Trajar sem ir à praxe

Boa tarde,
Mesmo não tendo ido à praxe e queira trajar, posso traçar a capa? E visto que não tenho madrinha nem padrinho, se puder traçar, peço a quem para o fazer?

Boa tarde,
Mesmo não tendo ido à praxe e queira trajar, posso traçar a capa? E visto que não tenho madrinha nem padrinho, se puder traçar, peço a quem para o fazer?
Sim podes! Apesar de haver um momento do ano, em praxe, em que os padrinhos traçam a capa dos afilhados pela primeira vez, acaba por ser também uma "forma" de se estar trajado, que se aplica a qualquer estudante, em determinadas situações.
Por exemplo, em serenatas é normal todos estarem de capa traçada.
O traje pode ser adquirido e usado por qualquer estudante universitário, tendo ou não relação com a praxe, e respeitando o seu uso adequado, podem fazer como entenderem.
No inicio é difícil traçar a capa sozinho, mas apanhas o jeito rápido. :) às vezes ainda peço para me darem um jeitinho, ou verem se estou bem traçada ahaha
Pede a algum colega que o saiba fazer, para te mostrar, existe uma maneira específica de o fazer.

• Like
Reactions: Mariana Cecílio
olá!
Tenho uma dúvid: se trajar sem frequentar a praxe, em que ocasiões o devo fazer? Pelo que sei, os doutores usam traje nos dias em que praxam e em eventos ligados à praxe (pelo menos na minha faculdade), por isso em que momento deveria usá-lo sendo que não vou participar em nenhuma dessas atividades? Num dia qualquer sem ter um motivo maior?

olá!
Tenho uma dúvid: se trajar sem frequentar a praxe, em que ocasiões o devo fazer? Pelo que sei, os doutores usam traje nos dias em que praxam e em eventos ligados à praxe (pelo menos na minha faculdade), por isso em que momento deveria usá-lo sendo que não vou participar em nenhuma dessas atividades? Num dia qualquer sem ter um motivo maior?

Podes trajar quando bem entenderes. Para além da praxe, há eventos (relacionados com a vida académica, claro) em que os estudantes muitas vezes vão trajados (mas fica ao critério de cada um), como serenatas, festivais de tunas, semanas académicas, etc etc.

Não sei as particularidades da instituição em que estudas, mas penso que qualquer traje, seja de que universidade for, pode ser usado por qualquer aluno do ensino superior, daí chamar-se traje académico e não simplesmente “traje praxistico”. Não se deveria associar o traje única e exclusivamente à praxe, e é uma ideia com que os caloiros tendem a ficar, que não é verdade.
Há certas particularidades do traje e do seu código de uso, que já dizem respeito à praxe, como o traçar a capa, é algo acho que quase universal para qualquer instituição, estar traçado enquanto se praxa. No entanto, por ex. em serenatas também se traça a capa, por isso, se o quiseres fazer, I mean who cares, é um momento solene e toda a gente deve estar traçadinha. Também há certos emblemas associados à praxe que, se não te identificares com a praxe, não faz sentido colocá-los.
Se queres usar o traje académico, tens todo o direito, como estudante do ensino superior português, em comprá-lo e usá-lo, ninguém se pode opor esse facto! :)

Muito, muito, muito obrigada! Estava a ser um desgosto enorme para mim ser "proibida" de trajar só porque não cumpri a praxe (ainda que não me oponha a ela ou a ponha em causa, duas alíneas que me vetam o uso do traje no IPS). Além disso, o que disseste faz muito mais sentido e era aí que eu via - e vejo - a beleza do trajar e do costume académico.
Cumprimentos! ♥

• Love
Reactions: doctorwhy
Olá! Sou caloira na FLUL e gostava de trajar, mas acontece que não estou na praxe. Alguém me podia dizer quais são os procedimentos, uma vez que não faço parte da praxe? Obrigada!

• Like
Reactions: Ana_Monteiro
Olá!
Andei na praxe no 1.º semestre mas entretanto nunca mais apareci, no entanto pretendo trajar. Só tenho uma dúvida, por não ter andado na praxe, posso usar na mesma as insígnias e ir à imposição das mesmas (incluindo as fitas de finalista) ou isso apenas é para os praxistas? E a bengala e cartola, também posso usar ? Obrigada

Olá! Sou caloira na FLUL e gostava de trajar, mas acontece que não estou na praxe. Alguém me podia dizer quais são os procedimentos, uma vez que não faço parte da praxe? Obrigada!
Podes trajar à vontade. Eu estou na FLUL, não ando na praxe e já comprei o traje 😜

Sou aluna do IPCA segundo ano
Andei na praxe mas desisti
Lá tem mt a tradição de só associar o traje há praxe
Mas eu posso também usar o traje ?!
Ou só quem foi praxado
Obrigada

Ou só quem foi praxado
Obrigada
Não sei as particularidades da instituição em que estudas, mas penso que qualquer traje, seja de que universidade for, pode ser usado por qualquer aluno do ensino superior, daí chamar-se traje académico e não simplesmente “traje praxistico”. Não se deveria associar o traje única e exclusivamente à praxe, e é uma ideia com que os caloiros tendem a ficar, que não é verdade.
Há certas particularidades do traje e do seu código de uso, que já dizem respeito à praxe, como o traçar a capa, é algo acho que quase universal para qualquer instituição, estar traçado enquanto se praxa. No entanto, por ex. em serenatas também se traça a capa, por isso, se o quiseres fazer, I mean who cares, é um momento solene e toda a gente deve estar traçadinha. Também há certos emblemas associados à praxe que, se não te identificares com a praxe, não faz sentido colocá-los.
Se queres usar o traje académico, tens todo o direito, como estudante do ensino superior português, em comprá-lo e usá-lo, ninguém se pode opor esse facto! :)

• Like
Olá, sou caloira do IPV, frequentei a praxe no primeiro semestre, no entanto poe razões pessoais tive que deixar de ir. O que gostaria de saber é se posso participar na serenata para trajar (não tenho madrinha), ou se isso envolve apenas as pessoas que participam da praxe??
Sei que não é obrigatório participar da serenata para trajar, e que posso fazer quando quiser, mas eu gostaria.

Ou só quem foi praxado
Obrigada

olha, muito sinceramente, isso só depende da tua resilência
se te sentes confortável e consciente que haverão sempre pessoas a te olhar de lado por isso....
mesmo não experimentando a praxe tens todo o direito de trajar, e já que experimentaste a praxe, quem são as outras pessoas para te impedirem de trajar?

• Like
Olá... não sei como funciona a tradição acadêmica em Viseu, mas o melhor seria informares-te com a comissão de praxe daí. Eles certamente vão compreender a tua situação.
se gostavas de trajar pela praxe, é uma questão mesmo de te informares. eles nessas questões gostam de ser muito burocráticos.

• Like
Reactions: Anaibv
Olá, sou caloira do IPV, frequentei a praxe no primeiro semestre, no entanto poe razões pessoais tive que deixar de ir. O que gostaria de saber é se posso participar na serenata para trajar (não tenho madrinha), ou se isso envolve apenas as pessoas que participam da praxe??
Sei que não é obrigatório participar da serenata para trajar, e que posso fazer quando quiser, mas eu gostaria.

Olá! Tal como o @sam_mukka não sou conhecedora da tradição académica de Viseu, no entanto, não creio que haja nada que te impeça de trajar na serenata. Em Coimbra até podes trajar mesmo antes da serenata (vai contra a tradição per se, mas o traje é académico e não praxístico, pelo que, a partir do momento em que fazes parte da academia podes trajar, tecnicamente). Tenho caloiros meus que são caloiros em tunas e que para participarem nos espetáculos têm de trajar. O facto de não teres madrinha acaba por tirar um bocadinho a piada à situação, pelo menos aqui em Coimbra. É tradição no meu grupo praxístico os caloiros trajarem pela primeira vez (no dia da serenata) em casa do padrinho e as caloiras em casa da madrinha, para que estes verifiquem se eles cumprem todas as regras do bem trajar. E depois, durante a serenata o padrinho/madrinha traça a capa do caloiro enquanto faz um discurso sobre o seu percurso académico. É um momento muito emocionante e querido. Sendo que não tens madrinha podes pedir a alguém igualmente importante para ti para te traçar a capa. Se queres trajar pela praxe e com madrinha, acho que é uma questão de pedires que alguém mais velho que tu e com quem tens algum tipo de relação te amadrinhe/apadrinhe. Reitero, todavia, que não sei como é que funciona aí.
Aqui não haveria qualquer tipo de impedimento. A minha afilhada desistiu da praxe pouco depois de eu a batizar na latada e eu fui comprar o traje com ela na mesma, ela vai trajar em minha casa na mesma e eu tenciono traçar-lhe a capa e fazer-lhe o discurso na mesma. Não é por ter saído da praxe que deixa de ser o meu rebento, porque o facto de ela ter saído da praxe não apaga o facto de eu a ter auxiliado no verão anterior à sua entrada para a faculdade, ou nos primeiros dias, ou até mesmo as primeiras praxes.
:)

• Like
Reactions: Anaibv
Boa Tarde Ana estudei na ESAV. Se não tiveres madrinha podes pedir a um membro da comissão de praxe do teu curso ou até a um membro do conselho Viriato para te traçar a capa porque de acordo com as regras do traje só pode traçar a capa eng/dr/enf por isso é o papel do padrinho/madrinha de o fazer ao afilhado nessa noite. De resto a Serenata é para divertir na primeira noite de traje! Espero ter respondido
Post automatically merged:

Boa tarde,
Boa Tarde Mariana depende do sítio onde estudas só conheço as regras de Viseu.
Post automatically merged:

Boa tarde,
Boa Tarde Mariana depende do sítio onde estudas só conheço as regras de Viseu.

Boa noite a todos!
Tenho uma dúvida que já me acompanha à algum tempo e ainda ninguém me soube esclarecer, gostaria de saber se alguém por aqui o poderia fazer.
Candidatei-me a 2 universidades públicas (ISCTE e ISCSP) e 1 privada (ISCTE) e se entrar em qualquer uma delas irei estudar em pós laboral pois durante o dia trabalho e não consigo de maneira nenhuma estudar de dia.
Teria muito gosto em ir às praxes mas não sei como funciona em termos de horários, pelo que sei costumam decorrer durante o dia mas não tenho a certeza, mas a probabilidade de não conseguir ir é muita para minha infelicidade. No caso de não haver esta possibilidade, há maneira de poder trajar na mesma sem ir ás praxes?
Obrigada!!

Boa noite a todos!
Tenho uma dúvida que já me acompanha à algum tempo e ainda ninguém me soube esclarecer, gostaria de saber se alguém por aqui o poderia fazer.
Candidatei-me a 2 universidades públicas (ISCTE e ISCSP) e 1 privada (ISCTE) e se entrar em qualquer uma delas irei estudar em pós laboral pois durante o dia trabalho e não consigo de maneira nenhuma estudar de dia.
Teria muito gosto em ir às praxes mas não sei como funciona em termos de horários, pelo que sei costumam decorrer durante o dia mas não tenho a certeza, mas a probabilidade de não conseguir ir é muita para minha infelicidade. No caso de não haver esta possibilidade, há maneira de poder trajar na mesma sem ir ás praxes?
Obrigada!!
Claro que sim. O traje é académico, não é exclusivo da praxe. :)

• Like
Reactions: Joanacaetano98
Olá sou estudante do 1 ano de GE na UALG,mas não estou a ser praxado por motivos de saúde... Como é agora o uso do traje académico, posso usar não posso usar, existem regras diferentes por não ir às praxes ou quando posso usar n indo as praxes. Obrigado

• Like
Reactions: Joanacaetano98