Tradução e Línguas, Literaturas e Cultura, Línguas Estrangeiras Aplicadas -FLUL,FCSH,UCP

Matrícula
5 Junho 2018
Olá, Maria. Eu sou estudante de LLC na FLUL. Não sei se já tiveste oportunidade de consultar o programa curricular dos 3 cursos que pretendes nas faculdades que referiste mas, quanto ao de LLC, particularmente na FLUL, funciona do seguinte modo:
Tens 3 cadeiras obrigatórias que tens que concluir durante os 3 anos da Licenciatura (O Estudo das Culturas, O Estudo da Literatura e O Estudo da Linguagem Humana). Estas 3 cadeiras fazem parte do NUCO (Nucleo de Unidades Curriculares Obrigatórias), todas as outras cadeiras são meramente opcionais. Eu concluí as 3 no meu primeiro semestre e, por aquilo que oiço aconselhar, é indicado que as concluas logo no primeiro ano. Depois, em LLC tens que ter obrigatoriamente 1 língua estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão ou Italiano) e podes estudar, no máximo, até 4 línguas diferentes (a faculdade oferece-te línguas não-europeias como Russo, Chinês, Japonês, Persa, etc...) O curso dá-te a possibilidade de fazeres Majors e/ou Minors se assim preferires. São, digamos, especializações. Cada Major/ Minor tem um leque vasto de cadeiras que deves concluir para obteres a graduação no final da Licenciatura. Não és, no entanto, obrigada a fazer Majors e Minors, no entanto aconselho-te a fazeres, nem que seja um Minor pois é sempre uma mais-valia.
Devo informar-te que o curso em si, é virado para uma especialização superior em Mestrado, em várias áreas, desde Estudos Literários a Linguística. Os horários da Licenciatura são construídos por ti no inicio de cada ano lectivo, de acordo com uma tabela de horas em que a cadeira é leccionada.
A minha opinião geral, agora que estou a terminar o primeiro ano, é que o curso em si, é bom. Os professores no geral, são muito bons e exigentes e a faculdade tem muito bom ambiente.
Sei que o curso de LLC na FCSH funciona de modo diferente (eles não têm Majors nem Minors) e escolhes logo qual a variação que queres seguir (Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Ingleses e Franceses, etc...), mas como te disse, aconselho-te a veres o plano curricular de cada instituição.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, principalmente sobre LLC na FLUL, fica à vontade para me dizeres :) Boa sorte!

Olá.
Gostava de ingressar este ano na FLUL. O que achas do curso e da universidade ? A FLUL foi a tua primeira opção?

Obrigado pela ajuda.

minziui

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
LLC
Instituição
FLUL
Boa tarde, Secalhar já responderam a isto é eu não percebi então vou perguntar na mesma. 😂Um major/minor tem quantas disciplinas ao todo? É suposto fazer tudo durante o curso ou é possível fazer só durante um ano? E se eu decidir fazer minor em estudos asiáticos (escolhendo o mandarim como lingua inicial) e depois no ano a seguir escolher iniciar o japonês ou tenho de fazer continuação do minor que escolhi anteriormente?

Última edição:

Poseidon

Membro Veterano
Matrícula
25 Março 2018
Curso
Mestrado
Boa tarde, Secalhar já responderam a isto é eu não percebi então vou perguntar na mesma. 😂Um major/minor tem quantas disciplinas ao todo? É suposto fazer tudo durante o curso ou é possível fazer só durante um ano? E se eu decidir fazer minor em estudos asiáticos (escolhendo o mandarim como lingua inicial) e depois no ano a seguir escolher iniciar o japonês ou tenho de fazer continuação do minor que escolhi anteriormente?
o

Alô!

Estás a falar de majors/minors na FLUL, right? Basicamente um minor é composto por cinco cadeiras e um major por dez. Podes fazer um minor/major todo num ano ou ir fazendo umas cadeiras num ano e outras nos restantes anos do curso, até o completares. Como num ano temos dez cadeiras ao todo, é um bocadinho complicado fazer exatamente um major inteiro (10 cadeiras) num ano até porque pode haver uma eventual incompatibilidade de horários ou então não abrirem todas as cadeiras no referido ano.

Quanto à tua última pergunta, não percebi bem... querias dizer o quê? Se eras obrigado/a a continuar a ter aulas de mandarim na mesma caso queiras iniciar japonês?

Se tiveres mais alguma dúvida, é só dizeres ;)

minziui

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
LLC
Instituição
FLUL
o

Alô!

Estás a falar de majors/minors na FLUL, right? Basicamente um minor é composto por cinco cadeiras e um major por dez. Podes fazer um minor/major todo num ano ou ir fazendo umas cadeiras num ano e outras nos restantes anos do curso, até o completares. Como num ano temos dez cadeiras ao todo, é um bocadinho complicado fazer exatamente um major inteiro (10 cadeiras) num ano até porque pode haver uma eventual incompatibilidade de horários ou então não abrirem todas as cadeiras no referido ano.

Quanto à tua última pergunta, não percebi bem... querias dizer o quê? Se eras obrigado/a a continuar a ter aulas de mandarim na mesma caso queiras iniciar japonês?

Se tiveres mais alguma dúvida, é só dizeres ;)
Obrigada pelo esclarecimento. A minha pergunta era se dentro do minor de estudos asiáticos posso optar por fazer duas línguas diferentes (o japonês e mandarim) mas pensando bem, realmente iria ser complicado, principalmente pelas línguas que são. 😅
Mas já agora aproveito para perguntar outra coisa, ouvi dizer que na disciplina de língua obrigatória temos de ir fazer um exame para saber em que nível estamos (no meu caso escolheria o inglês), a minha questão é como é que esse exame, é só escrito, há parte oral? É difícil? Etc.

Poseidon

Membro Veterano
Matrícula
25 Março 2018
Curso
Mestrado
Obrigada pelo esclarecimento. A minha pergunta era se dentro do minor de estudos asiáticos posso optar por fazer duas línguas diferentes (o japonês e mandarim) mas pensando bem, realmente iria ser complicado, principalmente pelas línguas que são. 😅
Mas já agora aproveito para perguntar outra coisa, ouvi dizer que na disciplina de língua obrigatória temos de ir fazer um exame para saber em que nível estamos (no meu caso escolheria o inglês), a minha questão é como é que esse exame, é só escrito, há parte oral? É difícil? Etc.

Ah, okay, acho que já percebi. Estou neste momento a ver a lista de cadeiras para obtenção do minor em Estudos Asiáticos e realmente só referem lá uma língua asiática para poderes obter o minor. Posto isto, penso que podes ter aulas de mandarim como querias, e depois podes servir-te de outra língua que queiras (neste caso, japonês) como opção livre. No entanto, como dizes, japonês e mandarim juntas é capaz de ser algo complicado, por serem línguas bem complexas, ainda para mais logo no primeiro ano... mas isto é já mais uma opinião pessoal, até porque línguas asiáticas não é comigo, nunca tive sequer xD

O exame de inglês só tem uma parte escrita e, se bem me recordo, a nível de estrutura, basicamente tinhas primeiro umas perguntas de escolha múltipla sobre gramática ou expressões inglesas, depois tenho quase a certeza que havia mais um exercício, mas não me lembro de quê e no final havia uma composição entre três temas à escolha. Se é fácil ou difícil, isso depende muito de pessoa para pessoa :tearsofjoy: Mas ali o principal objetivo não é mesmo avaliar-te como se fosse um exame nacional, é só mesmo para colocarem-te numa turma de inglês, tanto que há pessoas que vão lá e depois até erram tudo de próposito só mesmo para ter uma boa nota num nível de inglês assim mais baixo. Antes de fazeres esse teste, tens é de ir à faculdade tirar uma senha que diz o dia e a hora do teu teste de colocação. Só depois de teres o teu teste é que podes fazer a inscrição nas cadeiras, portanto, se já estiveres mesmo decidida a ir para a FLUL, aconselho-te a apareceres lá numa das datas antes de sairem os resultados (penso que aí nem é preciso senha). Eu fui lá sem sairem as colocações e foi muito mais prático, porque já só precisei de apresentar o comprovativo do teste na altura de me inscrever.

Poseidon

Membro Veterano
Matrícula
25 Março 2018
Curso
Mestrado
Alguém sabe se vai ser possível estudar sueco como língua b, este ano no curso de tradução na flul?
Nunca houve aulas de sueco ou relacionadas com essa cultura na flul, portanto penso que não... Só se vai ter a certeza quando saírem os horários, mas em princípio duvido muito.

Yap... é exatamente isso. Aulas de Sueco na FLUL só mesmo através do Centro de Línguas (CLi) e além de ser muito mais caro, não dá para fazer parte dos créditos. Isto pelo menos até ao ano letivo que terminou agora. Como Língua B só podes escolher: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano ou Romeno.

• Like
Reactions: alexf007

alexf007

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2018
No curso de tradução da FCSH, o que acontece aos alunos que decidem estudar, por exemplo alemão, mas nunca tiveram contacto com esta língua?

Matrícula
5 Junho 2018
Olá, Maria. Eu sou estudante de LLC na FLUL. Não sei se já tiveste oportunidade de consultar o programa curricular dos 3 cursos que pretendes nas faculdades que referiste mas, quanto ao de LLC, particularmente na FLUL, funciona do seguinte modo:
Tens 3 cadeiras obrigatórias que tens que concluir durante os 3 anos da Licenciatura (O Estudo das Culturas, O Estudo da Literatura e O Estudo da Linguagem Humana). Estas 3 cadeiras fazem parte do NUCO (Nucleo de Unidades Curriculares Obrigatórias), todas as outras cadeiras são meramente opcionais. Eu concluí as 3 no meu primeiro semestre e, por aquilo que oiço aconselhar, é indicado que as concluas logo no primeiro ano. Depois, em LLC tens que ter obrigatoriamente 1 língua estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol, Alemão ou Italiano) e podes estudar, no máximo, até 4 línguas diferentes (a faculdade oferece-te línguas não-europeias como Russo, Chinês, Japonês, Persa, etc...) O curso dá-te a possibilidade de fazeres Majors e/ou Minors se assim preferires. São, digamos, especializações. Cada Major/ Minor tem um leque vasto de cadeiras que deves concluir para obteres a graduação no final da Licenciatura. Não és, no entanto, obrigada a fazer Majors e Minors, no entanto aconselho-te a fazeres, nem que seja um Minor pois é sempre uma mais-valia.
Devo informar-te que o curso em si, é virado para uma especialização superior em Mestrado, em várias áreas, desde Estudos Literários a Linguística. Os horários da Licenciatura são construídos por ti no inicio de cada ano lectivo, de acordo com uma tabela de horas em que a cadeira é leccionada.
A minha opinião geral, agora que estou a terminar o primeiro ano, é que o curso em si, é bom. Os professores no geral, são muito bons e exigentes e a faculdade tem muito bom ambiente.
Sei que o curso de LLC na FCSH funciona de modo diferente (eles não têm Majors nem Minors) e escolhes logo qual a variação que queres seguir (Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Ingleses e Franceses, etc...), mas como te disse, aconselho-te a veres o plano curricular de cada instituição.
Se puder ajudar em mais alguma coisa, principalmente sobre LLC na FLUL, fica à vontade para me dizeres :) Boa sorte!

Olá, Alexandra.

Concorri à FLUL para LLC, achas que fiz bem em por em primeiro a FLUL e depois a FSCH ? O que ouvi falar é que a FLUL é melhor para línguas.
O meu único receio é a minha nota de ingresso, pois está à tangente.

Espero conseguir entrar.

Rickym

Membro
Matrícula
11 Março 2019
Olá, Alexandra ! Gostava que me esclarecesses uma dúvida. No curso de LLC na FLUL pode-se estudar até um máximo de quatro línguas, a minha duvida é se posso logo ter essas quatro linguas no primeiro ano da licenciatura e, depois, claro, ficar com elas até acabar a licenciatura... ou se por ventura so posso, por exemplo, ter duas no primeiro ano, mais duas diferentes no segundo, etc... desculpa mas esta parte ainda não percebi muito bem 😂😂! Resumindo: posso ter, por exemplo, Alemão( como a lingua obrigatória), chinês( opção livre), Russo( opção livre) e eventualmente mais outra língua tudo isto no primeiro ano de curso ?
Obrigado ✌

• Like
Reactions: Alexandra S.

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá, Alexandra ! Gostava que me esclarecesses uma dúvida. No curso de LLC na FLUL pode-se estudar até um máximo de quatro línguas, a minha duvida é se posso logo ter essas quatro linguas no primeiro ano da licenciatura e, depois, claro, ficar com elas até acabar a licenciatura... ou se por ventura so posso, por exemplo, ter duas no primeiro ano, mais duas diferentes no segundo, etc... desculpa mas esta parte ainda não percebi muito bem 😂😂! Resumindo: posso ter, por exemplo, Alemão( como a lingua obrigatória), chinês( opção livre), Russo( opção livre) e eventualmente mais outra língua tudo isto no primeiro ano de curso ?
Obrigado ✌

Hello! O plano de estudos de LLC sofreu uma reformulação, mas de qualquer das formas, por norma, não é aconselhável fazeres 4 línguas (sejam elas quais forem) no teu primeiro ano. Fiz 4 línguas no meu 2º Semestre do 2º ano (actualmente estou no 3º ano) e foi muito complicado, a nível de gestão de tempo e o próprio estudo das gramáticas. Consegui fazer, mas requer muita dedicação, sem dúvida.
Não estou muito por dentro da reformulação do curso, embora saiba que tens que fazer obrigatoriamente 60 créditos (ou sejam, 10 UC's) de Línguistica/ Cultura/ Literatura que estejam integrados em Minors, então terás de dedicar pelo menos 1 ano de estudo (2 Semestres) para completares isto, fora o NUCO. E, uma vez que, excepto no caso da língua principal (a qual tens que fazer obrigatoriamente 3 níveis), tens que fazer sempre, no mínimo 2 níveis de língua para te contarem os créditos. Assim, talvez em esquema seja mais fácil de entender. Isto é apenas um exemplo daquilo que penso ser possível, de acordo com a página de LLC reformulada mas relembro-te que, mais uma vez, não sei até que ponto esta reformulação vai:

(Exemplo)

Ano 1:
Semestre 1
Alemão (1)
Chinês (1)
Russo (1)
Língua X (1)
Estudo das Culturas

Semestre 2:
Alemão (2)
Chinês (2)
Russo (2)
Língua X (2)
Estudo da Linguagem Humana

Ano 2:
Semestre 1 + Semestre 2:
Todos os 60 créditos das UC'S de Linguística/ Cultura e Literatura

Ano 3:
Semestre 1:
Alemão (3)
Estudo da Literatura
UC NUCO (1)
UC NUCO (2)
UC NUCO (3)

Semestre 2:
UC NUCO (4)
UC opcional 1
UC opcional 2
UC opcional 3
UC opcional 4

Resumindo: Podes fazer as 4 línguas, mas acho muito díficil que consigas manter as 4 ao longo de todo o curso, sob pena de não conseguires fazer as cadeiras obrigatórias. A determinada altura, terás que deixar algumas línguas para trás.

• Like
Reactions: Rickym

Rickym

Membro
Matrícula
11 Março 2019
Hello! O plano de estudos de LLC sofreu uma reformulação, mas de qualquer das formas, por norma, não é aconselhável fazeres 4 línguas (sejam elas quais forem) no teu primeiro ano. Fiz 4 línguas no meu 2º Semestre do 2º ano (actualmente estou no 3º ano) e foi muito complicado, a nível de gestão de tempo e o próprio estudo das gramáticas. Consegui fazer, mas requer muita dedicação, sem dúvida.
Não estou muito por dentro da reformulação do curso, embora saiba que tens que fazer obrigatoriamente 60 créditos (ou sejam, 10 UC's) de Línguistica/ Cultura/ Literatura que estejam integrados em Minors, então terás de dedicar pelo menos 1 ano de estudo (2 Semestres) para completares isto, fora o NUCO. E, uma vez que, excepto no caso da língua principal (a qual tens que fazer obrigatoriamente 3 níveis), tens que fazer sempre, no mínimo 2 níveis de língua para te contarem os créditos. Assim, talvez em esquema seja mais fácil de entender. Isto é apenas um exemplo daquilo que penso ser possível, de acordo com a página de LLC reformulada mas relembro-te que, mais uma vez, não sei até que ponto esta reformulação vai:

(Exemplo)

Ano 1:
Semestre 1
Alemão (1)
Chinês (1)
Russo (1)
Língua X (1)
Estudo das Culturas

Semestre 2:
Alemão (2)
Chinês (2)
Russo (2)
Língua X (2)
Estudo da Linguagem Humana

Ano 2:
Semestre 1 + Semestre 2:
Todos os 60 créditos das UC'S de Linguística/ Cultura e Literatura

Ano 3:
Semestre 1:
Alemão (3)
Estudo da Literatura
UC NUCO (1)
UC NUCO (2)
UC NUCO (3)

Semestre 2:
UC NUCO (4)
UC opcional 1
UC opcional 2
UC opcional 3
UC opcional 4

Resumindo: Podes fazer as 4 línguas, mas acho muito díficil que consigas manter as 4 ao longo de todo o curso, sob pena de não conseguires fazer as cadeiras obrigatórias. A determinada altura, terás que deixar algumas línguas para trás.
Obrigado, definitivamente estou muito mais esclarecido. O que me aconselhas então é começar, por exemplo, com duas línguas no primeiro ano e acabar logo as NUCO. Depois disso e já no segundo ano, com muito esforço, tentar aventurar-me nas quatro linguas ao mesmo tempo. (?)

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Obrigado, definitivamente estou muito mais esclarecido. O que me aconselhas então é começar, por exemplo, com duas línguas no primeiro ano e acabar logo as NUCO. Depois disso e já no segundo ano, com muito esforço, tentar aventurar-me nas quatro linguas ao mesmo tempo. (?)

Sim, acho essa opção muito mais sensata, uma vez que começas logo a despachar algumas obrigatórias sem que isso prejudique o teu investimento nas línguas.

• Like

Rickym

Membro
Matrícula
11 Março 2019
Sim, acho essa opção muito mais sensata, uma vez que começas logo a despachar algumas obrigatórias sem que isso prejudique o teu investimento nas línguas.
Só mais uma pergunta 😂, posso escolher só a cadeira de chinês ou de russo certo? Ou seja, posso só ter chinês, não tenho necessariamente de fazer um minor em estudos asiáticos nem ter que estudar obrigatoriamente a cultura chinesa ou história da China por exemplo ? É que o meu objectivo era só estudar a lingua ...

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Só mais uma pergunta 😂, posso escolher só a cadeira de chinês ou de russo certo? Ou seja, posso só ter chinês, não tenho necessariamente de fazer um minor em estudos asiáticos nem ter que estudar obrigatoriamente a cultura chinesa ou história da China por exemplo ? É que o meu objectivo era só estudar a lingua ...

Eu penso que sim, pois o Chinês está incluído num Minor, o que significa que o podes fazer, mesmo que não desejes completar esse Minor. No meu caso, um dos Minors que estou a fazer é o de Estudos Asiáticos: fiz Chinês I e II para o Minor e Chinês III e IV como Opções Livres.

Rickym

Membro
Matrícula
11 Março 2019
Hello :)
Em relação a LLC penso que já estejas esclarecida com os comentários já feitos :D

Relativamente à diferença entre os cursos começo por distinguir Línguas Estrangeiras Aplicadas dos outros dois pelo facto de ter cadeiras de Economia, Direito, enquanto que os outros dois cursos não. Enquanto que Tradução é um curso mais centrado nisso mesmo (em Tradução) com LLC (pelo menos na FLUL e como a Alexandra S. disse) tu podes fazer Majors e Minors que diversificam a tua formação, podendo mesmo fazer um Minor em Tradução e outro em Comunicação e Cultura, por exemplo. Mais: LLC tem a particularidade de te deixar escolher QUALQUER cadeira da faculdade como opção livre (enquanto que aos outros cursos se aplica uma lista de "cadeiras de não oferta como opção livre") o que ajuda se quiseres seguir algo relacionado com Relações Internacionais, por exemplo, podes escolher cadeiras de Direito ou Economia que à partida só poderias ter se estivesses em Estudos Europeus.
Essa cena da "melhor" faculdade é uma coisa super subjectiva... Depende do que gostas de estudar, de qual plano de estudos gostas mais, etc... porque se te guiares pelo "diz que disse" há desemprego em todo o lado xD
Relativamente a serem cursos com boas perspectivas de emprego, sempre ouvi dizer que a cena não está muito famosa para o lado das Humanidades.... portanto, mal por mal, escolhe o que preferires xD (Eu não faço ideia se ºe verdade ou não xD Eu ainda não trabalho)
E ya, acho que a Católica é relativamente cara xD Enquanto que na FLUL ou na FCH desembolsas para aí uns 1000€ por ano, acho (ACHO, não tenho certezas; eu não ando lá, portanto não sei xD) que podes esperar desembolsar a módica quantia de 4x o que gastarias numa das anteriores. É uma Universidade privada, acho que é normal a situação.
Resumindo (e relativamente à FLUL que é onde estudo, e que portanto conheço melhor):
Tradução: tens 2 línguas estrangeiras com respectivo estudo de literatura e cultura de ambas as línguas e cadeiras de práticas de tradução (obviamente xD) e cenas que tais.
LLC: 1 lingua obrigatória e podes estudar até um máximo de 4 línguas, um grupo de opções "condicionadas" (escolhes 4 cadeiras de uma lista de 15) e a partir daí estudas basicamente o que quiseres - História, Filosofia, Comunicação, Linguística, Artes do Espectáculo, Literatura, Cultura, Tradução, podendo passar pelo Direito, Economia, etc... Tu é que escolhes.
LEA: Estudas línguas, culturas, Economia/Gestão, Direito e cenas mais viradas para a Comunicação Empresarial e por aí.

Espero ter ajudado xD
Boa sorte!
Olá! Por exemplo, sou obrigado a escolher 4 cadeiras dessa lista de 15 ? Ou posso nem escolher nenhuma?
Ou, por outro ladk, posso só ter as obrigatórias ( Língua estrangeira, ELH, EC, EL) e depois as que me apetecer como opção livre?
Obg

ricardob95

Membro Veterano
Matrícula
24 Janeiro 2015
Curso
Mestrado em Tradução
Instituição
FLUL
Olá! Por exemplo, sou obrigado a escolher 4 cadeiras dessa lista de 15 ? Ou posso nem escolher nenhuma?
Ou, por outro ladk, posso só ter as obrigatórias ( Língua estrangeira, ELH, EC, EL) e depois as que me apetecer como opção livre?
Obg
Boas
Not really :v As cadeiras da dita lista são obrigatórias, daí o nome Núcleo de Unidades Curriculares Obrigatórias (NUCO)
Se bem que o plano do curso foi alterado o ano passado, que obriga a frequência de 10 cadeiras das áreas de Literatura, Cultura e Linguística, podendo essas cadeiras constituir Minors, Major ou Opções Livres

Em suma:
- NUCO
(3 cadeiras obrigatórias de introdução
3 níveis de uma língua;
4 cadeiras da lista de 15, que podem escolher também de acordo com os Majors e Minors que pretendem);
- 10 cadeiras da Área de Literatura, Cultura ou Linguística (elencadas na página do Curso) que podem ser feitas sob a forma de 1 Minor e Opções Livres; 2 Minors; 1 Major; ou simplesmente 10 cadeiras como opção entre as indicadas na página do curso.
- 10 restantes cadeira que podem organizar de forma completamente livre entre todas as cadeiras de Licenciatura oferecidas pela FLUL que podem compor 1 Minor e Opções Livres; 2 Minors; 1 Major; ou simplesmente 10 cadeiras livres entre todas as cadeiras de Licenciatura oferecidas pela FLUL.

É fundamental consultar a página do Curso devido à alteração que afecta os alunos inscritos a partir do ano 18/19 (destacada a negrito), para além de que têm lá tudo explicado com tabelas e separadores organizados.

Qualquer outra dúvida, dispõe que tento responder atempadamente

Boa sorte e espero ter ajudado ;)

• Like