Tradução/Línguas, Literaturas e Culturas - FSCH ou FLUL, outras dúvidas

Leonardo Carvalho

Membro Caloiro
Matrícula
9 Junho 2024
Boas! Pretendo ingressar numa licenciatura de Tradução, colocando também nas outras opções de candidatura Línguas Literaturas e Culturas pois penso que as saídas são +/- as mesmas, mudando apenas algumas bases. Apesar de tudo, tenho algumas dúvidas pois sou muito novato nos assuntos e dos vários professores com quem me informei existem sempre opiniões diferentes. Eu estou mais inclinado para a FCSH.

A FCSH apenas requer a prova de ingresso de uma língua estrangeira para Tradução e LLC
A FLUL requer Português e uma língua estrangeira

Com isto, a minha nota de candidatura para ambos os cursos na FCSH seria de 17,4, entrando assim com facilidade pois a nota do último classificado no ano letivo passado foi de 16,25. Ainda vou realizar o exame de português para garantir a FLUL como opção. Provavelmente darei prioridade às licenciaturas de Tradução e à FCSH na candidatura como ordem preferência, sendo assim:
  1. Tradução FSCH
  2. Tradução FLUL
  3. Línguas Literaturas e Culturas FSCH
  4. Línguas Literaturas e Culturas FLUL

Passando às dúvidas:
  • Qual faculdade é a melhor para estes cursos, FLUL ou FCSH
  • Os cursos em si são muito difíceis?
  • Estaria bem optando por Inglês como Língua Estrangeira A e Espanhol como Língua Estrangeira B (visto que Espanhol foi uma das minhas bienais no secundário)
  • Com o avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial, será a área da Tradução uma boa escolha? (Muitos professores têm me alertado para isto)

Qualquer resposta a este post é uma ajuda e agradeço imenso pois o meu conhecimento no que toca a ensino superior é muito limitado, acho que no secundário as escolas podiam ajudar-nos mais a prepararmo-nos para esta nova etapa.