Traje

  • Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

LuísaGG

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2020
Mensagens
3
Boa noite.
Estou no primeiro ano da universidade e ainda estou em dúvida se vou ou não mudar de curso. Como na minha universidade já nos estão a perguntar se queremos ou não ter o traje, a minha pergunta é: se eu comprar o traje e mudar de curso para outra universidade, mesmo que o traje seja diferente dos outros, posso usá-lo? Ou teria de comprar um novo?
Não sei se nesta situação, de o traje ser comprado noutro lugar e ser diferente, infuencia alguma coisa...
Obrigada
 

Lazuli

Lunática
Especialista
Artes & Diversidade
Colaborador Editorial
Matrícula
24 Maio 2017
Mensagens
6,877
Curso
História da Arte
Instituição
Letras, Coimbra
Tenta encontrar pessoas da segunda instituição e perguntar se há algum tipo de prática comum nesses casos. Sinceramente nunca antes ouvi ninguém a falar de um caso assim, então poderás não encontrar grandes opiniões.

À partida, o traje nacional pode ser usado por qualquer estudante de qualquer universidade, então penso que não haveria problema, já que é o mais comum e com um desenvolvimento mais antigo. Em algumas instituições mais recentemente na história criaram-se trajes próprios, com diferenças significativas. Se for um diferente, pessoalmente não vejo problema porque representaria a primeira instituição onde andaste e não se deve esperar que alguém possa simplesmente comprar um segundo traje, mas não sei o que é que outras pessoas pensam. Depende das tuas intenções, suponho. Se estiveres a usar um diferente as pessoas podem pensar que és uma estudante de outra instituição, talvez queiras ter isso em conta. Se estás na duvida se acabarias por preferir o da segunda instituição, recomendo-te esperares antes da compra, especialmente se não planeias usar o primeiro em dias normais porque pode não valer a pena gastar tanto dinheiro, já que de resto este ano não há grandes eventos onde se costuma usar o traje (jantares de curso, praxes, queimas...) (a não ser que façam algo por zoom).
 

Tópicos Semelhantes