Transferências de Medicina Dentária para Medicina

biaff

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2019
Boa noite, estou neste momento no primeiro ano de Medicina Dentária na FMDUP, mas o meu sonho sempre foi Medicina, por isso gostaria de tirar algumas dúvidas:

É possível efetuar transferências de Medicina Dentária para Medicina, e se sim, como é que se processa e onde.

Além disso, tenho algumas dúvidas acerca das cadeiras de Dentária na UP que dão efetivamente equivalência para medicina, e onde é que existe uma maior possibilidade de as obter.

Agradeço toda a ajuda que me possam oferecer :)

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa noite, estou neste momento no primeiro ano de Medicina Dentária na FMDUP, mas o meu sonho sempre foi Medicina, por isso gostaria de tirar algumas dúvidas:

É possível efetuar transferências de Medicina Dentária para Medicina, e se sim, como é que se processa e onde.

Além disso, tenho algumas dúvidas acerca das cadeiras de Dentária na UP que dão efetivamente equivalência para medicina, e onde é que existe uma maior possibilidade de as obter.

Agradeço toda a ajuda que me possam oferecer :)
Só a UBI aceita transferência de par curso/instituição. Terás de ver no site deles quando abrirem concurso como é feita a seriação dos candidatos. Aqui podes ver o regulamento do ano passado.
Se não te interessar, podes sempre te candidatares pelo concurso nacional de acesso, ou acabares o curso e te candidatares pelo Titulares de cursos superiores.
O resto depende dos regentes das UC's. E não tenho conhecimento acerca dessa parte. Espero que alguém te possa ajudar com isso.

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Só a UBI aceita transferência de par curso/instituição.
A UBI aceita transferências, sim, mas apenas de alunos que já estão em Medicina noutras faculdades. Estando em Medicina Dentária, as únicas soluções são concorrer de novo pelo concurso nacional de acesso, com os exames nacionais, ou terminar o curso e concorrer pelo concurso especial para licenciados, como o @Edgar H disse.

Sobre as equivalências, compara os nomes das cadeiras, os ects e os conteúdos programáticos entre ambos os cursos, para teres uma ideia. Por vezes, é possível ter acesso a essas informações nos sites das faculdades. Sobre as do Porto não estou muito a par.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
A UBI aceita transferências, sim, mas apenas de alunos que já estão em Medicina noutras faculdades. Estando em Medicina Dentária, as únicas soluções são concorrer de novo pelo concurso nacional de acesso, com os exames nacionais, ou terminar o curso e concorrer pelo concurso especial para licenciados, como o @Edgar H disse.

Sobre as equivalências, compara os nomes das cadeiras, os ects e os conteúdos programáticos entre ambos os cursos, para teres uma ideia. Por vezes, é possível ter acesso a essas informações nos sites das faculdades. Sobre as do Porto não estou muito a par.
Pois é verdade, nunca mais me lembrei dessa parte. Obrigado @Birdy.

• Like
Reactions: Birdy