Tradução ou Línguas Literaturas e Culturas? - FLUL ou Nova?

Matrícula
2 Agosto 2021
Boa tarde, agora que está a chegar a altura de escolher, decidi vir aqui perguntar a opinião a quem experienciou em primeira mão os pros e os contras de cada uma destas faculdades em relação aos cursos de tradução e de Línguas Literaturas e Culturas. Estou também muito indeciso entre tradução ou Línguas Literaturas e Culturas e gostaria de saber a vossa opinião sobre qual dos dois cursos o mais flexível e enjoyable. Obrigado a todos os que responderem.

• Like
Reactions: Beatriz Wenceslau
Olá. Eu fiz tradução na FCSH. O que posso dizer é que é um curso muito muito prático. O melhor conselho que posso dar é ires à página da faculdade e veres que cadeiras cada uma tem, e podes também aproveitar para ver as variantes (ex: as línguas que podes estudar em tradução; as variantes de LLC, etc etc).

• Like
Reactions: Marve33ous
Boa tarde, agora que está a chegar a altura de escolher, decidi vir aqui perguntar a opinião a quem experienciou em primeira mão os pros e os contras de cada uma destas faculdades em relação aos cursos de tradução e de Línguas Literaturas e Culturas. Estou também muito indeciso entre tradução ou Línguas Literaturas e Culturas e gostaria de saber a vossa opinião sobre qual dos dois cursos o mais flexível e enjoyable. Obrigado a todos os que responderem.
Olá, Rúben. Sou licenciada em LLC pela FLUL. Se quiseres, envia-me mensagem, que tentarei ajudar 🤗

Eu neste momento estou no 2ºano em tradução na FCSH. Se precisares de algo, é só dizeres :)

Eu neste momento estou no 2ºano em tradução na FCSH. Se precisares de algo, é só dizeres :)
Oi Beatriz eu tou numa situação um pouco semelhante à do Rúben principalmente no que toca a escolher entre a FLUL e FCSH para ambos os cursos. Do que li, principalmente pelo site da FLUL, o curso de LLC parece que permite uma grande versatilidade no que toca aos percursos que podemos tomar durante a licenciatura, mas eu mesmo tempo há sempre aquele receio mesquinho de haver alguma dispersão do que é que devo aprofundar. Ao mesmo tempo, apesar de ter interesse em tradução, não sei até que ponto é que irei gostar, e pelo que me deu a entender, o curso da nova acaba por ser mais pragmático e direto. O que é que achas?

• Like
Reactions: Rúben Gouveia
mas eu mesmo tempo há sempre aquele receio mesquinho de haver alguma dispersão do que é que devo aprofundar.
Hello! Acredito que já saibas isto pelo site da FLUL, mas basicamente o 1° ano de LLC é passado a fazeres as cadeiras do NUCO, pelo que vais ter todas as cadeiras de introdução às três áreas científicas do curso. Nos anos seguintes, poderás direccionar o teu percurso, ainda com uma regra de que pelo menos metade dos ECTS que faltam por fazer pertencem a uma das três áreas científicas. Portanto, apesar da sua versatilidade, o curso está estruturado para que não fiques com uma licenciatura desfasada, por assim dizer. Sei que pode ser uma desvantagem para os mais indecisos, mas um ano de experiência consegue fazer muita coisa, pelo que acho ideal para o caso de quereres manter algumas opções em aberto e é muito recomendável se pensares seguir um mestrado ;)

Oi Beatriz eu tou numa situação um pouco semelhante à do Rúben principalmente no que toca a escolher entre a FLUL e FCSH para ambos os cursos. Do que li, principalmente pelo site da FLUL, o curso de LLC parece que permite uma grande versatilidade no que toca aos percursos que podemos tomar durante a licenciatura, mas eu mesmo tempo há sempre aquele receio mesquinho de haver alguma dispersão do que é que devo aprofundar. Ao mesmo tempo, apesar de ter interesse em tradução, não sei até que ponto é que irei gostar, e pelo que me deu a entender, o curso da nova acaba por ser mais pragmático e direto. O que é que achas?

Hey hey! Ambos os percursos da FCSH e da FLUL são completamente diferentes, visto que na FCSH podes aprender as coisas de uma maneira mais direta e BASTANTE prática (pelo menos no curso de tradução). Quando eu fiz o primeiro ano na FCSH, cheguei a ter algumas cadeiras com alunos de LLC porque havia disciplinas que coincidiam.

Eu gostei imenso da abordagem que a FCSH tem em relação ao curso de tradução porque até temos "informática para a tradução" e podemos fazer traduções com a assistência ao computador, o que na FLUL não acontece (pois o curso lá é BASTANTE teórico. A minha amiga que anda na FLUL em tradução teve que entregar e fazer traduções em papel).

Eu não sei muito sobre o curso de LLC mas pelo que eu ouvi pelos meus colegas da FCSH e pelos meus amigos da FLUL é que precisas mesmo de prestares atenção e gostares imenso de LLC porque vais estar a falar de literatura.

A pergunta que tens de fazer a ti mesmo (o que eu sei que pode ser BASTANTE difícil) é: "O que é que eu quero mesmo fazer no futuro?". Se neste momento tens dúvidas em relação ao curso de tradução secalhar é porque te sentes mais à vontade com LLC. No entanto, pelo menos da FCSH, caso tenhas escolhido, por exemplo, tradução e queiras mudar de cursopara LLC, podes sempre pedir equivalência de disciplina.

Não sei se fui uma grande ajuda, visto que só sei de coisas em relação a Tradução. Se precisares de mais alguma coisa diz :)