Transferência

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Se eu me inscrever na Católica de Lisboa em Gestão, ao fim do primeiro ano posso pedir transferência para a NOVA?
Sim, podes fazer, ficando dependente das vagas disponíveis, que são limitadas.

Maria1697

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Bom dia. O meu nome é Maria e eu no próximo ano quero ir para Medicina Veterinária mas não sei se a minha média é suficiente para conseguir entrar numa faculdade pública. Caso não consiga é possível entrar para enfermagem veterinária e no final do primeiro ano pedir mudança de curso para Medicina Veterinária? Ou posso entrar para Medicina Veterinária na EUVG e pedir transferência no final do primeiro ano para uma faculdade pública? Qual é a solução melhor?

Maria Monteiro

Membro Caloiro
Matrícula
9 Julho 2015
Olá eu sou a Maria e penso ingressar este ano no ensino superior.
Sendo a minha média de 14,9 e a nota do último colocado em fisioterapia na UA relativamente ao ano letivo 2014/2015 de 15.4 , há a possibilidade de eu me eu entrar em biotecnologia na ubi e posteriormente pedir transferência para a fisioterapia na UA sendo a minha média inferior à nota do último colocado? como é feita a seleção dos alunos por transferencia? e a transferencia só pode ser pedida no final do 1º ano?

Outra questão, se eu entrar em biotecnologia na ubi e depois pretender transferência para a UA no curso da biotecnologia mesmo que a minha média seja inferior à do ultimo colocado, também só é possivel no fim do 1º ano?

Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Maria Monteiro
há a possibilidade de eu me eu entrar em biotecnologia na ubi e posteriormente pedir transferência para a fisioterapia na UA sendo a minha média inferior à nota do último colocado? como é feita a seleção dos alunos por transferencia? e a transferencia só pode ser pedida no final do 1º ano?
Sim, é possível, desde que cumpras as novas regras:
http://uniarea.com/mudar-de-curso-deixa-de-ser-possivel-no-primeiro-ano/
Os critérios dependem da universidade e curso em causa, e podem passar por coisas como a tua média no curso de origem e a adequabilidade entre o curso de origem e o curso de destino. Só podes pedir no fim do primeiro ano, sim.
Outra questão, se eu entrar em biotecnologia na ubi e depois pretender transferência para a UA no curso da biotecnologia mesmo que a minha média seja inferior à do ultimo colocado, também só é possivel no fim do 1º ano?
Qualquer transferência ou mudança de curso só é possível agora no fim do 1º ano.

PeterM

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2015
Boa noite, eu tenho uma dúvida. Eu no ano passado não pude ingressar como aluno normal na faculdade porque tinha a matemática por fazer. Mas candidatei-me a aluno ouvinte numa faculdade privada., que pede portugues e nao biologia. O que se passa agora é que não passei este ano no exame de Portugues mas vou à segunda fase. Tenho o exame de Biologia e Geologia feito e estou a pensar candidatar-me a uma outra universidade privada que aceitam este exame e assim, ao ser aceitado nesta nova universidade, já seria considerado aluno normal e como já tenho as cadeiras do 1º ano feitas da minha universidade antiga, poderia pedir transferencia de volta para a faculdade onde estava e assim continuar lá?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @PeterM
Tenho o exame de Biologia e Geologia feito e estou a pensar candidatar-me a uma outra universidade privada que aceitam este exame e assim, ao ser aceitado nesta nova universidade, já seria considerado aluno normal e como já tenho as cadeiras do 1º ano feitas da minha universidade antiga, poderia pedir transferencia de volta para a faculdade onde estava e assim continuar lá?
Só poderias pedir transferência no fim do 1º ano de curso da universidade em que entrares agora. Vê este artigo:
http://uniarea.com/mudar-de-curso-deixa-de-ser-possivel-no-primeiro-ano/

Eva Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2015
Bom dia,
Podem-me explicar como funcionam as chamadas equivalências para mudar de curso ou instituição?
Por exemplo se eu ingressar num curso numa universidade, concluindo o primeiro ano e fazendo os exames de prova de ingresso nesse ano como é que eu me candidato a outra universidade (por que processos tenho de passar) tendo em conta que já concluí algumas cadeiras (ou até todas) dos primeiros 2 semestres?

Pedro Cavaleiro

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2015
Bom dia,
Eu gostaria de tirar uma duvida. Num curso existem, por exemplo, 5 vagas disponíveis para transferência. Após o término da 2ª fase de acesso ao ensino superior se por ventura sobrarem vagas estas poderão ser preenchidas por alunos que pedem transferência ou as 5 vagas inicias são únicas e inalteráveis?

Obrigado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Eva Ferreira
Podem-me explicar como funcionam as chamadas equivalências para mudar de curso ou instituição?
Por exemplo se eu ingressar num curso numa universidade, concluindo o primeiro ano e fazendo os exames de prova de ingresso nesse ano como é que eu me candidato a outra universidade (por que processos tenho de passar) tendo em conta que já concluí algumas cadeiras (ou até todas) dos primeiros 2 semestres?
Quando entras podes pedir equivalências às disciplinas que já tiveres concluídas, mas cabe à universidade para onde vais aceitar ou não as tuas disciplinas conforme os seus planos de estudos serem ou não equivalentes.

Olá @Pedro Cavaleiro
Eu gostaria de tirar uma duvida. Num curso existem, por exemplo, 5 vagas disponíveis para transferência. Após o término da 2ª fase de acesso ao ensino superior se por ventura sobrarem vagas estas poderão ser preenchidas por alunos que pedem transferência ou as 5 vagas inicias são únicas e inalteráveis?
Essa transferência de vagas de um sítio para outro não existe, só tens mesmo essas 5 vagas.

Claudia Filipa

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2015
Boa tarde eu este ano nao sei Se entro na faculdade que pretendo em Lisboa, se entrar no Algarve quando e que eu depois posso pedir tranaferencia para Lisboa de acordo CIM as novas leis?

Claudia Filipa

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2015
Fraspeecebit: 9943 disse:
Mas eu nao percebi muito bem as novas regras dizem que posso mudar desde que tenha feito os exames nacionais que a faculdade para a qual quero pedir transferência? Se eu quiser pedir do Algarve para Lisboa posso logo mal la chegar tentar pedir a transferência? Os exames de ingresso sao iguais para ambas as faculdades

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Mas eu nao percebi muito bem as novas regras dizem que posso mudar desde que tenha feito os exames nacionais que a faculdade para a qual quero pedir transferência? Se eu quiser pedir do Algarve para Lisboa posso logo mal la chegar tentar pedir a transferência? Os exames de ingresso sao iguais para ambas as faculdades
Podes pedir transferência, mas como podes ler no artigo (e até está no título) só ao fim do 1º ano do curso.

Claudia Filipa

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2015
davis disse:
Podes pedir transferência, mas como podes ler no artigo (e até está no título) só ao fim do 1º ano do curso.
Mesmo que seja do mesmo curso para o mesmo curso so mudando a faculdade?

nenas_azevedo

Membro Caloiro
Matrícula
23 Junho 2015
Curso
Fisioterapia
Instituição
ESALD, IPCB
upload_2015-7-15_18-16-29.png

Sou aluna do 12º ano, já concluído. Pretendo ingressar este ano na universidade, mas acho que não consigo na minha primeira opção, mas sim na 2ª. É o mesmo curso, só muda a instituição (ambas politécnicos). Sendo assim, posso pedir transferência assim que me matriculo na escola, sem começar realmente o curso (início do 1º semestre)?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Sou aluna do 12º ano, já concluído. Pretendo ingressar este ano na universidade, mas acho que não consigo na minha primeira opção, mas sim na 2ª. É o mesmo curso, só muda a instituição (ambas politécnicos). Sendo assim, posso pedir transferência assim que me matriculo na escola, sem começar realmente o curso (início do 1º semestre)?
Não, como está no artigo de onde tiraste comentário, só podes pedir transferência no fim do 1º ano do curso.