Transferencia de curso na FLUP

nunomartinho

Membro
Matrícula
13 Julho 2017
Boa tarde, eu estou a terminar o 12º ano e pretendo ingressar no curso de Linguas e Relaçoes Internacionais na FLUP. Porém não tenho media, a minha pergunta seria se poderia ingressar em outro curso, por exemplo história ou ciencias da comunicação, e, mesmo as cadeiras sendo diferentes poderia fazer um ano do curso de historia e depois ingressar num curso de linguas e relaçoes internacionais ou linguas literaturas e culturas.

Olá, Nuno, também quero saber :blush: eu talvez (espero) tenha média para entrar, terei +-182 de média interna e para a segunda fase já tenho um 192 em exame (veremos agora este ano a 1ª fase), por isso com alguma sorte ainda conseguimos os dois entrar ahah Mas sim, o que me disseram foi que dava para pedir transferência. 2 das cadeiras são de línguas, portanto acho que deverias escolher um curso com essas 2 cadeiras de línguas, assim ficavas só com 3 cadeiras em atraso e não as 5. Com esforço, acho que poderias fechar a licenciatura em 3 anos.

Mas quais é que são os cursos que teria de escolher para poder não ficar com todas as cadeiras em atraso?
E a transferência seria assim tao certa? Basta eu querer transferir ao fim do 1º ano?

Obviamente, não seria certo. Depois penso que julgar-te-iam pela média do teu 1º ano, mas depende da instituição. Não sei cursos ao certo mas qualquer um que teria 2 cadeiras línguas seria mais apropriado ou mais cadeiras em comum (acho que, na FLUP, os mais apropriados seriam Línguas, Literaturas e Culturas ou Línguas Aplicadas, por exemplo, que, todos os semestres, têm as tais 2 línguas).
:grin:

Pois, não sei, isso depende muito. Depende se há vagas já pré-destinadas a esse tipo de transferências e das pessoas que desistem no ano em que pedires transferência :wink:

Boa tarde, eu estou a terminar o 12º ano e pretendo ingressar no curso de Linguas e Relaçoes Internacionais na FLUP. Porém não tenho media, a minha pergunta seria se poderia ingressar em outro curso, por exemplo história ou ciencias da comunicação, e, mesmo as cadeiras sendo diferentes poderia fazer um ano do curso de historia e depois ingressar num curso de linguas e relaçoes internacionais ou linguas literaturas e culturas.

Olá! Uma coisa que podes fazer e muita gente faz é a dupla licenciatura! Línguas Aplicadas e Línguas e Relações têm tantas cadeiras em comum (não só as línguas), que é muito fácil fazer as duas licenciaturas, precisando de ficar apenas mais um ano a fazer as poucas cadeiras que sobram.

Se quiseres mesmo trocar de curso, aconselharia na mesma a tentares ir para LA. Fazias as cadeiras de primeiro ano e depois tentavas mudar para LRI no segundo. No primeiro ano, LA e LRI têm 6 cadeiras em 10 em comum. Não sei como funcionam as transferências, portanto não te consigo assegurar que consigas, de facto, fazer transferência, mas tenta informar-te em relação a isso com a faculdade por exemplo! Mas tenho a ideia de que é mais fácil fazer transferência dentro da faculdade mesmo.

Eu estou a acabar o primeiro ano de LA, mas como os cursos são tão próximos e estamos todos juntos em algumas cadeiras, posso ajudar-te em qualquer coisa sobre LA e LRI! ☺️