[
Olá, desculpa pela resposta ser tão tardia, mas estive tão ocupada com os estudos e tudo o resto, que me esqueci de visitar este fórum regularmente.
De acordo com as tuas questões, estudar chinês é bastante frustante, principalmente após de estares aqui na china. Eu, neste preciso momento, estou no nível HSK5, que é o segundo grau mais alto em termos de proficiência da língua, mas mesmo assim, sinto que o meu chinês não é bom o suficiente. No fim do primeiro ano, dependendo de como tu te aplicares, chegarás ao correspondente do HSK3, contudo como as aulas em Portugal são dadas de uma forma bastante relaxada, se em casa estudares por conta propria, poderás chegar ao HSK4.
-As maiores despesas que terás serão as viagens. Antigamente, os bilhetes eram fornecidos pela escola, mas no ano passado, começaram a ser pagos pelos alunos. Levando o meu caso como exemplo, o bilhete de ida-volta ficou à volta de 800€.
A bolsa que recebes dá perfeitamente para alimentação e para viajar. Esta ronda à volta de 300€. O custo de vida em Pequim é relativamente alto quando conparado com outras cidades chinesas, mas, comparado com Portugal é o mesmo. Outra despesa que me esqueci de referir é que, quando estiveres na universidade chinesa, paga-se para se ter acesso à internet. Esta foi uma informação que o ipl nos esquecera de dizer.
-A sociedade chinesa é bastante diferente da nossa. Há certos aspetos que ainda não me habituei, como o hábito dos chineses cuspirem em todo o lado, ou a inércia que se reflete na forma como trabalham, como também as suas próprias ideologias e pensamento. Mas, pondo isso de lado, é de fácil adaptação. Contudo, se tiverem alguma dúvida, esqueçam utilizar o inglês para falar. Os chineses até que podem entender e, salvas excepções respondem em inglês, mas a fim de não "perderem a cara", isto é, o orgulho, falam somente em chinês.
-Acerca da situação das saídas profissionas, eu não estou muito a par disso. Sei que, muitos se encontram em África a trabalhar na área de tradução e que o salário é bastante bom. Em portugal, muitos dos que ficaram aqui, trabalham no ramo imobiliário a venderem casas de luxo aos chineses interessados em investir nos vistos gold.
Eu decidi, a fim de melhorar o meu chinês e ter melhores oportunidades de trabalho em Pequim, por me graduar na universidade chinesa em que me encontro neste momento, por isso se alguém que estiver a ler isto e vier para ano para pequim, poderemos-nos encontrar.
Olá, este curso interessa-me, estive a ler o tópico mas ainda tenho bastantes questões pois há pouca informação sobre ele.
-Quais as primeiras impressões sobre a língua chinesa? É fácil adaptar-se ao estudo? No fim do primeiro ano que nível é suposto atingir?
-Em relação ao estudar na China, quanto dinheiro acham que é preciso ter disponível, quer para viagens Portugal-China, quer para o dia-a-dia e viagens dentro da própria China? Quais as despesas que se tem, para além das propinas cá em Portugal?
-Como é a habituação à sociedade chinesa?
-Em termos de saídas profissionais, o que andam os licenciados deste curso a fazer de momento? Há necessidade de Portugueses na China?