Trajes académicos

rhenriques

Membro
Matrícula
4 Julho 2015
Olá, tinha uma duvida e gostava que me esclarecessem! Por exemplo, se eu frequentar um curso no Porto e no ano a seguir, mudar de curso e ficar no mesmo distrito, o traje dara para o ano a seguir? E se eu for para um distrito diferente frequentando também um curso diferente, o traje também poderá servir?
Desculpem, não me ter explicado melhor. Agradeco toda a ajuda que poderem dar, obrigada.

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
O traje pode ser diferente de instituição para instituição, mesmo dentro do mesmo distrito. O da UBI e da UMinho, por exemplo, é bastante diferente do da UP, que é mais 'normal'. Mas da UP para a UCoimbra há umas nuances no casaco (o da UC é mais cintado) e na saia (que em Coimbra tem um macho na 'racha' de parte de trás da saia). Neste caso de UP/Coimbra, as pessoas costumam simplesmente pedir a uma costureira para fazer estas alterações em vez de comprar um traje novo. Dentro do distrito do Porto, não sei se há variações...
Resumindo: tens que ver se as duas instituições que poderás frequentar têm ou não um traje igual. :)

rhenriques

Membro
Matrícula
4 Julho 2015
Obrigada! Então o facto de poderem aceitar trajes diferentes depende so da instituicao, certo? :)

Rita Branco

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
Escola Sup. Saúde Santarém
Olá, tinha uma duvida e gostava que me esclarecessem! Por exemplo, se eu frequentar um curso no Porto e no ano a seguir, mudar de curso e ficar no mesmo distrito, o traje dara para o ano a seguir? E se eu for para um distrito diferente frequentando também um curso diferente, o traje também poderá servir?
Desculpem, não me ter explicado melhor. Agradeco toda a ajuda que poderem dar, obrigada.
Poderá mudar, por exemplo nós em Santarém temos 5 escola que pertencem ao Politecnico de Santarém e as 5 têm os trajes todos diferentes, resumindo : varia de instituição para instituição. Qualquer ocisa diz :)

Rui Morais

Membro
Matrícula
23 Agosto 2015
Poderá mudar, por exemplo nós em Santarém temos 5 escola que pertencem ao Politecnico de Santarém e as 5 têm os trajes todos diferentes, resumindo : varia de instituição para instituição. Qualquer ocisa diz :)
Varia, mas não devia variar. Existe um Traje Académico Nacional... o único que já esteve consagrado na lei portuguesa como uniforme dos estudantes dos liceus e ensino superior. Só devia existir esse!

Rita Branco

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
Escola Sup. Saúde Santarém
Varia, mas não devia variar. Existe um Traje Académico Nacional... o único que já esteve consagrado na lei portuguesa como uniforme dos estudantes dos liceus e ensino superior. Só devia existir esse!
Não concordo, são opiniões :) Espero que te tenha esclarecido em cima :)

Rui Morais

Membro
Matrícula
23 Agosto 2015
Não concordo, são opiniões :) Espero que te tenha esclarecido em cima :)
Não fui eu que te fiz a pergunta. :) E neste caso não se trata de opinião pessoal. Trata-se do que é suposto acontecer, daquilo que faz sentido à luz da tradição académica portuguesa.

Quando tu tens um decreto-lei (10:290 de 12 de Novembro de 1924) que te diz que o uniforme dos estudantes é X, e todos os estudantes vestem X, então tens uma cultura coerente. Não faz qualquer sentido segmentar a classe estudantil com trajes inventados que não têm nenhuma relação com a história académica portuguesa. Com um uniforme nacional tu consegues distinguir a classe estudantil da não-estudantil, e é esse o propósito do traje académico. Consegues identificar "olha ali vai um estudante universitário", que é para isso que serve o traje académico. Com vários uniformes tens.... confusão. Cada um inventa mais uma coisinha sem sentido nenhum, e dá-lhe um significado qualquer e de repente é um traje académico. E aquilo que sempre identificou o estudante universitário português desvanece-se.

rhenriques

Membro
Matrícula
4 Julho 2015
Sim, concordo plenamente! Não faz sentido haver tantas diferenças nos trajes. Para além de que muitos estudantes universitários ingressam em cursos que não são o que querem, acabam por comprar e mais tarde caso mudem para outra faculdade ou outro distrito terao de comprar outra vez.

rhenriques

Membro
Matrícula
4 Julho 2015
Obrigada a todos por responderem. E realmente tambem sou da opinião que deveria de haver um traje académico nacional até porque seria mais vantajoso para os estudantes.

• Like
Reactions: ines95 and Armdco

N&M

Membro
Matrícula
14 Setembro 2015
O traje estudantil (académico) serve unicamente para distinguir o foro académico, ou seja a condição de estudante. Não tem nenhuma outra função.
Trajes que incluem motivos e peças de cariz folclórico e etnográfico entram dolosamente em contradição com o próprio folclore e etnografia, tal como com o estipulado para um uniforme estudantil.
Com efeito, não existe, reparem bem, a figura do estudante nem no folclore nem na etnografia. E por alguma razão será.
Não existe, também, diferença de assinalar entre o traje nacional em Coimbra ou no Porto. Ser mais ou menos contado não é motivo para os considerar diferentes.
Traje Académico, de facto, é o Traje Nacional, que na gíria estudantil apelidam de "capa e batina" (embora não exista nenhuma batina no traje).

Sugiro leitura dos seguintes artigos:

http://notasemelodias.blogspot.pt/2013/12/notas-trajes-nao-academicos.HTML

Traje académico – Wikipédia, a enciclopédia livre

Notas&Melodias: Notas à Evolução do Traje Académico e ao Mito Igualizador

http://notasemelodias.blogspot.pt/2014/03/notas-aos-primordios-do-traje-academico.HTML

Notas&Melodias: Notas à Saia e Meias do Traje Académico Feminino

rhenriques

Membro
Matrícula
4 Julho 2015
O traje estudantil (académico) serve unicamente para distinguir o foro académico, ou seja a condição de estudante. Não tem nenhuma outra função.
Trajes que incluem motivos e peças de cariz folclórico e etnográfico entram dolosamente em contradição com o próprio folclore e etnografia, tal como com o estipulado para um uniforme estudantil.
Com efeito, não existe, reparem bem, a figura do estudante nem no folclore nem na etnografia. E por alguma razão será.
Não existe, também, diferença de assinalar entre o traje nacional em Coimbra ou no Porto. Ser mais ou menos contado não é motivo para os considerar diferentes.
Traje Académico, de facto, é o Traje Nacional, que na gíria estudantil apelidam de "capa e batina" (embora não exista nenhuma batina no traje).

Sugiro leitura dos seguintes artigos:

http://notasemelodias.blogspot.pt/2013/12/notas-trajes-nao-academicos.HTML

Traje académico – Wikipédia, a enciclopédia livre

Notas&Melodias: Notas à Evolução do Traje Académico e ao Mito Igualizador

http://notasemelodias.blogspot.pt/2014/03/notas-aos-primordios-do-traje-academico.HTML

Notas&Melodias: Notas à Saia e Meias do Traje Académico Feminino
Muito obrigada pela resposta! Realmente tens uma visao diferente e deste-me mais que pensar sobre o assunto. Irei ler o que me recomendaste, mais uma vez obrigada :-)

Adriana V.

Membro Caloiro
Matrícula
18 Setembro 2015
Tudo depende das instituições e dos cursos.
Conheço pessoas que fizerem 1 ano numa universidade e compraram traje e no ano seguinte utilizaram o mesmo traje noutra universidade e curso. Apenas tiveram que fazer umas pequenas alterações a nível de emblemas e de identificação do curso e instituição.

• Like
Reactions: rhenriques

rhenriques

Membro
Matrícula
4 Julho 2015
Tudo depende das instituições e dos cursos.
Conheço pessoas que fizerem 1 ano numa universidade e compraram traje e no ano seguinte utilizaram o mesmo traje noutra universidade e curso. Apenas tiveram que fazer umas pequenas alterações a nível de emblemas e de identificação do curso e instituição.
Obrigada pela tua resposta! Inicialmente também achava isso no entanto com o feedback do uniarea acabei por tirar uma conclusao diferente...

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Relações Públicas e Comunicação Empresarial
Instituição
ESCS-IPL
Não concordo muito com o traje académico nacional. Por um lado facilitaria a questão primeiramente colocada... Se algum aluno mudasse de instituição o traje seria o mesmo e não teria mais encargos com um novo traje. Mas por outro lado acho que a diferença entre os trajes é interessante porque nenhuma instituição é igual à outra e é uma forma de nos diferenciarmos visivelmente e até de apelar à originalidade. Se o traje fosse igual para todos a nível nacional perderia um pouco a piada, a meu ver.

Mas é uma questão de opiniões. Existem muitas leis que são quebradas, e algumas bem mais importantes do que um traje académico comum a nível nacional. Se alguém pretender mudar de curso e tiver interesse no traje terá que tomar a decisão de querer ou não gastar o dinheiro num traje que só servirá para a instituição x.

N&M

Membro
Matrícula
14 Setembro 2015
Não concordo muito com o traje académico nacional. Por um lado facilitaria a questão primeiramente colocada... Se algum aluno mudasse de instituição o traje seria o mesmo e não teria mais encargos com um novo traje. Mas por outro lado acho que a diferença entre os trajes é interessante porque nenhuma instituição é igual à outra e é uma forma de nos diferenciarmos visivelmente e até de apelar à originalidade. Se o traje fosse igual para todos a nível nacional perderia um pouco a piada, a meu ver.

Mas é uma questão de opiniões. Existem muitas leis que são quebradas, e algumas bem mais importantes do que um traje académico comum a nível nacional. Se alguém pretender mudar de curso e tiver interesse no traje terá que tomar a decisão de querer ou não gastar o dinheiro num traje que só servirá para a instituição x.
Não, minha cara, não é questão de opiniões.
Um traje académico não tem por função distinguir a geografia, instituição ou curso. O traje académico foi instituído para distinguir o foro académico, ou seja a condição de estudante, apenas e só.
O Traje Nacional foi reconhecido como identificativo do estudante português e implementado em todo o país e ilhas desde a 2ª metade do séc. XIX.
Existe alguma justificação para um traje diferente? Nenhuma, especialmente quando vai buscar roupas e inspiração à etnografia ou folclore local, quando não existe a figura do estudante nem na etnografia nem no folclore.
É que o traje académico existe precisamente para distinguir a condição e classe estudantil de todas as demais classes e profissões.
Apelar á originalidade em nome de quê, do deu-me na veneta?

Foram muitas e muitas décadas de uso do traje nacional e tal nunca reprimiu a identidade de cada um, nem constrangiu a liberdade ou criatividade fosse de quem fosse.

falar em originalidade ou em evolução é falacioso:

Aconselho leitura dos seguintes artigos:

http://notasemelodias.blogspot.pt/2014/06/notas-evolucao-do-traje-academico-e-ao.HTML

Notas&Melodias: Notas ao fim da capa e batina nos liceus

Notas&Melodias: Notas a Trajes Não-Académicos

Notas&Melodias: Notas à Praxe (des)importada.

Darkchew23

Membro
Matrícula
12 Julho 2015
Alguém me esclarecer aqui uma ceninha?

Tenho traje de Bragança com duas matriculas e tenho as fitas respetivas, mas depois mudei para Aveiro (terceira matricula) e atualmente estou na Guarda ( 4 matricula). Neste momento queria trajar mas o meu traje só "acusa" 2 matriculas XD alguém sabe se fica assim mesmo, ou se tenho de meter algo a identificar as restantes?

N&M

Membro
Matrícula
14 Setembro 2015
O traje não serve para exibir matrículas, nem para indicar a localidade. O traje serve para identifica ro foro académico, ou seja a condição de estudante, nada mais.
Alguém me esclarecer aqui uma ceninha?

Tenho traje de Bragança com duas matriculas e tenho as fitas respetivas, mas depois mudei para Aveiro (terceira matricula) e atualmente estou na Guarda ( 4 matricula). Neste momento queria trajar mas o meu traje só "acusa" 2 matriculas XD alguém sabe se fica assim mesmo, ou se tenho de meter algo a identificar as restantes?

O traje não serve para exibir matrículas, nem para indicar a localidade. O traje serve para identificar o foro académico, ou seja a condição de estudante, nada mais, que foi para isso que ele foi criado.
Cumps

• Like
Reactions: Rita3725 and Armdco
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
D Trajes acadêmicos M23 Tradições Académicas 1
João_Melo332 FLUL Emails académicos Universidade de Lisboa 8