Transferência de universidade através do Concurso de Acesso ao ensino superior - Equivalências

Alberto19990807

Membro Caloiro
Matrícula
8 Outubro 2016
Boa tarde
Sou aluno do 1º ano em Engenharia Mecânica na FEUP. Realizei os exames nacionais de FQA (à 2 anos) e de Matemática A( à 1 ano), onde obtive 172 e 186 pontos. Devido a várias razões, terei que regressar a casa, em Guimarães, e como tal, dado que gosto da área onde estou, quero pedir transferência para a Universidade do Minho (mesmo curso). Para ingressar para a UM, sei que tenho 2 vias possíveis: pedir transferência ou concorrer com os exames, dado que eles ainda estão válidos para utilizar. A minha questão é: dado que para mim é mais fácil entrar através do Concurso de Acesso, se eu entrar por esta via, terei que voltar ao primeiro ano e fazer tudo de novo? Ou posso entrar e pedir após o ingresso equivalência a todas as cadeiras já feitas, passando diretamente para o 2º ano? Obrigado.

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boa tarde
Sou aluno do 1º ano em Engenharia Mecânica na FEUP. Realizei os exames nacionais de FQA (à 2 anos) e de Matemática A( à 1 ano), onde obtive 172 e 186 pontos. Devido a várias razões, terei que regressar a casa, em Guimarães, e como tal, dado que gosto da área onde estou, quero pedir transferência para a Universidade do Minho (mesmo curso). Para ingressar para a UM, sei que tenho 2 vias possíveis: pedir transferência ou concorrer com os exames, dado que eles ainda estão válidos para utilizar. A minha questão é: dado que para mim é mais fácil entrar através do Concurso de Acesso, se eu entrar por esta via, terei que voltar ao primeiro ano e fazer tudo de novo? Ou posso entrar e pedir após o ingresso equivalência a todas as cadeiras já feitas, passando diretamente para o 2º ano? Obrigado.
Podes pedir equivalências independentemente do modo como entrares.

• Like
Reactions: davis

Francisco_Silva_13

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Olá Boa Noite!
Gostaria de saber se é possível realizar a transferência de Prótese Dentária para Medicina Dentária na mesma universidade. Se sim quais são as condições?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

guidac9

Membro Caloiro
Matrícula
11 Dezembro 2018
Boa noite.
Este ano vou candidatar-me novamente a outro curso/universidade via concurso nacional... alguém sabe quando é necessário fazer o pedido da nova senha? Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @guidac9
Este ano vou candidatar-me novamente a outro curso/universidade via concurso nacional... alguém sabe quando é necessário fazer o pedido da nova senha?
O pedido da senha começa a ser realizado na altura da inscrição para os exames nacionais (fevereiro/março), podendo ser realizado até ao fim do prazo de candidaturas da respectiva fase.

• Like
Reactions: guidac9

guidac9

Membro Caloiro
Matrícula
11 Dezembro 2018
Olá @guidac9

O pedido da senha começa a ser realizado na altura da inscrição para os exames nacionais (fevereiro/março), podendo ser realizado até ao fim do prazo de candidaturas da respectiva fase.
Obrigada! Mas como os meus exames ainda são válidos não preciso de me inscrever novamente nos exames, pois não?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Obrigada! Mas como os meus exames ainda são válidos não preciso de me inscrever novamente nos exames, pois não?
Não, mas tem vindo a ser pedido que nestes casos, para que seja possível emitir a ficha ENES depois, que o aluno entregue o papel a inscrição para os exames com o campo dos exames em branco.

O que é certo é que todos os anos vários alunos não seguem esse passo e na altura das candidaturas conseguem ter a ficha ENES na mesma.

• Like
Reactions: guidac9

guidac9

Membro Caloiro
Matrícula
11 Dezembro 2018
Não, mas tem vindo a ser pedido que nestes casos, para que seja possível emitir a ficha ENES depois, que o aluno entregue o papel a inscrição para os exames com o campo dos exames em branco.

O que é certo é que todos os anos vários alunos não seguem esse passo e na altura das candidaturas conseguem ter a ficha ENES na mesma.
Muito obrigada!! 😊
Mensagem fundida automaticamente:

Existe algum mal em não fazer certas cadeiras que em princípio não servem para equivalências para o curso onde pretendo ingressar no próximo ano novamente via concurso nacional? Obrigada
Mensagem fundida automaticamente:

Existe algum mal em não fazer certas cadeiras que em princípio não servem para equivalências para o curso onde pretendo ingressar no próximo ano novamente via concurso nacional? Obrigada

Última edição:
  • Like
Reactions: davis