O nome de traje é traje académico ou traje praxístico? Académico, certo? Isso surge como resposta à tua questão, Filipa. O traje é da academia e não da praxe, a partir do momento em que entras na academia, tecnicamente podes usar o traje. Por uma questão de tradição, o caloiro costuma esperar até à altura apropriada (Serenata Monumental em Coimbra) para trajar. O traje é muito associado à praxe por uma questão de praxis (ahahah, desculpa a redundância, praxis = prática), é que os praxistas usam-no muito mais vezes, nomeadamente, sempre que vão praxar. Se não estás na praxe, não tens de obedecer às regras presentes no código da praxe e podes usar o traje sempre que quiseres (assim como nós podemos usar o traje sempre que quisermos, já fui trajada para um aula porque já não tinha mais roupa limpa no armário para vestir e a que estava a lavar ainda não tinha secado). Há certas coisas, todavia, que não ficam bem e que acabam por tirar algum valor ao traje e o transformam num mero fato, mas como não estás na praxe já é contigo, não te admires, no entanto, se chegarem ao pé de ti e te disserem que "não podes usar x ou y coisa com o traje". Esse é o caso de maquilhagem que se note. Acho que a proibição de eyeliner, batom vermelho ou de outra cor que não seja "natural" é algo comum a todos os códigos de praxe. Unhas pintadas também, amigas minhas que têm unhas de gel costumam tapá-las com pensos. Assim como os brincos/piercings que não sejam no lóbulo da orelha. Também não podes usar anéis (a não ser que seja o de casamento) ou pulseiras, ou colares (que se notem). Mas isto são regras do bem trajar.
TLDR: Claro que podes trajar! O traje é académico e não praxístico, o dinheiro é teu e fazes com ele o que quiseres. Podes usar o traje quando quiseres. Têm só cuidado para não quebrares regras do bem trajar.