Trajar sem ir à praxe

IsabelAlmeida90

Membro Caloiro
Matrícula
9 Maio 2016
Boa tarde, eu fui praxada no 1º semestre mas acabei por não ir mais. Sei que posso usar traje mesmo sem pertencer mais as praxes, mas foi-me dito que não posso usar os emblemas, é verdade que não posso usar os emblemas que identificam o meu curso e escola? Estudo no Politécnico de Leiria. Mas mesmo assim, posso participar na benção das pastas, usar cartola e essas coisas? Muito obrigada.

O que tu fazes ou deixas de fazer com o traje, é contigo - foste tu quem o comprou e ninguém te pode impor nada (claro que convém seguir as regras do bem trajar, mas fazes o que quiseres com ele). Relativamente às atividades, isso depende - se forem organizadas pela comissão de praxe e assim, podes não poder participar; se forem abertas a toda a comunidade académica, podes e deves participar :)

Relativamente aos emblemas, existem emblemas de curso e emblemas da praxe (relacionados com o curso também). Presumo que possas usar um emblema do primeiro tipo.

Última edição:
Olá, eu sou do instituto politécnico de castelo branco, estou na praxe mas queria desistir. Só que os meus "doutores" na praxe, dizem que se desistirmos não podemos usar traje, isso é verdade? ou posso usar traje na mesma, como se tivesse sido praxada?

Olá, eu sou do instituto politécnico de castelo branco, estou na praxe mas queria desistir. Só que os meus "doutores" na praxe, dizem que se desistirmos não podemos usar traje, isso é verdade? ou posso usar traje na mesma, como se tivesse sido praxada?
Diz-lhes que o traje é representação do estudante e não da praxe. Podes trajar à vontade.

Não te preocupes muito com isso. A sério! Eu trajo e nunca fui à praxe. (Ok, isto é um bocado normal na FLUL, talvez aí seja diferente, mas continuo a achar que não te deves preocupar muito.)

Muitas vezes isso é o que os "doutores" dizem só para que não desistas. Se queres desistir, desiste!

Podes, eles não percebem nada. Usa o traje

Olá, eu no próximo ano devo candidatar-me, em princípio, a uma escola de Enfermagem, mas eu não faço a mínima ideia de como funcionam as coisas, tipo cortejo, praxes, trajes... Alguém?

Olá, eu no próximo ano devo candidatar-me, em princípio, a uma escola de Enfermagem, mas eu não faço a mínima ideia de como funcionam as coisas, tipo cortejo, praxes, trajes... Alguém?
Convém dizeres a faculdade em questão

Boa pergunta, talvez porto ou coimbra
Caso seja Coimbra, creio que mesmo não pertencendo à UC se reja pelo seu código de praxe, assim sendo, se quiseres saber mais como esta funciona deves procurar "Código de praxe Coimbra" no google ou assim. Há dois cortejos: na latada (dedicado aos caloiros, em que no final são batizados no mondego) e na queima (dedicado aos finalistas e no qual os caloiros recém trajados seguem com os seus grupos praxísticos os carros das pessoas por quem sentem mais afinidade, tanto quanto me contaram chove cerveja! Há carros com comida gratuita, também). É no dia da serenata da queima (há também uma serenata na latada, na Sé Nova, em que o teu padrinho te coloca debaixo da sua capa de modo a simbolizar a sua proteção relativamente à tua pessoa durante todo o teu percurso académico) que trajas pela primeira vez, pelo que o teu padrinho/madrinha te ajuda nessa questão. Também é costume que os teus padrinhos vão contigo comprar o traje, sendo que são eles que te vêm trajado pela primeira vez! Depois da queima passas a caloiro pastrano, o que significa que podes utilizar a pasta da praxe. Relevante: mesmo que desistas da praxe podes continuar a trajar e podes utilizar a pasta. És tu quem compra essas coisas, por isso não podes deixar que ninguém te diga o que fazer com elas. Além disso o traje pertence à Academia e não à praxe. Claro está que se quiseres cumprir a tradição deves cumprir as regras do bem trajar e afins.
Espero ter sido esclarecedora!
Boa sorte para os exames!
Post automatically merged:

Alguém que tenha trajado, sem ter ido a praxe e sem ter padrinhos?

Não é o meu caso, uma vez que além de ter ido à praxe e a ter completado tenho padrinho e madrinha, no entanto, conheço uma mocinha do meu curso que trajou mesmo sem ter ido à praxe e não tendo nenhum tipo de família praxística. O traje é da academia e não da praxe, portanto, as pessoas não se deviam sentir constrangidas em trajar quando não fazem parte da praxe. Há pessoas que não o fazem porque acham que não vai ter tanto significado como para alguém foi praxado e criou laços na praxe, no entanto, eu acho que tudo isso é muito subjetivo. O significado pode não ser o mesmo mas mesmo assim tem significado. Tem o significado que quem traja lhe dá (sendo esse orgulho pela academia, orgulho por ter ingressado no ensino superior, orgulho por não ter desistido face às adversidades de um primeiro ano longe de tudo o que lhe era familiar, etc). Essa mocinha que conheço, que é, aliás, do meu curso, trajou por orgulho à Academia, por exemplo. Convém é respeitar as regras do bem trajar!

Última edição:
Olá, vi este post e como estou interessada neste instituto gostava de saber pq é que quiseste desistir da praxe? Como são as praxes ai?Já agr estou interessada em fisioterapia, será que me podias falar de como é o curso ai, o ambiente na instituição, professores, etc?

Olá!!
Neste momento, estou na Universidade de Lisboa e tenho uma dúvida: posso, sem frequentar a praxe utilizar o traje? Se sim, em que ocasiões??

Obrigada!!!
Apesar de poderes ouvir esporadicamente expressões que denotem desprezo por não andares na praxe e usares o traje, essas críticas são incorretas e desnecessárias. Podes trajar sem ir à praxe. Creio, inclusive que a tradição do uso do traje é anterior à da praxe.

Boa tarde,
Tentei ir às praxes do Instituto Politécnico de Setúbal mas não quis continuar. Não sou anti-praxe, no entanto. Já li o manual sadino e só diz que estou proibida de usar o traje se for anti-praxe.
No entanto muita gente diz que tenho o direito de trajar sem praxar, apenas não posso colocar os emblemas respetivos à AAIPS e não posso traçar a capa.
Eu quero trajar nos eventos do instituto. Não quero saber da praxe nem de praxar ninguém. O que faço?

Boa tarde,
Tentei ir às praxes do Instituto Politécnico de Setúbal mas não quis continuar. Não sou anti-praxe, no entanto. Já li o manual sadino e só diz que estou proibida de usar o traje se for anti-praxe.
No entanto muita gente diz que tenho o direito de trajar sem praxar, apenas não posso colocar os emblemas respetivos à AAIPS e não posso traçar a capa.
Eu quero trajar nos eventos do instituto. Não quero saber da praxe nem de praxar ninguém. O que faço?

Não sei as particularidades da instituição em que estudas, mas penso que qualquer traje, seja de que universidade for, pode ser usado por qualquer aluno do ensino superior, daí chamar-se traje académico e não simplesmente “traje praxistico”. Não se deveria associar o traje única e exclusivamente à praxe, e é uma ideia com que os caloiros tendem a ficar, que não é verdade.
Há certas particularidades do traje e do seu código de uso, que já dizem respeito à praxe, como o traçar a capa, é algo acho que quase universal para qualquer instituição, estar traçado enquanto se praxa. No entanto, por ex. em serenatas também se traça a capa, por isso, se o quiseres fazer, I mean who cares, é um momento solene e toda a gente deve estar traçadinha. Também há certos emblemas associados à praxe que, se não te identificares com a praxe, não faz sentido colocá-los.
Se queres usar o traje académico, tens todo o direito, como estudante do ensino superior português, em comprá-lo e usá-lo, ninguém se pode opor esse facto! :)

• Like
Reactions: Pilar