Traje académico

renatafs

Membro Caloiro
Matrícula
6 Maio 2023
Sou so primeiro ano e vou trajar queria saber se A pasta é obrigatória mesmo a quem não faça parte da praxe?

Sou so primeiro ano e vou trajar queria saber se A pasta é obrigatória mesmo a quem não faça parte da praxe?
Acho que isso depende da universidade, eu estou em Coimbra, por isso vou falar de Coimbra, mas suponho que no Porto e outras universidades seja muito parecido.
Primeiro de tudo, a Pasta "da Praxe" não tem nada a ver com as praxes, só tem esse nome porque é a apropriada para usar com o traje.
A pasta é a parte do traje que dá mais jeito. A maioria das pessoas não usa o traje todos os dias, mas quase toda a gente (do 2.° ano para cima) leva a pasta para a faculdade diariamente porque dá jeito para meter cadernos, estojos, etc
Se é 100% necessária? Não. A Pasta é necessária para praxar (só durante o 2.° e 3.° ano, em Coimbra), e é necessária para usar Insígnias Pessoais (Grelo e Fitas). Portanto, recomendo muito ter a pasta, nem que seja só para depois pôr o grelo e as fitas (mais uma vez, assumindo que se trata de uma universidade onde se usa grelo e fitas).

Boa noite, eu sou aluna da universidade lusófona da faculdade de engenharia e sei que podem não saber mas gostava de saber se poderia usar o traje sem ter feito a praxe completa. Eu só fui uma vez e, como surgiu a pandemia e os horários também coincidiam com as minhas aulas terminei por não continuar.
Neste momento sou finalista e gostaria muito ir a queima já me disseram que posso ir com roupa normal no entanto, gostava de tornar o dia um pouco diferente trajando, acham que posso usar ou seria muito mau? É que tou com vergonha porque não fui a praxe.
Aguardo resposta e agradeço desde já,
SM.

Boa noite, eu sou aluna da universidade lusófona da faculdade de engenharia e sei que podem não saber mas gostava de saber se poderia usar o traje sem ter feito a praxe completa. Eu só fui uma vez e, como surgiu a pandemia e os horários também coincidiam com as minhas aulas terminei por não continuar.
Neste momento sou finalista e gostaria muito ir a queima já me disseram que posso ir com roupa normal no entanto, gostava de tornar o dia um pouco diferente trajando, acham que posso usar ou seria muito mau? É que tou com vergonha porque não fui a praxe.
Aguardo resposta e agradeço desde já,
SM.
Ignore tudo o que lhe contam, pois a noção de Praxe na lusófono é uma aberração!

Qualquer aluno pode trajar sem precisar de ter sido praxado (gozo ao caloiro).

PASSE OS OLHOS POR AQUI E PARTILHE COM OS SEUS COLEGAS: Links artigos académicos (actualização de 01 MAIO 2019).pdf

• Like
Reactions: sigis