Trajar sem ir à praxe

jegerkunst

Membro Caloiro
Matrícula
26 Março 2019
Curso
Tradução
Instituição
FCSH-UNL
Este ano entrei em Tradução na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Fui um dia à praxe para ver como era. No dia seguinte decidi ir novamente mas fui-me embora porque não me apetecia fazer o que iam fazer. E também não me estou a ver lá novamente, até porque não fui ao despique.
Pelo que li aqui no fórum, posso trajar, até porque o traje não tem nada a ver com a praxe. No entanto, como não sei como funcionam certas coisas como a queima das fitas, etc, estou na dúvida se posso ir a eventos desses. (Se não me engano, em alguns desses eventos, os caloiros podem até trajar).

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Olá sou estudante do 1 ano de GE na UALG,mas não estou a ser praxado por motivos de saúde... Como é agora o uso do traje académico, posso usar não posso usar, existem regras diferentes por não ir às praxes ou quando posso usar n indo as praxes. Obrigado
Qualquer estudante do ensino superior pode usar o traje, independentemente de ter ido à praxe ou não. O traje é académico, não praxístico. :)

LBlackMoon

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
27 Fevereiro 2016
Curso
Direito
Instituição
FDUP
Olá sou estudante do 1 ano de GE na UALG,mas não estou a ser praxado por motivos de saúde... Como é agora o uso do traje académico, posso usar não posso usar, existem regras diferentes por não ir às praxes ou quando posso usar n indo as praxes. Obrigado
Traja à vontade! Observa a maneira certa de trajar, porque o traje pode ser da academia (e não exclusivo da praxe), mas as regras que regulam a utilização do traje académico são praxe. Não o podes usar como queres.
Mas sim, materialmente, tens todo o direito de usar traje sem ser praxado.

Alexander Mcmanus

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2019
Boa noite! Queria saber quando e quem possa trajar na uminho. Não ando na praxe e não faço ideia quando se pode começar a trajar Obrigado

N&M

Membro
Matrícula
14 Setembro 2015
O traje é o uniforme do estudante.. Tradicionalmente para alunos de Liceu, seminários e ensino superior.
Nada a ver com praxes!
É um direito adquirido que dispensa quaisquer condições.
Obedece a regras de uso (protocolo - Praxe, portanto), especialmente em momentos formais.

Beatriz_Camoes

Membro Caloiro
Matrícula
6 Abril 2020
Boa tarde! Eu sou estudante da FLUP e fiz parte da praxe mas depois não fui mais. Posso trajar e ter os emblemas na mesma?

obrigada!

BananaPower

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Ciências Biomédicas
Instituição
Faculdade de Ciências da Saúde
Um aluno pode usar o traje quando quiser, até aos 40 anos, é uma peça de roupa soooo xD

Se quiseres contudo seguir o caminho da praxe (ser praxada, praxar, participar nas atividades relativas à praxe entre outros ) podem-te exigir eventualmente, que sigas a tradição académica (que envolve apenas usares o traje académico na serenata). Mas podes usar o traje independentemente da praxe.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
F IPCA Trajar sem ir à praxe Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 5
A Trajar na UÉvora sem ter ido à praxe Tradições Académicas 0
T Trajar na UÉvora sem pertencer à praxe Tradições Académicas 2
L Posso trajar com o traje masculino? Tradições Académicas 1
M Trajar ao mudar de faculdade Tradições Académicas 2
J Trajar no Mestrado Tradições Académicas 5
Margot Aluno de Faculdade sem estar inscrito em disciplinas Ensino Superior 4
Ângela0104 Após terminar o estado de emergência, haverá aulas presenciais às disciplinas sem exame? Ensino Secundário 4
Afonso Castelão Nota mínima para terminar a disciplina sem recorrer a exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
R Estou em Ciências e Tecnologias sem Biologia e Geologia mas quero Medicina Ensino Secundário 5
beatriznsantos02 De alunos para alunos: Projeto Com Ânimo, Sem Pânico Geral 9
M Medicina sem média de 18 Ensino Secundário 6
F Cursos disponíveis sem exame de físico-química Ensino Secundário 9
B Fazer o secundário após concluir licenciatura sem 12º Ensino Secundário 1
A Engenharia Informática (sem bases a FQ) Tecnologias 1
B UMinho Traje sem praxe Universidade do Minho 1
T Inscrição nos Exames Nacionais sem Cartão do Cidadão e sem NIF Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
Sara.pinto123 ESEP Consigo entrar em enfermagem sem biologia e quimica? Escola Superior de Enfermagem do Porto 5
S Curso sem vagas Concurso Nacional e Locais - Público 2
Dan79 Certificado de habilitações sem conclusão Ensino Secundário 3
KungFuKenny Posso me candidatar à segunda fase sem me candidatar à primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 1
DYLAN_14 Nota do último colocado sem preferência regional? Concurso Nacional e Locais - Público 6
R Fazer exame de matematica sem frequentar a escola? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
J 3a fase sem ir a 2a Concurso Nacional e Locais - Público 5
B Candidaturas sem o 12 concluído Ensino Secundário 5
Z Entrar em Engenharia sem estudar Matemática / Física há 8 anos Tecnologias 13
David1154 Mestrado sem licenciatura Ensino Superior 3
joao12345 Inscrição nos exames nacionais sem frequentar secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
F Duvida de acesso ao ensino superior para maiores de 23 sem o secundario concluido. Concurso Nacional e Locais - Público 4
giridio Frequentar aulas sem avaliação Ensino Superior 2
JoaoTS Ainda sem instituição Bolsas e Residências 2
I "Sem Instituição" - Bolsa Bolsas e Residências 12
F Repetição do 10 sem algumas disciplinas Ensino Secundário 4
Zafira S. Sem possibilidade de fazer exames na 2.ª fase Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
I Concluir a disciplina de FQ sem exame nacional? Ensino Secundário 1
M Cadeira sem nota final Ensino Superior 3
B Ir a exame sem nota Ensino Secundário 1
O Segunda fase sem fazer primeira Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
joaomonteir0 Como ter o exame anulado sem estragar a média da escola? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Casal Cursos com mais saída sem matemática? Ensino Superior 13
I Traçar a capa sem praxe Tradições Académicas 2
M Entrar para a universidade sem uma disciplina feita Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
F Pode-se repetir o 11ª ano sem chumbar??? Ensino Secundário 2
C Matematica - 12o, forma de passar sem realizar exame? Ensino Secundário 3
D Bolsa de Estudo sem ter transitado de ano Bolsas e Residências 5
T Doutoramento sem aulas teóricas Ensino Superior 1
R Reingresso de curso sem matricula Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
E Curso sem exames/média Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Ir a exame sem frequentar aulas Ensino Secundário 1
S Posso entrar na universidade sem ter matematica de 12°ano feita? Concurso Nacional e Locais - Público 3