Transferência

sof

Membro
Matrícula
16 Março 2015
Bom dia, se pedir transferencia e concorrer ao concurso nacional ao mesmo tempo, como sei em qual eu sou aceite?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

AndréP02

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2016
Boa noite! Antes de mais, peço desculpa se o tópico não estiver no lugar certo, mas não tenho bem a certeza de onde lançar a pergunta ...

Estou a terminar o ensino secundário e, como muitos, posso dizer que os exames me baixam bastante as médias.
Adorava entrar no Porto, mas devido aos resultados dos exames, penso que será impossível ...

A pergunta é: Se eu me candidatar a uma universidade de outra cidade (por exemplo, Lisboa) e entrar, é possível ao fim do 1º semestre ou antes, pedir transferência para a Universidade do Porto, desde que o curso a frequentar seja o mesmo?

D

Deleted member 2018

Guest
Boa noite! Antes de mais, peço desculpa se o tópico não estiver no lugar certo, mas não tenho bem a certeza de onde lançar a pergunta ...

Estou a terminar o ensino secundário e, como muitos, posso dizer que os exames me baixam bastante as médias.
Adorava entrar no Porto, mas devido aos resultados dos exames, penso que será impossível ...

A pergunta é: Se eu me candidatar a uma universidade de outra cidade (por exemplo, Lisboa) e entrar, é possível ao fim do 1º semestre ou antes, pedir transferência para a Universidade do Porto, desde que o curso a frequentar seja o mesmo?
Olá @AndréP02! :)

Em relação à tua pergunta:
Não, apenas o poderás fazer no final do 1º ano. Essa regra foi alterada no ano passado, lê aqui: Mudar de curso deixa de ser possível no primeiro ano | Uniarea.

• Like
Reactions: davis

Fátima

Membro
Matrícula
17 Junho 2015
Boa tarde,

gostaria de saber quais os procedimentos para mudar para outra instituição mas manter o mesmo curso. será que tenho que pedir nova ficha ENES e concorrer novamente com as notas dos exames do ano passado?

Cumprimentos

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Fátima
gostaria de saber quais os procedimentos para mudar para outra instituição mas manter o mesmo curso. será que tenho que pedir nova ficha ENES e concorrer novamente com as notas dos exames do ano passado?
Podes concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso e/ou concorrer via mudança de curso/transferência. Neste último caso deves ver com a instituição para onde te queres mudar que documentos é que são necessários para concorrer.

Fátima

Membro
Matrícula
17 Junho 2015
Olá @Fátima

Podes concorrer novamente pelo concurso nacional de acesso e/ou concorrer via mudança de curso/transferência. Neste último caso deves ver com a instituição para onde te queres mudar que documentos é que são necessários para concorrer.
Concorrendo novamente pelo concurso nacional ainda vou a tempo de pedir a ficha ENES? E qual será mais vantajoso e mais rápido?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Concorrendo novamente pelo concurso nacional ainda vou a tempo de pedir a ficha ENES? E qual será mais vantajoso e mais rápido?
Sim. Não é linear, isso depende muito do curso e faculdade em causa. No teu lugar tentaria das 2 formas ao mesmo tempo paralelamente.

Fátima

Membro
Matrícula
17 Junho 2015
Sim. Não é linear, isso depende muito do curso e faculdade em causa. No teu lugar tentaria das 2 formas ao mesmo tempo paralelamente.
Obrigada. Devo então pedir uma nova ficha ENES. Será que ainda vou a tempo de o fazer?

Mariana_

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2016
Boa tarde
Sendo que este ano estudei gestão na UAveiro e pretendo algo mais direcionado para a matemática e física, prentendo candidatar-me à FCTUC em engenharia e gestão industial. Caso não consiga entrar, visto que só há 4 vagas, é possivel candidatar-me ao mesmo tempo no curso de matemática ? Ou até mesmo noutra instituição ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Mariana_
Sendo que este ano estudei gestão na UAveiro e pretendo algo mais direcionado para a matemática e física, prentendo candidatar-me à FCTUC em engenharia e gestão industial. Caso não consiga entrar, visto que só há 4 vagas, é possivel candidatar-me ao mesmo tempo no curso de matemática ? Ou até mesmo noutra instituição ?
Na mesma instituição, dependerá do regulamento de mudança de curso da mesma. Já noutra instituição, podes, sim.

JonyUser

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2016
Boas!
Não sei se esta questão já foi respondida algures previamente, mas aqui vai:

Frequento o curso de arquitectura numa universidade privada há tres anos, e descontente com o ensino de lá, pretendia pedir a transferencia para a UMinho. O problema é que quando entrei no curso onde estou actualmente foi com a específica de Matemática A, e para a entrada na Uminho é requerido o conjunto Matematica A + Geometria descritiva. No entanto o funcionário dos serviços académicos, perguntou-me se eu tinha feito geometria na universidade (a resposta é sim), porque segundo ele essas cadeiras feitas na universidade podem substituir o exame de geometria do secundário em falta.

Ora, como eu nunca ouvi falar numa situação destas, coloco a questao: será isto possível? Já alguém passou por uma situação semelhante?

Obrigado pela vossa atenção!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @JonyUser
Ora, como eu nunca ouvi falar numa situação destas, coloco a questao: será isto possível? Já alguém passou por uma situação semelhante?
As regras para transferência/mudança de curso são definidas pela instituição em causa, pelo que teoricamente cada uma é livre de fazer o que quiser. Sugiro que peças o respectivo regulamento e confirmes se esta situação que te foi referida está lá prevista.

JonyUser

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2016
Olá @JonyUser

As regras para transferência/mudança de curso são definidas pela instituição em causa, pelo que teoricamente cada uma é livre de fazer o que quiser. Sugiro que peças o respectivo regulamento e confirmes se esta situação que te foi referida está lá prevista.
Muito obrigado pela resposta.
Por acaso não saberá informar-me onde posso obter esse referido regulamento? Terei de ir ao campus da universidade ou estará disponível online?

a fish

cansada de estar cansada
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
16 Janeiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Muito obrigado pela resposta.
Por acaso não saberá informar-me onde posso obter esse referido regulamento? Terei de ir ao campus da universidade ou estará disponível online?
Normalmente está online, é uma questão de procurares :) se não encontrares e não quiseres muito ir lá, manda emails, telefona... :p

• Like
Reactions: davis

JonyUser

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2016
Normalmente está online, é uma questão de procurares :) se não encontrares e não quiseres muito ir lá, manda emails, telefona... :p
Acho que já encontrei o que preciso. Trata-se do Regulamento dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Virginia Corrente

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2016
Boa tarde,

Este ano ingressei numa faculdade mas pretendo mudar no próximo ano. Passa-se que, nas candidaturas online para essa transferência é pedida "a ficha Enes do ano em que se candidatou à faculdade". Eu este ano repeti alguns exames do ensino secundario e a ficha já não é mesma. Como arranjo a ficha enes do ano anterior? Ou será que posso enviar esta deste ano?

Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Virginia Corrente
Este ano ingressei numa faculdade mas pretendo mudar no próximo ano. Passa-se que, nas candidaturas online para essa transferência é pedida "a ficha Enes do ano em que se candidatou à faculdade". Eu este ano repeti alguns exames do ensino secundario e a ficha já não é mesma. Como arranjo a ficha enes do ano anterior? Ou será que posso enviar esta deste ano?
À partida deveriam aceitar a ficha ENES deste ano, tens de confirmar com a instituição se é possível, já que cada uma tem as suas regras.