Transferência de um Politécnico para uma Universidade

Filipe Abrantes

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2025
Boa tarde. Pretendo candidatar-me a um curso da UA, mas não sei se terei nota para tal. Existe um curso similar num Politécnico e que tem uma nota consideravelmente mais baixa. A minha dúvida é: caso entre no politécnico, para o ano posso pedir transferência para o curso da UA? E, como é que se processa a entrada, isto é, haverá um concurso específico para esse efeito (transferências) anterior ao período das candidaturas? Existirão vagas específicas para esse efeito e, se assim for, como será feita a escolha dos candidatos? Com base nas notas de acesso deste ano? Obrigado.

Solução
Olá.
para o ano posso pedir transferência para o curso da UA?
Podes.
haverá um concurso específico para esse efeito (transferências) anterior ao período das candidaturas?
Sim. Não te consigo garantir se o período é anterior ou posterior, mas há um concurso específico, sim, e, na minha experiência, costuma ser anterior.
Existirão vagas específicas para esse efeito
Sim.
como será feita a escolha dos candidatos?
Cada universidade fixa os seus próprios critérios. Pode incluir coisas como a nota do secundário, as notas dos exames pedidos, as notas das UCs que frequentaste antes de pedir a transferência, o número de UCs concluídas, o número de UCs passíveis de dar equivalência, etc.

Qualquer questão, dispõe.
Olá.
para o ano posso pedir transferência para o curso da UA?
Podes.
haverá um concurso específico para esse efeito (transferências) anterior ao período das candidaturas?
Sim. Não te consigo garantir se o período é anterior ou posterior, mas há um concurso específico, sim, e, na minha experiência, costuma ser anterior.
Existirão vagas específicas para esse efeito
Sim.
como será feita a escolha dos candidatos?
Cada universidade fixa os seus próprios critérios. Pode incluir coisas como a nota do secundário, as notas dos exames pedidos, as notas das UCs que frequentaste antes de pedir a transferência, o número de UCs concluídas, o número de UCs passíveis de dar equivalência, etc.

Qualquer questão, dispõe.

Solução