Olá João, tudo bem?
Olha, enquanto ex-aluno do ensino profissional (“EP”), penso que tal situação não seja possível, isto porque a avaliação do EP se faz de módulo a módulo, sendo que cada módulo trabalha temas diferentes e, em muitos casos, há módulos que trabalham temas que não são trabalhados no ensino regular ou vice-versa. Tenta informar-te com a escola profissional para onde pretendes transitar.
Agora, se me permites, a nível pessoal, se pretendes seguir o ensino superior no futuro, a menos que vás para um curso profissional que corresponda à área que queres seguir no superior, eu não recomendaria que fizesses essa mudança.
Hoje estou na universidade e sinto imensa diferença naquilo que os meus colegas já trabalharam e aprenderam antes de chegar à licenciatura. É uma questão que tens de ponderar bem, porque a preparação é menor, a qualidade de ensino muitas vezes é um pouco às três pancadas e há disciplinas que acabam por consolidar 2/3 nos módulos que dão… É o caso da disciplina de Área de Integração, que engloba filosofia, geografia e história.
Boa sorte para a tua decisão e para o percurso que irás traçar no futuro. De qualquer das formas, aproveito para desejar bom trabalho e boa sorte para o caminho que escolheres. Se precisares de mais algum género de ajuda, estou à distância de uma mensagem! Forte abraço!
Daniel Ferreira.