Trabalho de Filosofia (11º ano)

Arimleb

Membro
Matrícula
10 Março 2019
Curso
Ciências e Tecnologia
Então é assim maltinha. Preciso de fazer um trabalho de filosofia, em que o tema é livre, mas que tem de estar minimamente relacionado com a matéria lecionada em sala de aula. Neste momento estamos a falar sobre o senso comum e o conhecimento cientifico, Karl Popper e essas tretas todas...
Estou com imensos "struggles", literalmente à nora. O meu professor disse que a ética associada às experimentações com animais e mesmo com os humanos seria um bom tema, mas não faço a minima ideia de como o associar à matéria. Quem puder por favor me dar uma luzinha para seguir ou até mesmo uma ideia de tema diferente, não sei... O trabalho é para depois de amanhã e neste momento o desespero é tanto que qualquer coisa serve.
Agradeço desde já a todos os que se disponibilizarem a ajudar-me.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! Desculpa a resposta ser breve, acontece estar mesmo bastante ocupada e não posso dedicar-me a este tema tanto quanto gostaria. Ainda assim, gostava de dizer-te que acho que a conexão que o teu prof sugere é na medida em que a ética associada às experimentações com animais/humanos é um exemplo de um tema em que o paradigma foi sendo diferente ao longo do tempo. Por exemplo, na Idade Média experimentações em humanos eram algo absolutamente banal e sem a qual não se obtinha conhecimento do mundo, da anatomia, all of that. Num período não tão distante, as abomináveis experiências com judeus durante o Holocausto ou os freak shows populares nos Estados Unidos são também um exemplo de paradigmas que foram sendo mudados ao longo dos tempos e em diferentes unidades geoculturais/políticas. Hoje em dia parece-nos de senso comum que experimentações em animais são erradas e daí o surgimento de tantas marcas que são apelidadas de cruelty free, mas, no entanto, não deixas de ter países em que a realidade é um pouco diferente. Pessoalmente, estas seriam algumas das associações que eu faria com a matéria e talvez te ajudem a estruturar as ideias. Não desesperes 🤗 🤓

• Like
Reactions: Arimleb

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
sera que me podia ajudar num trabalho de filosofia que tambem tenho?
Consigo ajudar-te, mas só amanhã é que consigo conversar sobre a ficha. Se quiseres, podes enviar-me as tuas dúvidas!

DanielAndrade53

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2019
Consigo ajudar-te, mas só amanhã é que consigo conversar sobre a ficha. Se quiseres, podes enviar-me as tuas dúvidas!
Imagina que alguém responde à aposta de Pascal dizendo que, se apostarmos na crença sem provas e Deus existir, perdemos o infinito porque seremos irresponsáveis, ao passo que, se apostarmos na descrença e Deus existir, ganhamos o infinito porque seremos responsáveis. Será esta aposta menos plausível que a de Pascal? Porquê?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Imagina que alguém responde à aposta de Pascal dizendo que, se apostarmos na crença sem provas e Deus existir, perdemos o infinito porque seremos irresponsáveis, ao passo que, se apostarmos na descrença e Deus existir, ganhamos o infinito porque seremos responsáveis. Será esta aposta menos plausível que a de Pascal? Porquê?
Se quiseres amanhã dou-te uma explicação detalhada, hoje é mesmo complicado, se não houve problema 😉

DanielAndrade53

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2019
Se quiseres amanhã dou-te uma explicação detalhada, hoje é mesmo complicado, se não houve problema 😉
preciso de enviar isto ate as 24 horas por isso é que estou um bocado apressado
Mensagem fundida automaticamente:

pode é enviar uma proposta de resolução e depois explica

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
preciso de enviar isto ate as 24 horas por isso é que estou um bocado apressado

pode é enviar uma proposta de resolução e depois explica
Se conseguir enviar os meus trabalhos antes disso, posso tentar esclarecer 😅

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

underground

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! 😊
Foi-me proposto um trabalho no âmbito da temática da religião que tem como principal objetivo abordar o problema dos fundamentalismos religiosos nas diferentes religiões, dando exemplos, assim como a problemática da tolerância religiosa. Mais como um trabalho em que aborde tudo pormenorizadamente. Alguém me pode dar algumas luzes acerca deste tema e dos assuntos específicos que devo referir?

Muito obrigada. :)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! 😊
Foi-me proposto um trabalho no âmbito da temática da religião que tem como principal objetivo abordar o problema dos fundamentalismos religiosos nas diferentes religiões, dando exemplos, assim como a problemática da tolerância religiosa. Mais como um trabalho em que aborde tudo pormenorizadamente. Alguém me pode dar algumas luzes acerca deste tema e dos assuntos específicos que devo referir?

Muito obrigada. :)
Diria para abordares o fundamentalismo religioso, definindo-o, apresentando três religiões: cristianismo, islamismo e judaísmo. Problematizas a questão, explicitando o que é que cada religião defende e depois farias uma transição para um ensaio mais filosófico sobre a tolerância religiosa e as incompatibilidades entre religiões. Isto depende muito do teu pensamento sobre o assunto, mas recomendo também que procures um pouco sobre o assunto e que vejas autores que tenham falado sobre fundamentalismo, para reforçares os teus argumentos 😊

• Fabulous
Reactions: underground

underground

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Diria para abordares o fundamentalismo religioso, definindo-o, apresentando três religiões: cristianismo, islamismo e judaísmo. Problematizas a questão, explicitando o que é que cada religião defende e depois farias uma transição para um ensaio mais filosófico sobre a tolerância religiosa e as incompatibilidades entre religiões. Isto depende muito do teu pensamento sobre o assunto, mas recomendo também que procures um pouco sobre o assunto e que vejas autores que tenham falado sobre fundamentalismo, para reforçares os teus argumentos 😊
Obrigada!!! O problema é que nem o meu manual aborda muito estes temas nem consegui encontrar muita informação na internet para me poder basear já que nunca abordei este assunto de uma forma "mais filosófica", mas pode ser que corra bem 😊

• Like
Reactions: Ariana_

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigada!!! O problema é que nem o meu manual aborda muito estes temas nem consegui encontrar muita informação na internet para me poder basear já que nunca abordei este assunto de uma forma "mais filosófica", mas pode ser que corra bem 😊
É normal, porque esses temas são supostamente para pesquisa por parte dos alunos. Tens, por exemplo, esta base de dados, que tem alguns documentos em acesso livre e encontras ensaios e artigos sobre esses temas, que podes tentar ler e usar como base para o trabalho: b-on
Boa sorte!

• Fabulous
Reactions: underground
Matrícula
11 Maio 2020
"Admita-se em geral que somos simplesmente incapazes de imaginar um bem superior cuja realização dependa, sob qualquer perspetiva razoavel, de Deus permitir que aquele veado sofra terrivelmente. Tão pouco parece razoavel supor que há um mal intenso que Deus seria incapaz de impedir se não permitisse que o veado sofresse durante 5 dias" - William L. Rowe
1)Explica o sentido desta passagem do texto
Preciso de ajuda (tem haver com o problema do mal). Alem disso nao sei qual foi o tipo de mal que o autor escolheu como exemplo.
obrigado

Duarte___Silva

Membro Caloiro
Matrícula
28 Setembro 2020
Olá a todos .
Então é assim, eu preciso de fazer um ensaio filosofico sobre a teoria institucional da arte, e eu encontro-me à nora de como o fazer.
Será que alguem me pode ajudar ou apenas dizer-me como o fazer??
Obrigado, fico a aguardar resposta
Precisava de uma ajuda o mais rápido possivel, pois tenho que entregar o trabalho ainda hoje.

Olá! Desculpa a resposta ser breve, acontece estar mesmo bastante ocupada e não posso dedicar-me a este tema tanto quanto gostaria. Ainda assim, gostava de dizer-te que acho que a conexão que o teu prof sugere é na medida em que a ética associada às experimentações com animais/humanos é um exemplo de um tema em que o paradigma foi sendo diferente ao longo do tempo. Por exemplo, na Idade Média experimentações em humanos eram algo absolutamente banal e sem a qual não se obtinha conhecimento do mundo, da anatomia, all of that. Num período não tão distante, as abomináveis experiências com judeus durante o Holocausto ou os freak shows populares nos Estados Unidos são também um exemplo de paradigmas que foram sendo mudados ao longo dos tempos e em diferentes unidades geoculturais/políticas. Hoje em dia parece-nos de senso comum que experimentações em animais são erradas e daí o surgimento de tantas marcas que são apelidadas de cruelty free, mas, no entanto, não deixas de ter países em que a realidade é um pouco diferente. Pessoalmente, estas seriam algumas das associações que eu faria com a matéria e talvez te ajudem a estruturar as ideias. Não desesperes 🤗 🤓
Olá a todos .
Então é assim, eu preciso de fazer um ensaio filosofico sobre a teoria institucional da arte, e eu encontro-me à nora de como o fazer.
Precisava de uma ajuda o mais rápido possivel, pois tenho que entregar o trabalho ainda hoje.

Última edição:
Matrícula
9 Junho 2020
Olá a todos .

Olá a todos .

Boa noite!

Sou professor de Filosofia e estou aqui para ajudar. Não sei se já o fizeste ou não, mas lanço-te uma proposta simples:

1- Explicares o que é a teoria em questão e contrastares com as demais teorias.
2- Falares da importância das obras de Duchamp para o repensar dos limites arte vs. não arte. Podes pesquisar, e comentar, obras de Duchamp como "A Fonte" ou "Roda de bicicleta". Neste ponto, podes elogiar a teoria institucional, afirmando que ela procurou adaptar-se as evoluções dentro do próprio mundo da Arte.
3- Podes finalizar com uma crítica, afirmando que, por exemplo, este novo modo de fazer Arte, e de pensar a Arte, leva a obras como "My Bed", de Tracey Emin. É desafiante para o senso comum considerar esta obra da artista, uma obra no pleno sentido da palavra.

Para o ponto 1, recomendo visualização do seguinte vídeo do meu canal de YouTube (que explica Filosofia enquanto tenta, sem sucesso, lançar algumas piadas das quais só eu me rio):

Votos de sucesso!

Duarte___Silva

Membro Caloiro
Matrícula
28 Setembro 2020
Boa noite!

Sou professor de Filosofia e estou aqui para ajudar. Não sei se já o fizeste ou não, mas lanço-te uma proposta simples:

1- Explicares o que é a teoria em questão e contrastares com as demais teorias.
2- Falares da importância das obras de Duchamp para o repensar dos limites arte vs. não arte. Podes pesquisar, e comentar, obras de Duchamp como "A Fonte" ou "Roda de bicicleta". Neste ponto, podes elogiar a teoria institucional, afirmando que ela procurou adaptar-se as evoluções dentro do próprio mundo da Arte.
3- Podes finalizar com uma crítica, afirmando que, por exemplo, este novo modo de fazer Arte, e de pensar a Arte, leva a obras como "My Bed", de Tracey Emin. É desafiante para o senso comum considerar esta obra da artista, uma obra no pleno sentido da palavra.

Para o ponto 1, recomendo visualização do seguinte vídeo do meu canal de YouTube (que explica Filosofia enquanto tenta, sem sucesso, lançar algumas piadas das quais só eu me rio):

Votos de sucesso!
Olá
Eu precisava que alguem me ajudasse, pois tenho que fazer um ensaio filosofico sobre as posições relativas à existencia de deus
E eu encontro-me à nora de como o fazer
Fico a aguardar resposta da vossa parte
Obrigado
Duarte