Tradução e Línguas, Literaturas e Cultura, Línguas Estrangeiras Aplicadas -FLUL,FCSH,UCP

Maria Isabel

Membro
Matrícula
14 Janeiro 2017
Aconselho-te a estudares as obras que fazem parte do programa: Sermão de Santo António, Frei Luís de Sousa, Os Maias, Memorial do Convento, Fernando Pessoa e Luís de Camões, por aí!
Acho que deves comprar pelo menos um livro de apoio, que te explique a matéria de uma forma resumida e depois que tenha exercícios.
Por fim, deves (definitivamente) resolver os exames dos anos anteriores e a contares as 2h30 para teres uma noção do tempo que gastas em cada questão. Isto irá ajudar-te a teres mais calma durante o exame e definitivamente vai aumentar a tua concentração!

Obrigada:)

ricardob95

Membro Veterano
Matrícula
24 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Tradução
Instituição
FLUL
Olá! Eu estou interessada no curso de Línguas, Literaturas e Culturas na FLUL, mas ainda com algumas dúvidas. Será que me consegues dar alguma informação acerca dos Majors e Minors? Mais especificamente do Minor em Tradução, Minor e Major em estudos Alemães e Minor e Major em estudo Ingleses. Isso poderia ajudar-me na minha decisão. As práticas de Tradução são boas? Os professores são nativos? Para os majors e minors em estudos alemães é necessário ter o nível A1.2 do Quadro Comum Europeu de Referência certo?

As práticas de tradução são boas, I guess xD Aliás, em relação ao Minor de Tradução disseram-me logo: "Escolhe as cadeiras de práticas que são as mais úteis", e, de facto, acho que são :) Em Práticas de Tradução temos tradução generalista de vários tipos de texto, e o prof, por exemplo, explica como devemos resolver alguns problemas de tradução (o que acontece com expressões idiomáticas e assim).

Yup, o prof de práticas é nativo; é british xD Aliás, já tinha tido cadeiras de Inglês com ele, mas não sei se todos os professores que dão os outros tipos de práticas de tradução (tradução técnica e tradução literária) também o são, mas penso que sim :)

Para os Major e Minor em Estudos Alemães é, de facto, necessário o nível A1.2 da língua, tanto que até para algumas cadeiras de linguística alemã pedem que tenhas esse nível. Mas acho que não tem muito problema. Pelo menos no meu ano de caloiro, quando fui a fazer o meu plano de estudos a directora do curso aconselhou que não fizesse logo cadeiras de Major/Minor e que escolhesse fazer cadeiras do NUCO (as obrigatórias) e as eventuais línguas estrangeiras que quisesse estudar, tendo assim tempo e conhecimento de causa para decidir que Minors ou Majors faria. Ora, começando Alemão (mesmo que no nível mais baixo) logo no 1º ano consegues chegar ao 2º com o A1.2 feito, e assim começar o Major/Minor no 2º ano sem problemas.
Espero ter ajudado! E fica à vontade para expor quaisquer outras dúvidas
Boa sorte :)

Ana Á

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2017
Olá! Sabes se podemos levar mais do que um dicionário ? Por exemplo eu costumo utilizar 2, um da Oxford só de inglês e outro da Porto editora que é inglês-português/Português-inglês ...
Também fizeste exame de português (apesar de não o utilizares) certo ?
Olá, tens de verificar se o dicionário da Oxford tem imagens porque, pelo menos na minha escola, não permitem o uso de dicionários com imagens, apesar de aceitarem os verbos (um bocado estúpido na minha opinião). Vou repetir o exame de Inglês e, como o ano passado não sabia que se podia levar dicionário, informei-me e foi isso que me disseram :)

S

someone

Guest
Olá, tens de verificar se o dicionário da Oxford tem imagens porque, pelo menos na minha escola, não permitem o uso de dicionários com imagens, apesar de aceitarem os verbos (um bocado estúpido na minha opinião). Vou repetir o exame de Inglês e, como o ano passado não sabia que se podia levar dicionário, informei-me e foi isso que me disseram :)

@Ana Á, e como é que depois no exame os professores vigilantes sabem que temos dicionários com algo que não seja permitido? Eles vêm ver os dicionários a cada um na sala?

Ana Á

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2017
@Ana Á, e como é que depois no exame os professores vigilantes sabem que temos dicionários com algo que não seja permitido? Eles vêm ver os dicionários a cada um na sala?
Sim, o ano passado, antes de o professor entregar os exames, bateram à porta e perguntaram se alguém tinha dicionários. Como ninguém sabia que se podia levar dicionários não houve verificação.

S

someone

Guest
Sim, o ano passado, antes de o professor entregar os exames, bateram à porta e perguntaram se alguém tinha dicionários. Como ninguém sabia que se podia levar dicionários não houve verificação.

Estranho, porque pensei que como é algo do próprio aluno, que os professores vigilantes não pudessem mexer, da mesma forma que nos exames de Física e Química A e Matemática, temos de levar as calculadoras e, mesmo sabendo/supondo que a maioria dos alunos coloca lá cábulas/exercícios típicos, ninguém é confiscado nem nenhum professor pode mexer na calculadora.

Ana Á

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2017
Estranho, porque pensei que como é algo do próprio aluno, que os professores vigilantes não pudessem mexer, da mesma forma que nos exames de Física e Química A e Matemática, temos de levar as calculadoras e, mesmo sabendo/supondo que a maioria dos alunos coloca lá cábulas/exercícios típicos, ninguém é confiscado nem nenhum professor pode mexer na calculadora.
Verdade mas o dicionário tem verbos no simple past e past participle em que eles deixam passar, as imagens é que não por algum motivo.

S

someone

Guest
Verdade mas o dicionário tem verbos no simple past e past participle em que eles deixam passar, as imagens é que não por algum motivo.

Sim, o meu é um deles. Pensei que, deixassem levar os dicionários a 100% e não a "meio-termo". À partida, o meu não tem imagens, mas sendo assim vou confirmar, na volta ainda levo e não me deixam usar.

Ana Á

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2017
Sim, o meu é um deles. Pensei que, deixassem levar os dicionários a 100% e não a "meio-termo". À partida, o meu não tem imagens, mas sendo assim vou confirmar, na volta ainda levo e não me deixam usar.
Isto foi o que a minha professora de inglês disse no entanto se visitares este link Inglês 550 no material podes ver que diz "é permitida a consulta de dicionários unilingues ou bilingues, sem restrições nem especificações." O que contradiz a minha professora.

Matrícula
30 Maio 2017
Olá, Maria. Eu sou estudante de LLC na FLUL. Não sei se já tiveste oportunidade de consultar o programa curricular dos 3 cursos que pretendes nas faculdades que referiste mas, quanto ao de LLC, particularmente na FLUL, funciona do seguinte modo:
Tens 3 cadeiras obrigatórias que tens que concluir durante os 3 anos da Licenciatura (O Estudo das Culturas, O Estudo da Literatura e O Estudo da Linguagem Humana). Estas 3 cadeiras fazem parte do NUCO (Nucleo de Unidades Curriculares Obrigatórias), todas as outras cadeiras são meramente opcionais. Eu concluí as 3 no meu primeiro semestre e, por aquilo que oiço aconselhar, é indicado que as concluas logo no primeiro ano. Depois, em LLC tens que ter obrigatoriamente 1 língua estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão ou Italiano) e podes estudar, no máximo, até 4 línguas diferentes (a faculdade oferece-te línguas não-europeias como Russo, Chinês, Japonês, Persa, etc...) O curso dá-te a possibilidade de fazeres Majors e/ou Minors se assim preferires. São, digamos, especializações. Cada Major/ Minor tem um leque vasto de cadeiras que deves concluir para obteres a graduação no final da Licenciatura. Não és, no entanto, obrigada a fazer Majors e Minors, no entanto aconselho-te a fazeres, nem que seja um Minor pois é sempre uma mais-valia.
Devo informar-te que o curso em si, é virado para uma especialização superior em Mestrado, em várias áreas, desde Estudos Literários a Linguística. Os horários da Licenciatura são construídos por ti no inicio de cada ano lectivo, de acordo com uma tabela de horas em que a cadeira é leccionada.
A minha opinião geral, agora que estou a terminar o primeiro ano, é que o curso em si, é bom. Os professores no geral, são muito bons e exigentes e a faculdade tem muito bom ambiente.
Sei que o curso de LLC na FCSH funciona de modo diferente (eles não têm Majors nem Minors) e escolhes logo qual a variação que queres seguir (Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Ingleses e Franceses, etc...), mas como te disse, aconselho-te a veres o plano curricular de cada instituição.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, principalmente sobre LLC na FLUL, fica à vontade para me dizeres :) Boa sorte!

Olá Alexandra, vi a tua resposta ao post original e gostava que me pudesses ajudar com duas dúvidas que tenho, por favor :)

1ª Em relação ao nucleo (que ainda não o entendi bem), do grupo de unidades curriculares que integra 14 UCs é obrigatório escolher 4 delas, ou só as 3 que referiste é que são obrigatórias? E caso não seja obrigatório, podemos substituir essas 4 por outras de qualquer major ou minor? É que ainda não percebi bem isso do núcleo.

2ª No caso dos três níveis de uma língua (e considerando o nível de qualquer língua na FLUL) podes dizer-me se são todos 6 créditos? E as outras cadeiras também são? É que no site não especifica os créditos, e acho que o curso na FLUL não me permite ter os créditos todos que eu necessitava.

Agradeço desde já :)

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá Alexandra, vi a tua resposta ao post original e gostava que me pudesses ajudar com duas dúvidas que tenho, por favor :)

1ª Em relação ao nucleo (que ainda não o entendi bem), do grupo de unidades curriculares que integra 14 UCs é obrigatório escolher 4 delas, ou só as 3 que referiste é que são obrigatórias? E caso não seja obrigatório, podemos substituir essas 4 por outras de qualquer major ou minor? É que ainda não percebi bem isso do núcleo.

2ª No caso dos três níveis de uma língua (e considerando o nível de qualquer língua na FLUL) podes dizer-me se são todos 6 créditos? E as outras cadeiras também são? É que no site não especifica os créditos, e acho que o curso na FLUL não me permite ter os créditos todos que eu necessitava.

Agradeço desde já :)

Olá Maria! Em relação às tuas dúvidas:

1ª Em LLC tens obrigatoriamente 3 cadeiras obrigatórias (que são as que referi no outro comentário). Para além disso, da lista que te é apresentada aqui: Línguas, Literaturas e Culturas - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa tens de escolher pelo menos, 4. Eu, por exemplo, fiz Edição de Textos, Comunicação Intercultural, Grandes Textos Universais e Linguagem e Comunicação. Tens sempre que escolher 4 para fazeres. Imaginando que queres fazer Major ou Minor: fazes as 3 obrigatórias + as 4 que vais escolher da lista + 3 níveis de uma mesma língua (no mínimo) e depois fazes apenas cadeiras de Major e Minor.

2ª Todos as cadeiras da FLUL (com excepção de algumas da área de Filosofia) têm 6 créditos. Isso significa que, no final dos 3 anos da licenciatura terás 180 créditos.

Espero ter ajudado. Se não me tiver explicado bem ou tiveres mais alguma dúvida, fica à vontade para perguntares :)

Matrícula
30 Maio 2017
Olá Maria! Em relação às tuas dúvidas:

1ª Em LLC tens obrigatoriamente 3 cadeiras obrigatórias (que são as que referi no outro comentário). Para além disso, da lista que te é apresentada aqui: Línguas, Literaturas e Culturas - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa tens de escolher pelo menos, 4. Eu, por exemplo, fiz Edição de Textos, Comunicação Intercultural, Grandes Textos Universais e Linguagem e Comunicação. Tens sempre que escolher 4 para fazeres. Imaginando que queres fazer Major ou Minor: fazes as 3 obrigatórias + as 4 que vais escolher da lista + 3 níveis de uma mesma língua (no mínimo) e depois fazes apenas cadeiras de Major e Minor.

2ª Todos as cadeiras da FLUL (com excepção de algumas da área de Filosofia) têm 6 créditos. Isso significa que, no final dos 3 anos da licenciatura terás 180 créditos.

Espero ter ajudado. Se não me tiver explicado bem ou tiveres mais alguma dúvida, fica à vontade para perguntares :)

Olá Alexandra! Antes de mais, muito obrigada pela resposta, fiquei esclarecida :) Surge-me só uma dúvida então: eu, se conseguir entrar em LLC, ainda não sei bem o que fazer depois, sendo que já vi alguns mestrados relacionados com literatura, ensino, tradução, estudos lliterários, entre outros, em faculdades distintas (portuguesas e estrangeiras), e em alguns deles exigem x número de créditos na área da língua x e da língua y (mais nos de ensino, sendo que não me interessam muito, mas só para prevenir, caso não consiga entrar no mestrado que eu gostava de tirar: tradução). Supondo que eu gostava de estudar português/inglês ou inglês/francês, e tendo em conta os créditos, se eu precisar de 60 créditos a, por exemplo, inglês, e uns 90 a francês, tendo em conta as disciplinas da nuco e as outras que posso escolher (onde sobram só 120 créditos) seria impossível na FLUL conseguir atingir esses créditos. Será possível tirar-mos a licenciatura com mais de 180 créditos? É que pelo que estive a ver, se escolher sem major e minor, e fizer cadeiras de inglês e francês, dos 120 créditos que sobram fora da nuco, dava para fazer os 60 créditos de inglês e 60 a francês (a que se juntar os 18 créditos dos três níveis de língua obrigatórios da nuco, davam um total de 78 créditos a francês, ficando a faltar 12 créditos para os 90). E em relação áquelas 4 cadeiras que se tem de escolher entre 14, elas são cadeiras "gerais" ou cada uma que escolhes está voltada para uma das línguas que escolhes, dando assim mais créditos na área, por exemplo, do francês? E já agora, o curso de LLC depois dá para tirar mestrado em tradução, não dá? É que acho que a licenciatura só em tradução é muito limitativa, ao passo que LLC parece-me mais abrangente, dando até para turismo, que, a seguir a tradução, é a área que mais me interessa. Espero ter-me feito explicar e desculpa o testamento. Fico a aguardar uma resposta :) Obrigada, mais uma vez :)

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá Alexandra! Antes de mais, muito obrigada pela resposta, fiquei esclarecida :) Surge-me só uma dúvida então: eu, se conseguir entrar em LLC, ainda não sei bem o que fazer depois, sendo que já vi alguns mestrados relacionados com literatura, ensino, tradução, estudos lliterários, entre outros, em faculdades distintas (portuguesas e estrangeiras), e em alguns deles exigem x número de créditos na área da língua x e da língua y (mais nos de ensino, sendo que não me interessam muito, mas só para prevenir, caso não consiga entrar no mestrado que eu gostava de tirar: tradução). Supondo que eu gostava de estudar português/inglês ou inglês/francês, e tendo em conta os créditos, se eu precisar de 60 créditos a, por exemplo, inglês, e uns 90 a francês, tendo em conta as disciplinas da nuco e as outras que posso escolher (onde sobram só 120 créditos) seria impossível na FLUL conseguir atingir esses créditos. Será possível tirar-mos a licenciatura com mais de 180 créditos? É que pelo que estive a ver, se escolher sem major e minor, e fizer cadeiras de inglês e francês, dos 120 créditos que sobram fora da nuco, dava para fazer os 60 créditos de inglês e 60 a francês (a que se juntar os 18 créditos dos três níveis de língua obrigatórios da nuco, davam um total de 78 créditos a francês, ficando a faltar 12 créditos para os 90). E em relação áquelas 4 cadeiras que se tem de escolher entre 14, elas são cadeiras "gerais" ou cada uma que escolhes está voltada para uma das línguas que escolhes, dando assim mais créditos na área, por exemplo, do francês? E já agora, o curso de LLC depois dá para tirar mestrado em tradução, não dá? É que acho que a licenciatura só em tradução é muito limitativa, ao passo que LLC parece-me mais abrangente, dando até para turismo, que, a seguir a tradução, é a área que mais me interessa. Espero ter-me feito explicar e desculpa o testamento. Fico a aguardar uma resposta :) Obrigada, mais uma vez :)

Maria, desculpa o atraso na resposta. Vamos por partes:
- Não te sei dizer se podes acabar uma licenciatura na FLUL com mais de 180 ECTS (creio que sim, mas não te sei dizer quantos créditos a mais que os 180 podes ter).
-Não creio que tenhas problemas com isso, caso no futuro venhas a optar por um Mestrado em Ensino. Por norma, essas contas são todas bem calculadas para que não tenhas de ficar mais tempo que o suposto (3 anos) na licenciatura (a menos que reproves, claro). E sei isto pois uma colega minha pretende fazer o Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, e as contas vão-lhe bater certas. Imagina que, como no teu exemplo, queres Mestrado em Ensino de Inglês e Francês. Para além do NUCO as restantes cadeiras devem dar-te todas os créditos para inglês e francês. Podes, por exemplo, optar pelo Major/Minor em Estudos Ingleses e Major/Minor em Estudos Franceses.
-As 4 cadeiras que escolhes são de formação geral.
-A licenciatura em LLC dá-te a possibilidade de tirares inúmeros Mestrados e sem dúvida que Tradução é um deles :)

Há coisas que não são muito fáceis de explicar, mas espero ter ajudado ;)

Matrícula
30 Maio 2017
Maria, desculpa o atraso na resposta. Vamos por partes:
- Não te sei dizer se podes acabar uma licenciatura na FLUL com mais de 180 ECTS (creio que sim, mas não te sei dizer quantos créditos a mais que os 180 podes ter).
-Não creio que tenhas problemas com isso, caso no futuro venhas a optar por um Mestrado em Ensino. Por norma, essas contas são todas bem calculadas para que não tenhas de ficar mais tempo que o suposto (3 anos) na licenciatura (a menos que reproves, claro). E sei isto pois uma colega minha pretende fazer o Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, e as contas vão-lhe bater certas. Imagina que, como no teu exemplo, queres Mestrado em Ensino de Inglês e Francês. Para além do NUCO as restantes cadeiras devem dar-te todas os créditos para inglês e francês. Podes, por exemplo, optar pelo Major/Minor em Estudos Ingleses e Major/Minor em Estudos Franceses.
-As 4 cadeiras que escolhes são de formação geral.
-A licenciatura em LLC dá-te a possibilidade de tirares inúmeros Mestrados e sem dúvida que Tradução é um deles :)

Há coisas que não são muito fáceis de explicar, mas espero ter ajudado ;)

Olá Alexandra! Antes de mais, obrigada pela resposta. Já fiquei esclarecida em relação a quase tudo, foste uma grande ajuda :)
Em relação às minhas contas, continuo achar que vão faltar dois créditos caso quisesse fazer o mestrado em ensino. Eu anteriormente disse que era 90, mas parece que afinal é 80, a maioria das faculdades pede 80 créditos no inglês e 60 noutra língua, o que pelas minhas contas, se fizesse major em inglês (60 créditos) e major em francês (60 créditos) e juntando os 18 créditos dos três níveis de língua obrigatórios do NUCO, daria 78 créditos a inglês e 60 a francês, ficando a faltar dois. Acho que vou ligar para a faculdade :)
Em relação ao mestrado em tradução, ainda bem que dá, é que os que eu vi não exigem x número de créditos a nenhuma língua, mas tinha medo que só se pudesse fazer com a licenciatura em tradução, que, como disse anteriormente, acho que é bastante limitativa a nível de trabalho. Fico contente que LLC dê para o mestrado em tradução, que é aquele que mais me interessa :)

Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda e que tudo corra bem no teu curso :)

Última edição:

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá Alexandra! Antes de mais, obrigada pela resposta. Já fiquei esclarecida em relação a quase tudo, foste uma grande ajuda :)
Em relação às minhas contas, continuo achar que vão faltar dois créditos caso quisesse fazer o mestrado em ensino. Eu anteriormente disse que era 90, mas parece que afinal é 80, a maioria das faculdades pede 80 créditos no inglês e 60 noutra língua, o que pelas minhas contas, se fizesse major em inglês (60 créditos) e major em francês (60 créditos) e juntando os 18 créditos dos três níveis de língua obrigatórios do NUCO, daria 78 créditos a inglês e 60 a francês, ficando a faltar dois. Acho que vou ligar para a faculdade :)
Em relação ao mestrado em tradução, ainda bem que dá, é que os que eu vi não exigem x número de créditos a nenhuma língua, mas tinha medo que só se pudesse fazer com a licenciatura em tradução, que, como disse anteriormente, acho que é bastante limitativa a nível de trabalho. Fico contente que LLC dê para o mestrado em tradução, que é aquele que mais me interessa :)

Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda e que tudo corra bem no teu curso :)

Acho que poderias fazer, excepcionalmente, fazendo 6 cadeiras num semestre, ao invés de apenas 5. Mas o melhor mesmo é ligares, de certeza que te saberão ajudar :)
Fica descansada, LLC é uma licenciatura muito abrangente e com o Mestrado em Tradução poderás especializar-te.

Ora essa, foi um prazer ajudar. Muito obrigada e boa sorte para ti também! :)

Mónica Pacheco

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2018
Olá, estive a ler as vossas respostas e conseguiram-me tirar muitas dúvidas (portanto obrigada :laughing:), mas ainda tenho algumas relativamente aos Majors e Minors. Se escolher , por exemplo, um major vou fazer as cadeiras obrigatórias (3+língua+4) e o major ao mesmo tempo ou vai ser dividido e tenho de ficar mais do que 3 anos a acabar?

ricardob95

Membro Veterano
Matrícula
24 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Tradução
Instituição
FLUL
Olá, estive a ler as vossas respostas e conseguiram-me tirar muitas dúvidas (portanto obrigada :laughing:), mas ainda tenho algumas relativamente aos Majors e Minors. Se escolher , por exemplo, um major vou fazer as cadeiras obrigatórias (3+língua+4) e o major ao mesmo tempo ou vai ser dividido e tenho de ficar mais do que 3 anos a acabar?
Olá!
Não, nada disso :) Os Majors e Minors fazem já parte do plano de estudos.
Indo por partes:
Tens que fazer 30 cadeiras durante o curso.
Começando com o Núcleo de Unidades Curriculares Obrigatórias (NUCO), tens 10 cadeiras (as 3 cadeiras introdutórias, 3 níveis de uma língua europeia e 4 cadeiras que escolhes de um grupo de 15).
Tendo essas 10 cadeiras, tens as outras 20 para organizares "como quiseres": fazer Majors (10 cadeiras cada), Minors (5 cadeiras cada) ou Opções Livres. Podes fazer, por exemplo, combinatórias de 2 Majors; 4 Minors; 1 Major e 2 Minors; 2 Minors e 10 cadeiras como Opções Livres, etc...
Podes é ir fazendo os Majors e Minors ao longo do teu percurso, não tendo que, obrigatóriamente, fazer as 5 cadeiras de um Minor no mesmo semestre, por exemplo. Tu é que escolhes quando fazes as cadeiras.
Espero ter ajudado!

• Like
Reactions: Mónica Pacheco

Mónica Pacheco

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2018
Olá!
Indo por partes:
Começando com o Núcleo de Unidades Curriculares Obrigatórias (NUCO), tens 10 cadeiras (as 3 cadeiras introdutórias, 3 níveis de uma língua europeia e 4 cadeiras que escolhes de um grupo de 15).
Tendo essas 10 cadeiras, tens as outras 20 para organizares "como quiseres": fazer Majors (10 cadeiras cada), Minors (5 cadeiras cada) ou Opções Livres. Podes fazer, por exemplo, combinatórias de 2 Majors; 4 Minors; 1 Major e 2 Minors; 2 Minors e 10 cadeiras como Opções Livres, etc...
Podes é ir fazendo os Majors e Minors ao longo do teu percurso, não tendo que, obrigatóriamente, fazer as 5 cadeiras de um Minor no mesmo semestre, por exemplo. Tu é que escolhes quando fazes as cadeiras.
Espero ter ajudado!
Ajudaste mesmo!! Muito obrigada!

Mónica Pacheco

Membro Caloiro
Matrícula
15 Março 2018
Olá!
Indo por partes:
Espero ter ajudado!
Olá outra vez :tongueclosed:
Desculpa estar a incomodar novamente mas se eu quiser escolher, por exemplo, 10 opções livres, posso escolher qualquer uma que se apresenta na lista dos major/minors ou serão outras diferentes?

ricardob95

Membro Veterano
Matrícula
24 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Tradução
Instituição
FLUL
Olá outra vez :tongueclosed:
Desculpa estar a incomodar novamente mas se eu quiser escolher, por exemplo, 10 opções livres, posso escolher qualquer uma que se apresenta na lista dos major/minors ou serão outras diferentes?
Olá!
As Opções Livres no curso de LLC são quaisquer cadeiras de Licenciatura lecionadas na FLUL nesse ano, salvando precedências (Não te podes inscrever em Japonês 3 sem ter estado inscrita no 1 e no 2, por exemplo)