Não sei as particularidades da instituição em que estudas, mas penso que qualquer traje, seja de que universidade for, pode ser usado por qualquer aluno do ensino superior, daí chamar-se traje académico e não simplesmente “traje praxistico”. Não se deveria associar o traje única e exclusivamente à praxe, e é uma ideia com que os caloiros tendem a ficar, que não é verdade.
Há certas particularidades do traje e do seu código de uso, que já dizem respeito à praxe, como o traçar a capa, é algo acho que quase universal para qualquer instituição, estar traçado enquanto se praxa. No entanto, por ex. em serenatas também se traça a capa, por isso, se o quiseres fazer, I mean who cares, é um momento solene e toda a gente deve estar traçadinha. Também há certos emblemas associados à praxe que, se não te identificares com a praxe, não faz sentido colocá-los.
Se queres usar o traje académico, tens todo o direito, como estudante do ensino superior português, em comprá-lo e usá-lo, ninguém se pode opor esse facto! :)