradutores/linguistas para projetos de NLP, soluções viradas para a área das línguas e tradução de plataformas/conteúdo.

Olá :D

Acho q trabalhar na área durante o curso pode ser díficil :( Mas pelo que sei de estudar no estrangeiro, as universidades estrangeiras têm muitas oportunidades de estágio e consegues logo ter alguma experiência profissional na área. O ensino é mais prático e têm muitas parcerias com empresas

Se quiseres ter um part-time para as tuas despesas também é mais fácil do que em PT. Tens muito menos horas de aulas por semana (muito menos, mesmo!). E é comum estudante internacional trabalhar.
Embora concorde que algumas universidades o que disseste se possa aplicar, não é verdade de forma geral porque não se trata muito de Portugal vs o resto mas sim de características inerentes às próprias instituições muitas vezes. Eu pessoalmente fui para um universidade com um foco muito mais teórico, com menos contactos empresariais e em que ninguém trabalhava em part-time quando comparado a Portugal em que até eu trabalhava part-time 😅

Inclusive, no que toca a empresas, acho que é exatamente o oposto porque maior parte das empresas vão operar na língua do país que vais estudar (e.g. espanhol, francês, italiano, holandês, etc) e são logo empresas que não tens muitas hipóteses. Pelo menos essa é a minha experiência estando a entrar no mercado de trabalho no estrangeiro. Falando então para empregos durante a licenciatura/mestrado, acho mesmo difícil contratarem alunos internacionais, não é nada comum em maior parte dos países.

• Like
Reactions: Alexandra S.