Transferência

Bom dia, eu entrei no curso de psicologia na u.c este ano e queria mudar no final do ano para a u.p. Porém, tenho algumas duvidas no que toca ao pedido de transferência como por exemplo: pelo que eu estive a ver há 6 cadeiras iguais/idênticas entre as faculdades, no entanto na u. coimbra cada uma vale 6 etcs e na u. porto 4 delas valem 3 etcs. Isso pode dificultar ou impedir a transferência? (peço desculpa se a minha pergunta é parva mas eu não percebo nada deste assunto).
Gostava também de saber se alguém já conseguiu transferência entre as duas faculdades?

Os créditos que valem cada cadeira em nada influenciam a transferência... poderá eventualmente mexer nas equivalências, só isso... nunca na transferência...

Os créditos que valem cada cadeira em nada influenciam a transferência... poderá eventualmente mexer nas equivalências, só isso... nunca na transferência...
Muito obrigada! Fiquei muito mais descansada :)
--- Post atualizado ---
Tenho mais uma questão, tendo equivalencia a 6 cadeiras se eu pedir transferência para a u.porto passo para o 2ª ano ou tenho que repetir o 1ª?

• Like
Reactions: Júlio Ribeiro
Tenho mais uma questão, tendo equivalencia a 6 cadeiras se eu pedir transferência para a u.porto passo para o 2ª ano ou tenho que repetir o 1ª?
Depende das regras da instituição, mas caso não existam mínimos que tens de fazer para transitar, farias as restantes cadeiras do 1º ano ao mesmo tempo que farias as do 2º ano que conseguisses.

Muito obrigada! Fiquei muito mais descansada :)
--- Post atualizado ---

Depende das regras da instituição, mas caso não existam mínimos que tens de fazer para transitar, farias as restantes cadeiras do 1º ano ao mesmo tempo que farias as do 2º ano que conseguisses.

Pela minha experiência (fiz transferência para o curso de economia da u.porto) tu fazendo aquelas cadeiras de primeiro ano poderás avançar para algumas do segundo ano... Tens apenas que respeitar eventuais precedências... Tens de te inscrever primeiro no primeiro ano completo e, depois, quando souberes as equivalências, poderás te inscrever nas de segundo ano ao que quiseres e o que te for permitido...

• Like
Reactions: davis
Olá pessoal!
Eu sou do Porto e coloquei como primeira opção a escola de enfermagem daqui: ESEP. Mas não entrei infelizmente, entrei em Aveiro. Estou a gostar, este post não é para desvalorizar a escola, mas como vou e venho todos os dias, a minha vida era mais facilitada se eu conseguisse entrar aqui. A minha questão era se alguém sabia como é que eu consigo pedir transferência. Se é fácil, se há muitas vagas, se preciso tirar notas muito boas...
Beijinhos :smile:

Bom dia.
Frequento o 2º ano de MIEEICOM(eletrónica) e não estou a gostar do curso e pretendo mudar para MIMEC(Mecânica).
As dúvidas que tenho são: só posso fazer transferência de curso em Agosto, correto?
O que se tem em conta para essa transferência são a média das UC's e os créditos feitos até agora?
A minha média de curso interfere em alguma coisa?
Se Anular a matrícula em Agosto poderei tentar a transferência na mesma?

Olá @Diogo_Correia
só posso fazer transferência de curso em Agosto, correto?
Correto.
O que se tem em conta para essa transferência são a média das UC's e os créditos feitos até agora?
Os critérios variam e são definidos pela instituição em causa.
A minha média de curso interfere em alguma coisa?
Ver resposta anterior.
Se Anular a matrícula em Agosto poderei tentar a transferência na mesma?
Sim. Mas nessa altura não precisas de anular nada, basta que não renoves a matrícula no ano seguinte.

Queria só dizer que há casos onde os pedidos de transferências são realizados no mês de Julho, convém a partir do início do mês de Julho estares atento às datas que o edital indica para o período de inscrição para transferência...

• Like
Reactions: davis
Olá @Nk163
Caso não consiga entrar por transferência na universidade que desejo, posso concorrer pelo concurso nacional de acesso na 1º fase? E são me dadas as equivalências das cadeiras já feitas(pelo concurso nacional de acesso) ?
Podes, sim e inclusive fazer as 2 coisas paralelamente. O pedido de equivalências é independente da forma como entras no curso.

E se quiser concorrer pelo concurso nacional de acesso na 1º fase(dges) tenho que solicitar, novamente, os papeis de inscrição (ENES e outros) na secretaria da escola secundaria onde conclui o 12º ano, não é?
Sim, exatamente. Esses documentos são apenas válidos no ano da própria candidatura.

Como funciona a transferência entre faculdades de medicina? Quais são os critérios? Por exemplo, a minha namorada anda em no 1o ano em medicina na UBI, mas devido à distância, gostaria de tentar mudar para o ano para alguma faculdade mais perto, como Braga, Porto ou Coimbra, e posteriormente pedir equivalência ao que fosse possível. Alguém me poderia explicar como é que isso funciona? Eu sei que pelo menos na FMUP não abrem vagas de transferência, mas quanto às outras não tenho informação...

Como funciona a transferência entre faculdades de medicina? Quais são os critérios? Por exemplo, a minha namorada anda em no 1o ano em medicina na UBI, mas devido à distância, gostaria de tentar mudar para o ano para alguma faculdade mais perto, como Braga, Porto ou Coimbra, e posteriormente pedir equivalência ao que fosse possível. Alguém me poderia explicar como é que isso funciona? Eu sei que pelo menos na FMUP não abrem vagas de transferência, mas quanto às outras não tenho informação...
A única que tem aberto vagas de transferência é mesmo a UBI. De resto, há quem volte a concorrer pelo concurso "normal" (repetindo ou não exames nacionais. para 2017 podes usar exames de 2015, 2016 ou 2017). Há também facilidade de transferência para quem está grávida (mas diria que é uma opção demasiado radical :'D ). Outra opção é acabar o 3.º ano e concorrer como licenciada a outra faculdade de Medicina.

A única que tem aberto vagas de transferência é mesmo a UBI. De resto, há quem volte a concorrer pelo concurso "normal" (repetindo ou não exames nacionais. para 2017 podes usar exames de 2015, 2016 ou 2017). Há também facilidade de transferência para quem está grávida (mas diria que é uma opção demasiado radical :'D ). Outra opção é acabar o 3.º ano e concorrer como licenciada a outra faculdade de Medicina.

Hmm, ok, estou esclarecido. De facto não é necessário recorrer a algo tão radical xD Penso mesmo que ela vai tentar a sorte repetindo os exames...
Muito obrigado pela rápida resposta!

• Like
Reactions: a fish
Boa tarde, sou um aluno do curso de Mestrado Integrado de Engenheira Mecânica na Universidade do Minho e queria-me informar como funciona o concurso para mudar para a FEUP no final do ano letivo, mantendo-me no mesmo curso. Obrigado pela vossa atençâo

Olá @João Machado
Boa tarde, sou um aluno do curso de Mestrado Integrado de Engenheira Mecânica na Universidade do Minho e queria-me informar como funciona o concurso para mudar para a FEUP no final do ano letivo, mantendo-me no mesmo curso. Obrigado pela vossa atençâo
Cada instituição tem as suas próprias regras no que ao concurso de mudança de curso (que inclui transferências) diz respeito. Sugiro que leias isto: FEUP - Mudança de par instituição/curso - 2016/2017

Alternativamente podes também concorrer de forma paralela através do concurso nacional de acesso.

Boa noite.
Sou aluna do Instituto Politécnico de Castelo Branco e estou a tirar Solicitadoria no 1° ano. Vivo na zona de Leiria e Castelo Branco foi a minha sexta opção na candidatura e não consegui entrar em Leiria por duas ou três décimas na primeira fase, e na segunda e terceira fase não me candidatei, acabando por ficar em Castelo Branco. As viagens são muito caras e muito longas (cerca de 6 horas), as saudades de casa, da família e dos amigos também dificultam um pouco e gostava de saber se daria para pedir transferência para o Instituto Politécnico de Leiria já no final do 1° semestre ou se teria de esperar pelo final do ano para o fazer. O que é preciso também para o fazer? É só falar com os serviços da minha escola e com os serviços da escola de Leiria?
Muito obrigada :)

Boa noite.
Sou aluna do Instituto Politécnico de Castelo Branco e estou a tirar Solicitadoria no 1° ano. Vivo na zona de Leiria e Castelo Branco foi a minha sexta opção na candidatura e não consegui entrar em Leiria por duas ou três décimas na primeira fase, e na segunda e terceira fase não me candidatei, acabando por ficar em Castelo Branco. As viagens são muito caras e muito longas (cerca de 6 horas), as saudades de casa, da família e dos amigos também dificultam um pouco e gostava de saber se daria para pedir transferência para o Instituto Politécnico de Leiria já no final do 1° semestre ou se teria de esperar pelo final do ano para o fazer. O que é preciso também para o fazer? É só falar com os serviços da minha escola e com os serviços da escola de Leiria?
Muito obrigada :)
Só no final do ano. Deves informar-te na escola de Leiria das condições para transferência :) Boa sorte!

• Like
Reactions: Nadine Jesus
Bom dia,
Sou aluna de Arquitetura Paisagista no 1º ano no Algarve, mas gostava de pedir transferência para Lisboa no 2º ano da licenciatura. A minha dúvida era se é possivel pedir transferencia mesmo se não passar a uma cadeira? E gostava de saber como funciona o processo de equivalência de cadeiras...
Além disso, se eu tentar ingressar no 1º ano em Lisboa pelo sistema de exames Nacionais, teria de voltar a repetir que exames? O de Matemática e Biologia fiz este ano em 2016, mas o de Fisico-quimica fiz no 11º ano em 2015, será que ainda estão dentro da validade para 2017/2018?
Agradeço a disponibilidade.