IPLeiria Tradução e Interpretação: Português-Chinês

Tania J

Membro Caloiro
Matrícula
13 Fevereiro 2021
Olá!
Eu vou acabar o 12º este ano e gostava de em entrar no curso de Tradução e Interpretação: Português-Chinês na IPL (politécnico de Leiria) alguém sabe se dá para entrar neste curso com nota do curso profissional de técnico de informática instalação e gestão de redes ?

im_sarajay

Membro Caloiro
Matrícula
22 Fevereiro 2021
Olá! Estou interessada nesta licenciatura em Tradução e Interpretação: Português-Chinês do IPL.
Alguém me pode informar dos custos, em média, deste curso? Caso obtenha bolsa da DGES, continuo a receber durante os anos fora? Obrigado.

• Like
Reactions: Guidinha Alexandre

Guidinha Alexandre

Membro Veterano
Matrícula
8 Setembro 2016
Curso
Tradução e Interpretação: Português-Chinês
Instituição
IPLeiria
Olá! Estou interessada nesta licenciatura em Tradução e Interpretação: Português-Chinês do IPL.
Alguém me pode informar dos custos, em média, deste curso? Caso obtenha bolsa da DGES, continuo a receber durante os anos fora? Obrigado.
Olá 😉
Eu sou aluna finalista do curso. Muito gosto em conhecer-te.
Quanto aos custos, gasta-se em média o mesmo que se gasta em qualquer outro curso em Portugal, uma vez que os custos de alojamento em Pequim e em Macau são suportados pelo IPMacau. Mas atenção, com a situação da pandemia não é garantido que haja uma deslocação para a China, os alunos que deviam estar lá agora não poderam ir.
Relativamente à bolsa DGES, sim, continuas a receber, uma vez que continuas a estar matriculada no IPL enquanto estiveres fora.😉
Espero ter ajudado. Se tiveres mais alguma questão, estás à vontade.

• Like
Reactions: Abel Pereira

Abel Pereira

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2021
Olá Guidinha, vou seguir este curso mas é bastante díficil ter noção de como me candidatar, custos por mês e se vai efetivamente haver um ou dois anos no estrangeiro ou não. Parece ser um curso bastante interessante mas as informações disponíveis são escassas D:
É preciso ter experiência em língua chinesa logo de ínicio? Ou começamos do 0?
Muito obrigado pela disponibilidade em avanço :)
ABraço
Post automatically merged:

Olá 😉
Eu sou aluna finalista do curso. Muito gosto em conhecer-te.
Quanto aos custos, gasta-se em média o mesmo que se gasta em qualquer outro curso em Portugal, uma vez que os custos de alojamento em Pequim e em Macau são suportados pelo IPMacau. Mas atenção, com a situação da pandemia não é garantido que haja uma deslocação para a China, os alunos que deviam estar lá agora não poderam ir.
Relativamente à bolsa DGES, sim, continuas a receber, uma vez que continuas a estar matriculada no IPL enquanto estiveres fora.😉
Espero ter ajudado. Se tiveres mais alguma questão, estás à vontade.

Olá Guidinha, vou seguir este curso mas é bastante díficil ter noção de como me candidatar, custos por mês e se vai efetivamente haver um ou dois anos no estrangeiro ou não. Parece ser um curso bastante interessante mas as informações disponíveis são escassas D:
Abraço

Guidinha Alexandre

Membro Veterano
Matrícula
8 Setembro 2016
Curso
Instituição
IPLeiria
ABraço

Abraço

Olá Abel 😉
Sim, é verdade que não existem muitas informações sobre este curso mas espero poder ajudar.
Não precisas de saber chinês para entrares no curso, mas ajuda muito teres algumas noções 😅
Quanto a estudar fora...anda tudo muito complicado por causa da pandemia, por isso não é garantido que vás estudar na China.
Para esclarecer melhor outras questões que possas ter deixo aqui uma mensagem que escrevi num outro tópico 😉 se tiveres mais alguma questão, já sabes!
Ora essa! Estou aqui para ajudar 😉
Eu achei o ambiente no IPLeiria bastante agradável, não ha tantos alunos como nas grandes universidades, por isso por vezes parece que estás no secundário 😂
Em relação ao dinheiro para os dois anos, é preciso ter em conta que os alunos do meu ano e anteriores receberam uma bolsa para a China que o IPMacau deixou de fornecer por isso os custos de vida na China vão ficar a vosso cargo (exepto o alojamento), a bolsa que recebiamos rondava os 200€/mês em Pequim e os 300€/mês em Macau, dinheiro que chegava perfeitamente para as despesas do dia a dia. Isto sem contar com as viagens de avião e visto para a china, que ficam em cerca de 900€. Claro que há muitos outros custos que voces têm quando lá chegam, como por exemplo: visto de estudante, cartão de telemovel chinês, caução do quarto, internet etc...
Em Macau as coisas são mais caras relativamente a Portugal mas em Pequim é ela por ela, certas coisas como os transportes é que são mais baratas (isto em Pequim).
Para mim não houve grandes dificuldades em ir estudar fora, mas claro que depende da adaptação de cada pessoa. Tanto a Universidade como a cidade de Pequim são fantásticas 😉 há imensas coisas para ver e para fazer. O meu ano em Pequim foi sem dúvida o melhor ano da minha vida. As aulas eram acessiveis, dava para conhecer imensas caras novas e de todas as nacionalidades. Tambem dá tempo para viajares bastante .
Macau é que já é um pouco mais aborrecido e puxado a nivel de estudos.😅
No primeiro ano do curso as nossas aulas de chinês eram dadas por uma professora que não falava português, por isso tinhamos as aulas em chinês e inglês. Quando vais para Pequim as aulas são inteiramente dadas em chinês (muitos dos professores de lá nem sequer falam inglês), em Macau já passas a ter algumas aulas em português como é o caso de Interpretação e tradução, embora as de chinês continuem a ser dadas em chinês.
Agora, é preciso ter atenção de que estudar chinês é SUPER dificil e SUPER frustrante, está a ser o meu maior desafio ate hoje...a gente mata-se a estudar e mesmo assim não domina a lingua 😣 não é mesmo nada facil...
Quanto às notas de ultimo colocado não sou a melhor pessoa para te informar, desde que entrei para o curso deixei de verificar esses dados.
Sim, este curso foi a minha primeira e única opção. Decidi optar por ele pois a cultura chinesa sempre me despertou algum interesse e para além disso estava curiosa em relação à experiencia em aprender chinês, que na altura, ingenuamente achava que nem seria assim tão dificil...achava eu...😅
Sinceramente, estava com receio em relação a estudar na China, mas acabou por revelar-se o melhor do curso.
Espero ter ajudado🤗
Se tiveres mais alguma questão coloca à vontade

Judá

Membro
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
Ipleiria- ESTG
Olá!
Eu vou acabar o 12º este ano e gostava de em entrar no curso de Tradução e Interpretação: Português-Chinês na IPL (politécnico de Leiria) alguém sabe se dá para entrar neste curso com nota do curso profissional de técnico de informática instalação e gestão de redes ?

Olá, Tania!!

Eu de facto não sei, porém é provável que faças aquelas provas especiais do ensino profissional diretamente para o ensino superior.

Qualquer das maneiras, tenta buscar informação na ESECS, que é o edifício do politécnico em que decorre as aulas desse curso.

Adeus e saudações académicas!!

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Curso
Tradução e interpretação chinês /português
Instituição
Ipl
@Guidinha Alexandre
Olá, está tudo bem contigo? 😊
Desculpa te estar a chatear mas visto que és finalista no curso de tradução chinês - português gostaria de te fazer umas perguntas sobre o curso 😊
Aqui vai e desculpa o incómodo 😅😅
Eu sou bolseira e gostaria de saber se a bolsa DGES cobre as viagens para Macau e Pequim ou tenho de ser do meu bolso?
Quanto custam as viagens?
É preciso ter noções básicas de chinês?

Mais uma vez obrigada se me conseguires ajudar😊

• Like

Baixue

Membro Veterano
Matrícula
13 Setembro 2019
@Guidinha Alexandre
Desculpa te estar a chatear mas visto que és finalista no curso de tradução chinês - português gostaria de te fazer umas perguntas sobre o curso 😊
Eu sou bolseira e gostaria de saber se a bolsa DGES cobre as viagens para Macau e Pequim ou tenho de ser do meu bolso?

Olá. Já te candidatas te a este curso? Candidatas te com que média? Coloquei este curso como primeira opção. Boa sorte! :)

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Curso
Instituição
Ipl
Olá. Já te candidatas te a este curso? Candidatas te com que média? Coloquei este curso como primeira opção. Boa sorte! :)
Eu ainda não me candidatei porque tenho até dia 10 e queria ver se alguém me conseguia responder às perguntas mas está difícil 😅😅
Eu vou por mudança de curso 😊
Boa sorte para ti também 😊

Baixue

Membro Veterano
Matrícula
13 Setembro 2019
Eu ainda não me candidatei porque tenho até dia 10 e queria ver se alguém me conseguia responder às perguntas mas está difícil 😅😅
Eu vou por mudança de curso 😊
Boa sorte para ti também 😊
Posso responder a duas das tuas perguntas. A bolsa da dges não cobre nenhuma das despesas que tenhas em Pequim e em Macau. Temos que ser nós a pagar. A única coisa que temos direito na China é o alojamento. Se não me engano antigamente o politécnico de Macau davam bolsas mas agora já não dão. Não é necessário ter bases em chinês porque as aulas começam do 0. No entanto se tiveres conhecimentos em chinês claro que irá ajudar te bastante :)

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Curso
Instituição
Ipl
Posso responder a duas das tuas perguntas. A bolsa da dges não cobre nenhuma das despesas que tenhas em Pequim e em Macau. Temos que ser nós a pagar. A única coisa que temos direito na China é o alojamento. Se não me engano antigamente o politécnico de Macau davam bolsas mas agora já não dão. Não é necessário ter bases em chinês porque as aulas começam do 0. No entanto se tiveres conhecimentos em chinês claro que irá ajudar te bastante :)
Obrigada pela ajuda 😊

Guidinha Alexandre

Membro Veterano
Matrícula
8 Setembro 2016
Curso
Instituição
IPLeiria
@Guidinha Alexandre

Olá Joana,
Tudo bem? Prazer em conhecer-te.
Sim, tambem fui bolseira e a bolsa da DGES cobre os custos de estudo na China (isto dependendo do valor da bolsa, que depende dos rendimentos do teu agregado) a bolsa que já não dão é a uma bolsa do IPMacau, a minha turma foi o ultimo ano a receber. No entanto, convem avisar que com o covid, os alunos deste curso já não estão a ir para a China, ficando em Portugal a ter aulas online.
Relativamente aos conhecimentos de chines, não, não é preciso ter noções básicas, aprende-se chines desde o inicio...mas é melhor ires já preparada 🤣
Espero ter ajudado, é se precisares de esclarecer mais alguma coisa diz 😊

Desculpem fazer "hijack" à thread, mas que me podem dizer sobre as perspectivas de empregabilidade de tradutores/interpretes Português-Chinês/Chinês-Português?
Olá 😉
É uma pergunta um pouco dificil de responder, as prespetivas de empregabilidade dependem do nivel de chines com que acabas o curso, se tiveres um bom nivel consegues sempre arranjar emprego. No entanto, não é nada facil acabar este curso com um nivel que te abra muitas e boas portas no mercado de trabalho 🙄 you have to fake it till you make it...

Última edição:

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Curso
Instituição
Ipl
Olá Joana,
Tudo bem? Prazer em conhecer-te.
Sim, tambem fui bolseira e a bolsa da DGES cobre os custos de estudo na China (isto dependendo do valor da bolsa, que depende dos rendimentos do teu agregado) a bolsa que já não dão é a uma bolsa do IPMacau, a minha turma foi o ultimo ano a receber. No entanto, convem avisar que com o covid, os alunos deste curso já não estão a ir para a China, ficando em Portugal a ter aulas online.
Relativamente aos conhecimentos de chines, não, não é preciso ter noções básicas, aprende-se chines desde o inicio...mas é melhor ires já preparada 🤣
Espero ter ajudado, é se precisares de esclarecer mais alguma coisa diz 😊

Olá 😉
É uma pergunta um pouco dificil de responder, as prespetivas de empregabilidade dependem do nivel de chines com que acabas o curso, se tiveres um bom nivel consegues sempre arranjar emprego. No entanto, não é nada facil acabar este curso com um nivel que te abra muitas e boas portas no mercado de trabalho 🙄 you have to fake it till you make it...
Sim ajudaste imenso porque estava indecisa se me havia de inscrever ou não devido mesmo aos custos das viagens, ainda por cima pelo que li (não sei se é verídico ou não) pessoas bolseiras não podem trabalhar ou perdem a bolsa :/
Tenho só mais uma questão, já mandei um email à universidade mas é para o caso de saberes e me conseguires responder 😊 sabes a quantos cursos me posso inscrever no ipleiria sabendo que vou por mudança de curso? Sei que há unis que só aceitam 1 inscrição e preciso de saber ^^
Mais uma vez obrigada pela ajuda 😊

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
pessoas bolseiras não podem trabalhar ou perdem a bolsa :/
Isto não é verdade. O único factor que exclui a nível financeiro é se os teus rendimentos ultrapassarem o valor máximos fixado. Se mesmo a trabalhar esses valores forem inferiores, continuas a ter direito à bolsa.

Baixue

Membro Veterano
Matrícula
13 Setembro 2019
Boa tarde!
Estive a ver as cadeiras que teremos no 2 ano deste curso e reparei que havia lá "opção 1" e "opção 2". Isto quer dizer que teremos um grupo de cadeiras que podemos escolher para colocar nestas opções?

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Curso
Instituição
Ipl
Boa tarde!
Estive a ver as cadeiras que teremos no 2 ano deste curso e reparei que havia lá "opção 1" e "opção 2". Isto quer dizer que teremos um grupo de cadeiras que podemos escolher para colocar nestas opções?
Se for como é na minha uni tens de escolher entre 2 ou mais opções nos 2 semestres e devem de dividir a turma em grupos conforme as escolhas que fizeram, mas só nessas cadeiras de opção

Guidinha Alexandre

Membro Veterano
Matrícula
8 Setembro 2016
Curso
Instituição
IPLeiria
Boa tarde!
Olá Sara,
Isso são coisas da BLCU e não são para todos os alunos. As cadeiras opcionais no segundo ano são só para os alunos que conseguem entrar no nivel avançado. Os do nivel básico (a maioria dos alunos) não precisa de escolher cadeiras opcionais. Mas geralmente elas são de disciplinas mais "leves" como caligrafia, música (aprender a tocar algum instrumento), aulas de expressões ideomáticas etc...
No entanto, devido aos alunos já não irem para a China por causa da pandemia não sei como isso se vai processar 🙄 não sei se eles dão aulas online dessas cadeiras...

Se for como é na minha uni tens de escolher entre 2 ou mais opções nos 2 semestres e devem de dividir a turma em grupos conforme as escolhas que fizeram, mas só nessas cadeiras de opção
Sim, é mais ou menos isso mas lá é a uma escala diferente 😂

Baixue

Membro Veterano
Matrícula
13 Setembro 2019
Olá! Quando dizes que quem pode escolher cadeiras opcionais são os alunos que estiverem em níveis avançados, estás a referir te aos alunos que tenham boas notas a chinês no primeiro ano? Já agora conseguiste escolher alguma opção livre ? :)

• Like