Transferência

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mário Pinto
Será que eles me creditam duas cadeiras através de uma?
Talvez nem mesmo vocês saberão me responder, mas bem não custa tentar xp.
Tens aí no fim a resposta. :tonguewink: As equivalências são decididas pela coordenação dos respectivos cursos, pelo que só mesmo o respectivo professor do ISEG te poderá esclarecer. Tenta descobrir quem é e envia-lhe a dúvida diretamente em vez de contactares a secretaria do ISEG. :wink:

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Boas,
Eu tenho uma dúvida, já me fartei de ler a legislação e já mandei email para o ISEG, mas no fim acabaram por dizer nada. Portanto eu decidi fazer a minha licenciatura no estrangeiro, mas para o próximo ano estou a pensar pedir transferência para o ISEG ou para a Nova. A minha dúvida prende-se ao facto, de eu neste momento no primeiro ano só tenho uma cadeira de Economia que vale 5 ETC e no ISEG, no primeiro ano há duas cadeiras de economia que ao total valem 12 ETC. E analisando os programas, o programa da minha unica cadeira corresponde às duas cadeiras no ISEG. Será que eles me creditam duas cadeiras através de uma?
Talvez nem mesmo vocês saberão me responder, mas bem não custa tentar xp.
Obrigado!
Só mesmo o ISEG (ou Nova) te poderá dar certezas, mas eu diria que o problema não é uma cadeira dar equivalência a duas, mas sim a grande discrepância de créditos. é suposto os ETCs serem dados em função do número de horas (em aulas e de estudo autónomo) que a cadeira exige isto é, supostamente numa cadeira de 5 ETCs não deverias dar os mesmos conteúdos, com a mesma profundidade, do que dás em 12 ETCs. Mas eles podem aceitar, ou dar-te uma equivalência parcial (por exemplo, teres que fazer um trabalho para compensar), por isso se esta potencial equivalência for importante para a tua decisão, continua a insistir com o ISEG... mas, honestamente, não tenhas grandes esperanças de que tenhas uma resposta ou de que tenhas uma resposta de todo (na minha faculdade, que não tem nada a ver com Economia, duvido que te respondessem...). Boa sorte :)

Matrícula
19 Junho 2015
Isso da transferência ao fim do 1º ano só envolve as universidades públicas e depois cada privada tem os seus critérios, ou engloba todas as universidades?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Isso da transferência ao fim do 1º ano só envolve as universidades públicas e depois cada privada tem os seus critérios, ou engloba todas as universidades?
É suposto ser para todas as instituições superiores.

• Like
Reactions: a fish

Mário Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
25 Dezembro 2015
Curso
Economia
Instituição
UCL (Belgica)
Só mesmo o ISEG (ou Nova) te poderá dar certezas, mas eu diria que o problema não é uma cadeira dar equivalência a duas, mas sim a grande discrepância de créditos. é suposto os ETCs serem dados em função do número de horas (em aulas e de estudo autónomo) que a cadeira exige isto é, supostamente numa cadeira de 5 ETCs não deverias dar os mesmos conteúdos, com a mesma profundidade, do que dás em 12 ETCs. Mas eles podem aceitar, ou dar-te uma equivalência parcial (por exemplo, teres que fazer um trabalho para compensar), por isso se esta potencial equivalência for importante para a tua decisão, continua a insistir com o ISEG... mas, honestamente, não tenhas grandes esperanças de que tenhas uma resposta ou de que tenhas uma resposta de todo (na minha faculdade, que não tem nada a ver com Economia, duvido que te respondessem...). Boa sorte :)
Olá @Mário Pinto

Tens aí no fim a resposta. :tonguewink: As equivalências são decididas pela coordenação dos respectivos cursos, pelo que só mesmo o respectivo professor do ISEG te poderá esclarecer. Tenta descobrir quem é e envia-lhe a dúvida diretamente em vez de contactares a secretaria do ISEG. :wink:
Obrigado a ambos ;)

Mel17

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2015
Olá! :) Entrei este ano na faculdade de medicina de lisboa, no entanto o meu objetivo era entrar em Coimbra. Continuo com vontade de mudar. Alguém me sabe dar informações sobre as equivalências que teria? Obrigada!!

sof

Membro
Matrícula
16 Março 2015
Boa tarde, gostaria de saber se é possivel candidatar-me a uma instituiçao do ensino superior estando ja matriculada numa outra.
Obrigado e Bom Ano

D

Deleted member 2018

Guest
Boa tarde, gostaria de saber se é possivel candidatar-me a uma instituiçao do ensino superior estando ja matriculada numa outra.
Obrigado e Bom Ano
Sim, é. Podes fazê-lo por transferência e/ou (pode ser as duas ao mesmo tempo) pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior. Não perdes a tua vaga ao fazê-lo.

Matrícula
19 Junho 2015
É suposto ser para todas as instituições superiores.
Estou confuso ainda ... dado que a minha faculdade tem abertas vagas para o meu curso no 2º semestre. Por causa disso é que pensei que talvez fosse possível a minha transferência para outra universidade já no 2º semestre (no mesmo curso)

sof

Membro
Matrícula
16 Março 2015
Sim, é. Podes fazê-lo por transferência e/ou (pode ser as duas ao mesmo tempo) pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior. Não perdes a tua vaga ao fazê-lo.
Obrigado e se entrar a atual matricula e automaticamente anula assim?
Só mais uma questao:
Eu tenho bolsa, mantenho a bolsa de estudo para estudar nessa nova instituiçao?(ou seja a bolsa mantem-se/tambem e esta transferida)

vann

Membro Caloiro
Matrícula
7 Março 2015
Olá, bom dia :)
Eu estou neste momento no 1ºano de enfermagem em Aveiro e tenho a intenção de mudar de instituição no final deste ano, isto é, pretendo pedir transferência para a ESE-UMinho. A minha dúvida é se ao pedir transferência e não ficar colocada na nova instituição, perco a minha matrícula na minha atual instituição? E há um nº exigido de equivalências, por exemplo, se apenas tiver equivalência a 5/11 cadeiras tenho de repetir o 1ºano?
Obrigado e Bom Ano 2016!

D

Deleted member 2018

Guest
Estou confuso ainda ... dado que a minha faculdade tem abertas vagas para o meu curso no 2º semestre. Por causa disso é que pensei que talvez fosse possível a minha transferência para outra universidade já no 2º semestre (no mesmo curso)
A tua confusão é normal. Essas vagas são para as pessoas que não estão no 1º ano, pelo que continua a ser impossível a transferência para quem entrou agora.

Obrigado e se entrar a atual matricula e automaticamente anula assim?
Só mais uma questao:
Eu tenho bolsa, mantenho a bolsa de estudo para estudar nessa nova instituiçao?(ou seja a bolsa mantem-se/tambem e esta transferida)
Se for por transferência, sim. Se for pelo concurso nacional não é anulada, tendo de ser tu a fazê-lo.
Desde que tenhas o aproveitamento obrigatório, sim tens direito a bolsa.
Mas deixa que o @davis confirme esta informação, por favor.

Olá, bom dia :)
Eu estou neste momento no 1ºano de enfermagem em Aveiro e tenho a intenção de mudar de instituição no final deste ano, isto é, pretendo pedir transferência para a ESE-UMinho. A minha dúvida é se ao pedir transferência e não ficar colocada na nova instituição, perco a minha matrícula na minha atual instituição? E há um nº exigido de equivalências, por exemplo, se apenas tiver equivalência a 5/11 cadeiras tenho de repetir o 1ºano?
Obrigado e Bom Ano 2016!
Podes fazê-lo por transferência e/ou (pode ser as duas ao mesmo tempo) pelo concurso nacional de acesso ao ensino superior. Não perdes a tua vaga ao fazê-lo, se não ficares colocada fica tudo na mesma. Sim existe um número, tens de ver no regulamento da ESE-UM.

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Se for por transferência, sim. Se for pelo concurso nacional não é anulada, tendo de ser tu a fazê-lo.
Desde que tenhas o aproveitamento obrigatório, sim tens direito a bolsa.
Mas deixa que o @davis confirme esta informação, por favor.
Confirmo. :wink:

• Like
Reactions: Deleted member 2018

sof

Membro
Matrícula
16 Março 2015
Então quer eu entre(na nova instituiçao do ensino superior) por tranferencia ou concurso nacional, desde que eu tenha o numero de créditos necessários mantenho sempre a minha bolsa de estudo certo?
Bom ano 2016

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Então quer eu entre(na nova instituiçao do ensino superior) por tranferencia ou concurso nacional, desde que eu tenha o numero de créditos necessários mantenho sempre a minha bolsa de estudo certo?
Certo.

Margarida Dias

Membro Caloiro
Matrícula
28 Janeiro 2015
Olá,
Sou uma estudante de Solicitadoria - 1º ano- (no ISCAL), mas a minha primeira opção tinha sido direito (na fdl). No inicio estava entusiasmada e a gostar e decidi que logo pensaria se de facto ia ponderar mudar ou não, contudo ultimamente tenho pensado mais nisso, pela questão das saídas depois do curso terminado. Gostaria que me ajudassem pois nínguem me sabe informar como proceder no caso de realmente decidir mudar de curso (nem sei se será possível por transferencia)

Beatriz Gomes

Membro Caloiro
Matrícula
14 Janeiro 2016
Boa tarde!
Pretendo continuar no mesmo curso mas mudar de instituição, posso pedir transferência para o local y e concorrer normalmente para o local x ao mesmo tempo?
E no ano passado 2015 realizei os exames de 12º ano e tive que ir à segunda fase de matemática e como estava dependente desse exame só me pude candidatar na segunda fase, mesmo não o usando como prova de ingresso. Agora este ano caso concorra normalmente em setembro posso me candidatar na primeira fase (este exame não é a minha prova de ingresso).
Aguardo resposta obrigada :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Beatriz Gomes
Pretendo continuar no mesmo curso mas mudar de instituição, posso pedir transferência para o local y e concorrer normalmente para o local x ao mesmo tempo?
Podes, sim.
E no ano passado 2015 realizei os exames de 12º ano e tive que ir à segunda fase de matemática e como estava dependente desse exame só me pude candidatar na segunda fase, mesmo não o usando como prova de ingresso. Agora este ano caso concorra normalmente em setembro posso me candidatar na primeira fase (este exame não é a minha prova de ingresso).
Deve ter sido por só teres aprovado a disciplina com o exame da 2ªfase de exames. Neste ano já podes, sim.

claudiop

Membro Caloiro
Matrícula
17 Janeiro 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - UNL
Boas.
Fiz os exames nacionais do ano passado e quer Português como Matemática ficaram muito longe do esperado (para baixo tá claro), e como tal tive logo de desistir dos planos que tinha (continuar a estudar em Lisboa, IST, FCUL, ISCTE... por ai) para ir para o politécnico de Setúbal.

O curso é o que queria, o ensino não é demasiado mau (fora um ou outro professor com parafusos a menos, os professores até ensinam muito bem), o pessoal é excelente, mas por vários fatores (como haverem alturas do dia em que demoro 3horas a chegar à faculdade, quando demoro 30 minutos a chegar à 25 de Abril) dês de que lá me inscrevi que estou a pensar em sair.

Eu vou inscrever-me pelo concurso nacional para a mudança, mas ao mesmo tempo estou a pensar: "Não perdes nada em inscrever-te em simultâneo nos exames nacionais novamente. Se não tiveres vaga para mudança, entras novamente pelo concurso de acesso via exame e metes equivalências".
Tal é plausível? É possível inscrever-me em mudança de curso e exames nacionais em simultâneo?
Posso meter equivalências vindo dos exames?

Pequena duvida à parte. Se tive 115 em Matemática (12 se arredondado), havendo universidades que exigem 12 de mínimo nos exames, é possível pedir transferência para as mesmas, ou tinha que ter mesmo uma nota >=120?