Trajar na UÉvora sem pertencer à praxe

tmscb

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
Olá! Vou este ano para o 2ºano de curso na universidade de évora e no ano passado não participei na praxe porque não tive essa oportunidade, não tenho nada contra nem a favor da praxe.
Como se sabe muitos boatos e rumores correm relativamente às proibições do uso do traje e da queima das fitas por quem não participa na praxe. O que pretendo saber é:
> Posso trajar, respeitando a tradição da UE, a partir do dia 1 de Novembro, cumprindo as normas do bem trajar, mesmo sem ter pertencido à praxe?
> No 3ºano, poderei participar nas celebrações da benção das fitas como qualquer outro aluno que tenha participado na praxe e fico apenas impedido de "ir ao banho" por ser algo organizado pelas comissões de praxe?

Matrícula
23 Maio 2016
Curso
Reabilitação Psicomotora
Instituição
Universidade de Évora
Olá :)
Na verdade, pelo que sei (pelo menos na Universidade de Évora), o traje não é praxístico mas sim académico, pelo que qualquer pessoa que o queira utilizar pode fazê-lo sem qualquer problema, fazendo ou não parte da tradição académica (ou seja, tendo ou não participado na praxe). Mas sim, convém ter algum "respeito" e tal como dizes, fazê-lo "cumprindo as normas do bem trajar" da nossa universidade.
Também pelo que sei, acho que não te será permitido participar na cerimónia da queima das fitas (a tal de "ir ao banho"), uma vez que a consideram como fazendo parte da tradição académica.
No entanto, aconselho-te a falares com alguém que faça parte do Conselho de Notáveis, pois são mesmo as melhores pessoas para te esclarecerem sobre este assunto. Caso não conheças ninguém que faça parte, posso encaminhar-te facilmente para alguém :p

• Like
Reactions: tmscb

tmscb

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
Muito obrigado pela tua resposta.
Só tenho uma outra questão, sei que no final do curso, para além da dita queima das fitas também há a cerimónia da missa e tudo isso da parte da manhã, mas nessas atividades poderei participar, uma vez que nada têm a ver com a praxe, correto?

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
A Trajar na UÉvora sem ter ido à praxe Tradições Académicas 0
I Trajar no Mestrado Tradições Académicas 2
madalenamcb Trajar em ano de pandemia Tradições Académicas 4
JoãoCambaio Quando trajar? Tradições Académicas 5
GabrielaMD2211 Trajar com o traje masculino Tradições Académicas 26
L Posso trajar com o traje masculino? Tradições Académicas 1
M Trajar ao mudar de faculdade Tradições Académicas 2
J Trajar no Mestrado Tradições Académicas 5
F IPCA Trajar sem ir à praxe Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 5
I Trajar sem ir à praxe Tradições Académicas 49
B UÉvora ou Lisboa (ESHTE)-Curso De Turismo Ciências Sociais e Serviços 0
Ricardo Santos Rosa Mestrado em Desporto na UTAD, na UBI ou na UÉvora Desporto e Artes do Espetáculo 0
jpnaximento Gestão - UTAD ou UÉvora? Ciências Económicas e Empresariais 0
cersux Alguém dos Açores vai concorrer para a UÉvora? Se sim, qual curso? Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
FilipaMarques Medicina Veterinária: UTAD ICBAS UÉVORA ou EUVG Recursos Naturais 0
Magenta Disciplina de estética teatral do curso de Teatro na UÉvora Universidade de Évora 0
MartaRei07 Alojamento UÉvora Alojamento Universitário 0
W UÉvora Desporto_traumatologia e reabilitação desportiva Universidade de Évora 0
B Engenharia Informática - UÉvora Universidade de Évora 24
Potayto Recém chegado à UÉvora em Relações Internacionais Universidade de Évora 5
F Economia - UÉvora Universidade de Évora 1
R Turismo- UÉvora Universidade de Évora 11
Dulce Borralheira Línguas e Literaturas - UÉvora Universidade de Évora 34
J Biologia- UÉvora Universidade de Évora 3
D Praxes - UÉvora Universidade de Évora 7
Beatriz Lopes Arquitetura Paisagista - UÉvora Universidade de Évora 1
C Gestão - UÉvora Universidade de Évora 32
C Enfermagem - UÉvora Universidade de Évora 14
A Medicina Veterinária - UÉvora Universidade de Évora 4
B Existe a possibilidade Inscrição na segunda fase sem ter feito e nem ser do curso da disciplina Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
12345teste Complemento de alojamento sem créditos Bolsas e Residências 1
J Realizar inscrição exame da segunda fase sem ter feito da primeira Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
P Física na universidade sem física no 12º ano? Ensino Secundário 3
F entrar o 11°ano sem notas do 10°ano? Ensino Secundário 2
L Medicina Dentária sem bases de CT Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
S Ensino superior sem matemática A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
I Posso mudar de área no final do 10º ano, sem repetir o 10º? Economia com História B para humanidades. Ensino Secundário 1
R Engenharia Informatica sem bases... Tecnologias 6
M Curso de enfermagem sem ter seguido ciências Saúde 2
C Cursos de economia sem matemática Ciências Económicas e Empresariais 2
C UAb Sem estudar há mais de 20 anos! Ajuda Universidade Aberta 2
V Entrar num curso sem provas de ingresso Concursos e Regimes Especiais 1
A Mudança de curso sem provas de ingresso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
I Mudança de curso sem repetir provas de ingresso Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 17
Saralvesfalardo Mudança de curso sem interrupção da matricula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
Rlramos Sem cartão cidadão Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
M Entrar em medicina mas sem média Ensino Superior - Geral 2
L Candidatura ensino superior sem certificado Concursos e Regimes Especiais 3
Catherine Geografia Sem Fronteiras 8 - Manual Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
M Geografia 9 Sem fronteiras Pedido de Recursos - Ensino Básico 0