Trajar sem ir à praxe

Este ano entrei em Tradução na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Fui um dia à praxe para ver como era. No dia seguinte decidi ir novamente mas fui-me embora porque não me apetecia fazer o que iam fazer. E também não me estou a ver lá novamente, até porque não fui ao despique.
Pelo que li aqui no fórum, posso trajar, até porque o traje não tem nada a ver com a praxe. No entanto, como não sei como funcionam certas coisas como a queima das fitas, etc, estou na dúvida se posso ir a eventos desses. (Se não me engano, em alguns desses eventos, os caloiros podem até trajar).

• Like
Reactions: Ana_Monteiro
Olá sou estudante do 1 ano de GE na UALG,mas não estou a ser praxado por motivos de saúde... Como é agora o uso do traje académico, posso usar não posso usar, existem regras diferentes por não ir às praxes ou quando posso usar n indo as praxes. Obrigado
Qualquer estudante do ensino superior pode usar o traje, independentemente de ter ido à praxe ou não. O traje é académico, não praxístico. :)

Olá sou estudante do 1 ano de GE na UALG,mas não estou a ser praxado por motivos de saúde... Como é agora o uso do traje académico, posso usar não posso usar, existem regras diferentes por não ir às praxes ou quando posso usar n indo as praxes. Obrigado
Traja à vontade! Observa a maneira certa de trajar, porque o traje pode ser da academia (e não exclusivo da praxe), mas as regras que regulam a utilização do traje académico são praxe. Não o podes usar como queres.
Mas sim, materialmente, tens todo o direito de usar traje sem ser praxado.

O traje é o uniforme do estudante.. Tradicionalmente para alunos de Liceu, seminários e ensino superior.
Nada a ver com praxes!
É um direito adquirido que dispensa quaisquer condições.
Obedece a regras de uso (protocolo - Praxe, portanto), especialmente em momentos formais.

Boa tarde! Eu sou estudante da FLUP e fiz parte da praxe mas depois não fui mais. Posso trajar e ter os emblemas na mesma?

obrigada!

Um aluno pode usar o traje quando quiser, até aos 40 anos, é uma peça de roupa soooo xD

Se quiseres contudo seguir o caminho da praxe (ser praxada, praxar, participar nas atividades relativas à praxe entre outros ) podem-te exigir eventualmente, que sigas a tradição académica (que envolve apenas usares o traje académico na serenata). Mas podes usar o traje independentemente da praxe.

Olá :)
Eu estou a estudar Criminologia no Reino Unido. Tenho muita pena de não trajar por Portugal. :/
Sabem se o posso fazer pela faculdade de amigos meus quando for altura de trajar ?

Olá :)
Eu estou a estudar Criminologia no Reino Unido. Tenho muita pena de não trajar por Portugal. :/
Sabem se o posso fazer pela faculdade de amigos meus quando for altura de trajar ?
Podes trajar como bem entenderes, agora, pode é não fazer muito sentido fazê-lo com algo que na verdade não te identifica como aluna da instituição x - fica ao teu critério pessoal.
O que pode acontecer é, caso existam cerimónias praxísticas em termos de "ritual" para a primeira vez que se usa o traje, não te deixarem participar com os teus amigos, já que nem aluna da instituição x és. Mas trajar, simplesmente, és livre de o fazer.