Transferência de universidade dentro do mesmo curso

RitaBG

Membro Caloiro
Matrícula
19 Janeiro 2022
Olá :) sou a Rita e estou neste momento no segundo ano de Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, por motivos pessoais estou a pensar congelar a matrícula no primeiro semestre deste ano, e ficar só com o primeiro ano concluído. No próximo ano letivo gostava de me transferir para a FLUP, no mesmo curso. Não sei se alguém me consegue explicar como funcionam as equivalências de cadeiras, e se posso transitar logo para o segundo ano se for transferida? Uma outra questão que deixo aqui é se tenho ou não uma boa chance de me aceitarem na FLUP, obrigada desde já pelo vosso tempo!!

Solução
Olá :) sou a Rita e estou neste momento no segundo ano de Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, por motivos pessoais estou a pensar congelar a matrícula no primeiro semestre deste ano, e ficar só com o primeiro ano concluído. No próximo ano letivo gostava de me transferir para a FLUP, no mesmo curso. Não sei se alguém me consegue explicar como funcionam as equivalências de cadeiras, e se posso transitar logo para o segundo ano se for transferida? Uma outra questão que deixo aqui é se tenho ou não uma boa chance de me aceitarem na FLUP, obrigada desde já pelo vosso tempo!!
Olá, Rita! As equivalências (creditações) são decididas pelo director de curso do curso para o qual fazes a mudança de instituição...

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá, Rita! As equivalências (creditações) são decididas pelo director de curso do curso para o qual fazes a mudança de instituição, podendo este consultar o conselho científico, que decide a atribuição das equivalências de cadeiras que tenhas concluído aí na UBI. Não há garantias de que estas sejam obtidas e é um processo pago, pelo que recomendo que vejas o plano de estudos do Porto com detalhe e que compares os programas das cadeiras, de forma a pedires equivalências naquelas que provavelmente apresentam muitas semelhanças. Caso a cadeira seja creditada, não tens de repetir a cadeira no Porto.

Quanto ao ano curricular, quando mudares de instituição vais regressar ao 1º ano do curso., a menos que tenhas aprovação a 48 ou mais ECTS - nesse caso, avanças para o 2º ano curricular.

Relativamente às chances de entrares, o concurso de mudança par instituição/curso corresponde a cerca de 10% das vagas que o curso tem para o CNAES - são menos vagas e os critérios principais são provas de ingresso e o maior número de ECTS feitos. É impossível alguém assegurar-te se consegues ou não, mas diria que vale a pena tentares. Aliás, se queres mesmo esta mudança e ainda tens exames válidos para concorrer, diria que o melhor a fazeres seria a mudança de curso + concorreres novamente ao CNAES este ano, assim tens 2 oportunidades diferentes de entrar no curso.

Boa sorte!

Última edição:
Solução