Ora essa! Estou aqui para ajudar

Eu achei o ambiente no IPLeiria bastante agradável, não ha tantos alunos como nas grandes universidades, por isso por vezes parece que estás no secundário

Em relação ao dinheiro para os dois anos, é preciso ter em conta que os alunos do meu ano e anteriores receberam uma bolsa para a China que o IPMacau deixou de fornecer por isso os custos de vida na China vão ficar a vosso cargo (exepto o alojamento), a bolsa que recebiamos rondava os 200€/mês em Pequim e os 300€/mês em Macau, dinheiro que chegava perfeitamente para as despesas do dia a dia. Isto sem contar com as viagens de avião e visto para a china, que ficam em cerca de 900€. Claro que há muitos outros custos que voces têm quando lá chegam, como por exemplo: visto de estudante, cartão de telemovel chinês, caução do quarto, internet etc...
Em Macau as coisas são mais caras relativamente a Portugal mas em Pequim é ela por ela, certas coisas como os transportes é que são mais baratas (isto em Pequim).
Para mim não houve grandes dificuldades em ir estudar fora, mas claro que depende da adaptação de cada pessoa. Tanto a Universidade como a cidade de Pequim são fantásticas

há imensas coisas para ver e para fazer. O meu ano em Pequim foi sem dúvida o melhor ano da minha vida. As aulas eram acessiveis, dava para conhecer imensas caras novas e de todas as nacionalidades. Tambem dá tempo para viajares bastante .
Macau é que já é um pouco mais aborrecido e puxado a nivel de estudos.

No primeiro ano do curso as nossas aulas de chinês eram dadas por uma professora que não falava português, por isso tinhamos as aulas em chinês e inglês. Quando vais para Pequim as aulas são inteiramente dadas em chinês (muitos dos professores de lá nem sequer falam inglês), em Macau já passas a ter algumas aulas em português como é o caso de Interpretação e tradução, embora as de chinês continuem a ser dadas em chinês.
Agora, é preciso ter atenção de que estudar chinês é SUPER dificil e SUPER frustrante, está a ser o meu maior desafio ate hoje...a gente mata-se a estudar e mesmo assim não domina a lingua

não é mesmo nada facil...
Quanto às notas de ultimo colocado não sou a melhor pessoa para te informar, desde que entrei para o curso deixei de verificar esses dados.
Sim, este curso foi a minha primeira e única opção. Decidi optar por ele pois a cultura chinesa sempre me despertou algum interesse e para além disso estava curiosa em relação à experiencia em aprender chinês, que na altura, ingenuamente achava que nem seria assim tão dificil...achava eu...

Sinceramente, estava com receio em relação a estudar na China, mas acabou por revelar-se o melhor do curso.
Espero ter ajudado

Se tiveres mais alguma questão coloca à vontade