UMinho Transferência de curso

nuno23costa

Membro Caloiro
Matrícula
30 Julho 2020
Acabei agora o secundário e estava com ideias de seguir Engenharia Informática, mas não tenho media para tal.
Pensei em entrar num curso e fazer transferência de curso, mas não sei qual é o melhor curso para futuramente pedir transferência para Engenharia Informática, alguém me consegue ajudar?

Bom dia!
O curso com mais cadeiras em comum (e o mais popular para tal transferência) é o de Ciências da Computação.
É importante ter em mente que as vagas para transferência por vezes não são muitas. Podes sempre tirar a licenciatura em Ciências da Computação e depois tirar o mestrado em Engenharia Informática.

Bom dia!
O curso com mais cadeiras em comum (e o mais popular para tal transferência) é o de Ciências da Computação.
É importante ter em mente que as vagas para transferência por vezes não são muitas. Podes sempre tirar a licenciatura em Ciências da Computação e depois tirar o mestrado em Engenharia Informática.

Bom dia!
E depois em que momento do ano é que se pode fazer transferência?

Depois de fazer a transferência tenho de fazer o primeiro ano de engenharia informática ou continuo no segundo ano?
À partida, regressas ao primeiro ano do curso, mas tratando-se de dois cursos semelhantes, as equivalências que terás provavelmente são suficientes para poderes concorrer a algum dos contingentes que te permitam continuar para o 2º ano do curso (mesmo que tenhas algumas cadeiras do 1º ano para fazer).

À partida, regressas ao primeiro ano do curso, mas tratando-se de dois cursos semelhantes, as equivalências que terás provavelmente são suficientes para poderes concorrer a algum dos contingentes que te permitam continuar para o 2º ano do curso (mesmo que tenhas algumas cadeiras do 1º ano para fazer).
Por fim, qual será a melhor opção completar Ciências da Computação e tirar mestrado em Engenharia Informática ou pedir transferência para Engenharia Informática?

Por fim, qual será a melhor opção completar Ciências da Computação e tirar mestrado em Engenharia Informática ou pedir transferência para Engenharia Informática?
Não sendo eu da área, não tenho uma recomendação propriamente dita. Compara os planos de estudos e fala com o colega acima de Ciências da Computação. Em Engenharia Informática na UM tens o @Marco Esperança. Cada um deles é capaz de poder fazer uma comparação de planos de estudo e concluir se ficarás pior ou melhor preparado. Boa sorte!

• Fabulous
Reactions: Marco Esperança
Não sendo eu da área, não tenho uma recomendação propriamente dita. Compara os planos de estudos e fala com o colega acima de Ciências da Computação. Em Engenharia Informática na UM tens o @Marco Esperança. Cada um deles é capaz de poder fazer uma comparação de planos de estudo e concluir se ficarás pior ou melhor preparado. Boa sorte!
Muito obrigado!

Penso que essa questão é um bocado mais pessoal. Tens de ver em que áreas queres trabalhar ao fim do curso.
Se não pedires a transferência, acredito que a maior deficiência será nas cadeiras que acabam por envolver física, visto que LCC não possui nenhuma cadeira de física.
Acredito que ao decorrer do primeiro ano em LCC terás uma ideia melhor do que queres, mas para comparação: no primeiro ano tens 8 cadeiras em comum (de 12). Podes ver os planos de estudos de ambas aqui: LCC e MIEI.

Olá Nuno, conheço duas pessoas que já se viram na mesma situação. Vou partilhar o caso da minha amiga que me é mais próxima mas se quiseres saber o outro caso é só dizer 😉

1º caso: escolheu Engenharia Informática (na UMinho) como 1ª opção e Ciências da Computação como 2ª. Pelo que me disse queria mesmo entrar em EI e caso não conseguisse entrava em CC e no ano seguinte mudava para EI. Como não teve média para entrar em EI acabou por entrar em CC, fez o primeiro ano e no final tentou a troca. O problema? Não foi possível fazer a troca porque existe um número reduzido (como disse o pedroppereira) de pessoas que podem trocar (o que até faz sentido).
Ela chegou a querer mudar para uma uni com uma média de EI mais baixa para conseguir entrar mas acabou por não o fazer (acho que os pais não deixaram).

Como não se passou comigo não te posso partilhar a minha experiência e não te quero influenciar por isso se quiseres falar com eles envia-me mensagem que eu envio-te o contacto deles (caso eles não se importem claro 😅)

Última edição: