Francisco Mariz
Membro
- Matrícula
- 5 Junho 2018
Olá, Maria. Eu sou estudante de LLC na FLUL. Não sei se já tiveste oportunidade de consultar o programa curricular dos 3 cursos que pretendes nas faculdades que referiste mas, quanto ao de LLC, particularmente na FLUL, funciona do seguinte modo:
Tens 3 cadeiras obrigatórias que tens que concluir durante os 3 anos da Licenciatura (O Estudo das Culturas, O Estudo da Literatura e O Estudo da Linguagem Humana). Estas 3 cadeiras fazem parte do NUCO (Nucleo de Unidades Curriculares Obrigatórias), todas as outras cadeiras são meramente opcionais. Eu concluí as 3 no meu primeiro semestre e, por aquilo que oiço aconselhar, é indicado que as concluas logo no primeiro ano. Depois, em LLC tens que ter obrigatoriamente 1 língua estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão ou Italiano) e podes estudar, no máximo, até 4 línguas diferentes (a faculdade oferece-te línguas não-europeias como Russo, Chinês, Japonês, Persa, etc...) O curso dá-te a possibilidade de fazeres Majors e/ou Minors se assim preferires. São, digamos, especializações. Cada Major/ Minor tem um leque vasto de cadeiras que deves concluir para obteres a graduação no final da Licenciatura. Não és, no entanto, obrigada a fazer Majors e Minors, no entanto aconselho-te a fazeres, nem que seja um Minor pois é sempre uma mais-valia.
Devo informar-te que o curso em si, é virado para uma especialização superior em Mestrado, em várias áreas, desde Estudos Literários a Linguística. Os horários da Licenciatura são construídos por ti no inicio de cada ano lectivo, de acordo com uma tabela de horas em que a cadeira é leccionada.
A minha opinião geral, agora que estou a terminar o primeiro ano, é que o curso em si, é bom. Os professores no geral, são muito bons e exigentes e a faculdade tem muito bom ambiente.
Sei que o curso de LLC na FCSH funciona de modo diferente (eles não têm Majors nem Minors) e escolhes logo qual a variação que queres seguir (Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Ingleses e Franceses, etc...), mas como te disse, aconselho-te a veres o plano curricular de cada instituição.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, principalmente sobre LLC na FLUL, fica à vontade para me dizeres :) Boa sorte!
Olá.
Gostava de ingressar este ano na FLUL. O que achas do curso e da universidade ? A FLUL foi a tua primeira opção?
Obrigado pela ajuda.